Publicidade
Publicidade

Dia 07 de setembro e semana da pátria: Olavo Bilac, o herói da língua nacional

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email

Prof. Rodrigo Antonio Chaves da Silva

Da escola do Neopatrimonialismo

Publicidade

Acesse todas as carteiras, além de agendas e análises de mercado completas

(Por ser a semana da pátria, pedimos licença ao leitor para escrevermos alguns poucos artigos sobre o valor nacional nestes dias, do que necessariamente algo voltado à contabilidade e à economia)

Publicidade




Infelizmente falta uma resgate da cultura nacional mais genuína que consta dos mais ilustres e importantes poetas e escritores que conhecemos, fora os oradores constantes na nossa antologia nacional.

Publicidade

Poupamos seu tempo na busca pelo o que acontece diariamente no mercado

A matéria parece que foi esquecida, sendo que era para ser destacada, especializada, em todos os bancos até universitários!

O estudo cívico, dos símbolos da pátria, são realizados por qualquer país que ama a sua cultura. Assim, um português tem que conhecer o mínimo da história e dos símbolos de sua pátria, um italiano, um alemão. No Brasil igualmente. Só que lamentavelmente, a matéria de estudo cívico, que estava involucrada na matéria geografia, estudada na quarta série (me lembro muito bem disso, pois, ainda foi do meu tempo), foi lamentavelmente tirada dos berços escolares.

Não se estuda os símbolos pátrios, muito menos, o “Hino à Bandeira” de Olavo Bilac, ou até outro autor nacional de prestígio político e cívico, ademais se passa desapercebido, os signos do hino nacional. Seria melhor estes serem estudados, junto ao grande poema à Bandeira, do que certas matérias que ousam querer destruir o valor nacional e humano, deixando a criança presa no sexo livre, na erotização, nas músicas maldosas – que nem eram para se chamarem de música, são meras batidas violentas e sensuais -, ou em noções que destroem a sua personalidade e a sua cultura.

Uma pátria que não ama a língua é uma pátria de ignorantes, é na verdade um clã de bárbaros.

Mas, o maior dos heróis nacionais, constante pela nossa linguagem, é, sem dúvida, Olavo Bilac.

Ele não apenas cria o hino à bandeira quase no fim da sua vida, mas faz diversos poemas, sendo reconhecido com um dos maiores oradores que conhecemos.

Este carioca, nascido em 1865, republicano, conservador, criador do partido da república, membro fundador da Academia Brasileira de Letras, que se empenhava nas letras infantis e juvenis, deveria ser sempre lembrado por ser o maior dos poetas nacionais.

Por quê será que ele é pouco lido e conhecido hoje? Se prefere mais uma letra de música mal feita de alguns “artistas” atuais, do que estudar uma poesia desse grande autor nos testes nacionais? Lamentável posição!

Olavo Bilac dizia que a maior herança dada por um povo é o seu idioma, “a pátria é o idioma criado ou herdado pelo povo” esta é sua frase célebre.

Recordemos um de seus importantes poemas a serem tratados e lidos constantemente:

INANIA VERBA – Olavo Bilac

Ah! Quem há de exprimir , alma impotente e escrava,

O que a boca não diz, o que a mão não escreve?

– Ades, sangras, pregado à tua cruz, e, em breve,

Olhas desfeito em todo o que te deslumbra…

O pensamento ferve, e é um turbilhão de lava;

A Forma, espessa e fria, é um sepulcro de neve…

E a Palavra pesada abafa a Idéia leve,

Que, perfume e clarão, refulgia e voava.

Quem o molde achará para a expressão de tudo?

Ai! Quem há de dizer as ânsias infinitas

Do sonho? E o céu que foge à mão que se levanta?

E a ira muda e o asco mudo? E o desespero mudo?

E as palavras de fé que nunca foram ditas

E as confissões de amor que morrem na garganta?

Esse é um dos seus máximos poemas, embora tenha feito livros diversos e maravilhosos, alguns estudados por nós, como “Alma inquieta” e “Antologia poética” que nos recordamos.

Sem dúvida, é um dos maiores heróis da língua nacional.

Podemos dizer para louvarmos a Deus, ao Brasil, à nossa pátria: “Salve, lindo pendão da esperança, Salve, símbolo augusto da paz! Tua nobre presença à lembrança, a grandeza que a pátria nos traz”.

Mais um viva à cultura nacional, ao português pátrio, ao nosso povo e a nossa gente!

Paz e Bem!

Rodrigo Antonio Chaves Silva

Rodrigo Antonio Chaves Silva

Contador, especialista em gestão econômica, Perito Judicial, Analista Patrimonial, Auditor, Consultor, ganhador dos prêmios internacionais de história da contabilidade Martim Noel Monteiro, de contabilidade financeira Luis Chaves de Almeida e Rogério Fernandes Ferreira, é autor de 27 livros, sendo 22 pela Editora Juruá, e mais de 350 artigos, imortal da Academia Mineira de Ciências Contábeis, e da Academia de Ciências Letras e Artes de Manhuaçu. https://profrodrigochaves.com.br/

Você pode se interessar por

Publicidade

Leia também

Acionista consome. Acionista investe.

Consumir da empresa que você é
Acionista auxilia nos seus rendimentos?

Receba notícias pelo Telegram

Publicidade

Publicidade
Publicidade

Advertência

Declaramos que o Portal Acionista.com.br não se responsabiliza pelas informações divulgadas neste site e qualquer outro canal, tanto referente às matérias de produção própria , quanto matérias ou análises produzidas por terceiros ou reproduzidas de links autorizados, publicados nas nossas páginas a partir de uma seleção criteriosa, porém sem garantir sua integralidade e exatidão. Matérias e  análises produzidas por terceiros são de inteira responsabilidade dos mesmos. As informações, opiniões, sugestões, estimativas ou projeções referem-se a data presente e estão sujeitas à mudanças conforme as condições do mercado, sem prévio aviso. Informamos, ainda, que o Acionista.com.br não faz qualquer recomendação de investimento e que, portanto, não se responsabiliza por perdas, danos, custos e lucros cessantes decorrentes de operações financeiras de qualquer tipo, enfatizando que as decisões sobre investimentos são pessoais.
Importante lembrar sempre: ganhos passados, não são garantia de ganhos futuros.

Publicidade

Parabéns!
Cupom de Desconto Descoberto!

Cupom: BEMVINDO10

Participe do Telegram Acionista!

Receba informações do mercado financeiro gratuitamente.

Não vá embora ainda!

Conheça nosso Clube exclusivo e gratuito

Esse site usa cookies para personalizar o conteúdo, propagandas e acompanhar o tráfego de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade.