Dinheiro tem. Que venham os projetos!

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhe
Compartilhar no twitter
Tweet
Compartilhar no linkedin
Publique
Compartilhar no whatsapp
Encaminhe
Compartilhar no email
Envie

Newsletter

Receba notícias por Whatsapp

Receba notícias pelo Telegram

“O estímulo às boas práticas de investimentos sustentáveis pode superar as lacunas existentes desses investimentos no país!”.  A frase é de Morgan Doyle, representante do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) no Brasil. No encerramento da Semana do Investidor, sexta-feira última, ele defendeu o fomento ao `mercado ESG` e elogiou a parceria com a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) nesse esforço. Doyle declarou que o BID Invest está de portas abertas para o diálogo sobre títulos verdes e projetos sustentáveis.

José Alexandre Vasco, diretor da CVM, foi outro palestrante no evento e destacou o trabalho, nos últimos três anos, do Laboratório de Inovação Financeira (o LAB, fórum de interação multissetorial) que hoje reúne 600 pessoas representando quase 200 entidades. De acordo com Vasco, o LAB que, “aliás, só andou por conta do apoio do BID, já muda a realidade do país”. 

Padrões e diretrizes para “títulos temáticos”, como os verdes, por exemplo, também foram objetos de conversa na webinar. E para mostrar que o Laboratório não para, Maria Netto comentou a pesquisa realizada junto a 100 investidores, para se detectar o “greenwashing” (no popular, a `sustentabilidade para inglês ver`) e incorporar práticas sustentáveis aos investimentos.

Portanto, se dinheiro existe, que venham os “green projects” – , mas sem “washing”.

PROTEÇÃO

Na Semana Mundial do Investidor a Iosco (Organização Internacional de Valores Mobiliários) também realizou eventos, destacando sua preocupação com a sustentabilidade. De acordo com a entidade, o financiamento sustentável é fator de desenvolvimento para o mercado de capitais e a inovação.

Ao destacar o papel dos organismos reguladores (equivalentes à CVM), no mundo, a Iosco entende que a prática da transparência e a adoção de mecanismos de proteção contra a lavagem de dinheiro visam resguardar o investidor.

OFERTAS PÚBLICAS

O presidente da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), Marcelo Barbosa, admitiu estudos adiantados para um regime de ofertas públicas que promovam maior liquidez. Em entrevista ao jornal Valor, ele adiantou que deverão ser unificadas as regras atuais. A fixação de um número máximo de investidores nas informações via Instrução 476 (ofertas sem registro ou análise do regulador) deverá cair.

Para todos os efeitos, o foco das reformas ora em gestação é prover o mercado nacional de maior dispersão e liquidez. Após a finalização do texto, a entidade submeterá o mesmo a audiência pública.

3 MILHÕES

Sob o título “3 milhões de investidores e número recorde de IPOs: serão finalmente a popularização da Bolsa no Brasil?” circula a revista RI – publicação parceira do Portal Acionista. Em sua edição de outubro traz ainda entrevista com o megainvestidor Luiz Barsi.

NORMAS

A GRI Brasil (Global Reporting Initiative) promoverá evento de lançamento das “Normas GRI” em português, destacando-se a inclusão do Caderno Resíduos. Em formato online, o GRI Summit acontecerá nos próximos dias 28 e 29.

TIRO

Finalmente o mercado ouviu o estampido que a Taurus anunciava há algum tempo. A companhia, que abriu capital ainda no século passado e está no Nível 2 da B3 desde 2011, quer dar um tiro certo para crescer.

E anunciou a formação de joint venture com a Joalmi, metalúrgica especializada na fabricação de metais ferrosos e não ferrosos que atua junto ao mercado automotivo no Brasil. A Taurus, que andou sendo questionada sobre a qualidade de seus produtos há tempos atrás, deve dar um “up” em sua tecnologia de fabricação de armas leves.

HERMANOS

A companhia Campo del Tesoro, líder na produção de hambúrgueres de carne bovina em toda a Argentina, vendeu 100% de suas ações para a Marfrig. O valor da transação é de US$ 4,6 milhões.

A Marfrig, que já operava nos pampas com a marcas Paty e Good Mark, atendendo o mercado local mais Brasil, Colômbia e Chile, com a produção de 54 mil t/ano de hambúrgueres, vai aumentar em 15 mil t/ano sua capacidade instalada, com a inclusão da nova planta situada na Província de Buenos Aires.

CHOQUE

Seria este um choque de gestão? O fato é que a Light resolveu mudar o seu alto escalão. A companhia, que tem perdas médias de energia de até 50% (por furto), já convidou Raimundo Nonato Castro para assumir a presidência. Ele que dirigia a Cepisa (distribuidora de energia no Piauí), e mostrou grande performance administrativa, já aceitou o convite.

Na esteira das mudanças, Firmino Ferreira Sampaio Neto (ex-Eletrobras e Equatorial) assumirá a presidência do Conselho, tendo como vice David Zylbersztajn.

BEM BOLADO

A CPFL e o Magalu acertaram uma ação comercial conjunta. Por meio da campanha batizada de “Desconto Eficiente”, do Programa de Eficiência Energética da ANEEL, serão produzidas 23 mil novas geladeiras do modelo Inverter (pela Samsung e Panasonic). Estas terão consumo 45% menor que os refrigeradores convencionais.

E os clientes residenciais da CPFL que adquirirem os novos aparelhos no Magalu terão um super desconto, de até 50%. No ato da compra, estes se comprometem a entregar o aparelho velho para reciclagem. À primeira vista, negócio bom pra todo mundo.

TECH

O Magazine Luíza, que abriu capital em 2011, e que recentemente criou o Laboratório Luiza Labs de Inovação, deu mais um passo rumo à expansão nacional, focando em novas soluções para o varejo. Formalizada há três anos, a parceria com a Leucotron iniciou-se com a implantação de sistemas, em 60 pontos da rede. E promete mais.

Hoje a parceria tecnológica comemora presença em 400 estabelecimentos no Magalu (entre lojas e centros de distribuição), por meio de plataformas Ision IP. Assim, ficam postas as condições objetivas para a expansão.

CONTÁBIL

Com apoio de divulgação do Portal Acionista, acontecerá entre os dias 16 e 18 de novembro o 10º Encontro Abrasca de Contabilidade e Auditoria. O programa ainda está sendo fechado e a novidade para este ano é o formato online, a exemplo de eventos congêneres do mercado de capitais. 

TIM

Pra quem perdeu: a partir deste dia 13 – já informou o Portal Acionista, na semana – as ações da TIM serão negociadas com o ticker TIMS3, substituindo o TIMP3, na B3. Isto em função da incorporação da TIM Participações pela Tim S/A.

Já na Nyse os papéis (ADSs) serão negociados com o ticker provisório TIMB WI, até serem substituídos por TIMB no dia 16 próximo.

PRÊMIO

A Suzano, que se apresenta como “referência global na fabricação  de bioprodutos desenvolvidos a partir do cultivo do eucalipto”, comemorou o fato de estar entre as cinco empresas de destaque na categoria Química, Papel e Celulose do Prêmio Valor Inovação 2020, promovido pelo jornal Valor Econômico.

THE END

O CODIM-Comitê de Orientação para Divulgação de Informações ao Mercado se exauriu. Depois de 15 anos de atuação, o órgão anunciou o encerramento de suas atividades.

MICOU

As Lojas Havan não farão mais o esperado IPO. Pelo menos não tão cedo. É que segundo fontes do mercado, investidores não aceitam a precificação desejada de R$ 100 BI pela organização que ostenta uma réplica da estátua da Liberdade à frente de suas lojas.

Advertência

Declaramos que o Portal Acionista.com.br não se responsabiliza pelas informações divulgadas neste site e qualquer outro canal, tanto referente às matérias de produção própria , quanto matérias ou análises produzidas por terceiros ou reproduzidas de links autorizados, publicados nas nossas páginas a partir de uma seleção criteriosa, porém sem garantir sua integralidade e exatidão.
Matérias e  análises produzidas por terceiros são de inteira responsabilidade dos mesmos. As informações, opiniões, sugestões, estimativas ou projeções referem-se a data presente e estão sujeitas à mudanças conforme as condições do mercado, sem prévio aviso.
Informamos, ainda, que o Acionista.com.br não faz qualquer recomendação de investimento e que, portanto, não se responsabiliza por perdas, danos, custos e lucros cessantes decorrentes de operações financeiras de qualquer tipo, enfatizando que as decisões sobre investimentos são pessoais.
Importante lembrar sempre: ganhos passados, não são garantia de ganhos futuros.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Se inscreva para ser notificado quando um novo post for publicado.

Além de diversos conteúdos do mercado financeiro em um lugar para você ler, comparar e decidir.

Especial Resultados 3T20 já disponível

Confira os relatórios e comentários sobre o desempenho das empresas neste trimestre.

Fique por dentro

Se inscreva para ser notificado quando um novo post for publicado.

Além de diversos conteúdos do mercado financeiro em um lugar para você ler, comparar e decidir.