A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) do Ministério da Justiça assinaram um acordo de cooperação que vai permitir que a autarquia tenha acesso à plataforma de solução alternativa de conflitos Consumidor.gov.br. O objetivo é aumentar a proteção dos investidores no mercado, num momento em que o expressivo crescimento no número de investidores de varejo atuando na bolsa resultou em mais consultas, reclamações e denúncias recebidas pelo órgão regulador do mercado de capitais.

O acesso às informações do portal vai permitir que a CVM monitore as reclamações e informações apresentadas pelos consumidores e as respostas das empresas que envolvam o mercado de capitais.

O subprocurador-chefe da subprocuradoria jurídica 4 (GJU-4) da CVM, Leonardo Montanholi dos Santos, destaca que o estabelecimento de canais específicos para comunicação de infrações, como pirâmides financeiras, será útil para o combate mais rápido e efetivo desses desvios no mercado de capitais.

De acordo com a Secretária Nacional Consumidor, Juliana Domingues, o tema passou a ser mais importante porque o País tem hoje muitos investidores de pequeno porte (que aplicam valores menores) e que às vezes não sabem que são considerados consumidores de serviços financeiros.

“É importante que esses consumidores registrem suas reclamações para que possamos combater os abusos, já que a CVM tem relatado um aumento das reclamações que chegam à autarquia”, disse em comunicado.

Publicidade

Clube Acionista

A maior cobertura para impulsionar sua carteira de investimentos

Agendas

Saiba quando as empresas vão pagar antes de investir.

Análises

Veja análises dos bancos e corretoras em um só lugar.

Carteiras

Replique carteiras dos bancos e corretoras para investir com segurança.

Recomendações

Descubra a média de recomendações de empresas e fundos.

Clube Acionista

A maior cobertura para impulsionar sua carteira de investimentos

Agendas

Análises

Carteiras

Recomendações

Comece agora mesmo seu teste grátis