Publicidade
Publicidade

Dois livros de Nassim Taleb para a diversificação de investimentos

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email

Nassim Taleb é um dos autores mais famoso e citado por gestores e economistas da área de finanças nos tempos atuais. Suas obras influenciaram grandes nomes, incluindo ganhadores de Nobel como Daniel Kahneman (2002) e Robert Shiller (2013).

Ambos ” A Lógica do Cisne Negro” e “Antifrágil” são livros indispensáveis, pois tratam de assuntos de certa forma complementares.

A Lógica do Cisne Negro

Neste livro fascinante, Taleb mostra que, ao contrário do que defende a maioria dos economistas, estamos constantemente à mercê do inesperado. A estes acontecimentos imprevisíveis o autor dá o nome de Cisne Negro que geram impacto profundo na vida das pessoas (assim como em seus investimentos). Por isso, eventos como o ataque de 11 de setembro de 2001 ao World Trade Center, jamais poderiam ser previstos independentemente de qualquer análise.

Publicidade



Um exemplo ainda mais próximo e atual de um Cisne Negro, foi a denúncia do atual presidente Michel Temer pela JBS. A consequência foi nada menos que um Circuit Break na bolsa depois de uma queda de mais de 10% em um único dia, evento que não acontecia desde 2008 no estouro da crise com a quebra do Lehman Brothers.

Para Nassim Nicholas Taleb, os cisnes negros são a base de quase tudo o que acontece no mundo, da ascensão das religiões à nossa vida pessoal.

Por que não reconhecemos o fenômeno antes que ele ocorra? Parte da resposta, segundo o autor, deve-se ao fato de, em geral, os seres humanos se limitarem a aprender conteúdos específicos em vez de adquirir sabedoria em diversas áreas do conhecimento. Concentramo-nos no que já sabemos e evitamos cada vez mais o desconhecido. Somos, portanto, incapazes de enxergar as oportunidades e nos tornamos vulneráveis ao impulso de sempre simplificar, categorizar e não valorizar quem imagina o impossível. Enquanto isso, grandes eventos surpreendem a todos e transformam a sociedade.


Nesta obra, Taleb oferece ferramentas que nos permitem lidar com os cisnes negros e tirar proveito deles. Com análises que transitam em áreas aparentemente distintas – teoria das probabilidades, negócios, ciências cognitivas etc. -, A lógica do Cisne Negro pode mudar sua visão de mundo.

SAIBA MAIS

Antifrágil

Neste livro, Nassim Taleb, traz uma ideia inovadora do ponto de vista de que uma carteira de ativos não basta ser sólida, robusta e diversificada. Ela precisa ir além disso e ter ativos que sejam beneficiados pelo caos e por esses eventos inesperados. Portanto proclama a incerteza como algo desejável ― e até necessário ―, além de propor que construamos mais coisas resistentes ao imponderável, estabelecendo o conceito do antifrágil.

Por que o débito é ruim para você? Por que o que chamamos de “eficiência” não é nem um pouco eficiente? Por que as respostas e políticas sociais do governo protegem os fortes e ferem os fracos? Como o desastre do Titanic salvou vidas? Estas e outras perguntas são respondidas neste livro que engloba análises sobre inovações e melhorias feitas a partir de tentativa e erro, decisões que podem mudar uma vida inteira, política, planejamento urbano, guerra, finanças pessoais, sistemas econômicos e medicina.

Confira o Livro


Deseja aproveitar as últimas oportunidades da Amazon?

Confira a seleção com as melhores ofertas e SUPER DESCONTOS entre os produtos eletrônicos da loja:

SUPER OFERTAS


ENTENDA MAIS SOBRE INVESTIMENTOS

Venha conhecer o Clube Acionista, a plataforma que reúne conteúdos exclusivos para ajudar quem quer entender melhor sobre o mundo dos investimentos. Trilhas educativas para você tirar as principais dúvidas e descobrir como potencializar seus rendimentos. O cadastro é totalmente gratuito. Aproveite!

Você também pode entender mais sobre o mercado com os conteúdos diários do Portal Acionista.

Acionista.com.br

Acionista.com.br

O portal Acionista.com.br aproxima investidores, informações e investimentos com conteúdos atualizados diariamente sobre o mercado financeiro e as companhias abertas nos diferentes meios digitais – website e redes sociais.

Você pode se interessar por

Acionista consome. Acionista investe.

Consumir da empresa que você é
Acionista auxilia nos seus rendimentos?

Receba notícias pelo Telegram

Publicidade

Publicidade

Advertência

Declaramos que o Portal Acionista.com.br não se responsabiliza pelas informações divulgadas neste site e qualquer outro canal, tanto referente às matérias de produção própria , quanto matérias ou análises produzidas por terceiros ou reproduzidas de links autorizados, publicados nas nossas páginas a partir de uma seleção criteriosa, porém sem garantir sua integralidade e exatidão. Matérias e  análises produzidas por terceiros são de inteira responsabilidade dos mesmos. As informações, opiniões, sugestões, estimativas ou projeções referem-se a data presente e estão sujeitas à mudanças conforme as condições do mercado, sem prévio aviso. Informamos, ainda, que o Acionista.com.br não faz qualquer recomendação de investimento e que, portanto, não se responsabiliza por perdas, danos, custos e lucros cessantes decorrentes de operações financeiras de qualquer tipo, enfatizando que as decisões sobre investimentos são pessoais.
Importante lembrar sempre: ganhos passados, não são garantia de ganhos futuros.

Publicidade

Esse site usa cookies para personalizar o conteúdo, propagandas e acompanhar o tráfego de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade.