Custo de vida das famílias paulistanas cresce 4,95% em 2019, diz FecomercioSP

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhe
Compartilhar no twitter
Tweet
Compartilhar no linkedin
Publique
Compartilhar no whatsapp
Encaminhe
Compartilhar no email
Envie

Newsletter

Tire dúvidas sobre investimentos

Receba notícias pelo Telegram

O custo de vida das famílias paulistanas encerrou 2019 com elevação de 4,95%, após alta de 1,03% em dezembro. O resultado é superior ao de 2018, quando o índice apresentou alta de 3,34%. Os números são da pesquisa Custo de Vida por Classe Social (CVCS), realizada pela Federação do Comércio de Bens e Serviços do Estado de São Paulo (FecomercioSP).

Entre as categorias que puxaram a elevação, o segmento de Alimentos e bebidas apresentou acréscimo de 3,42% em dezembro, a maior alta do grupo em toda a série histórica, iniciada em dezembro de 2010, além de 8,15% no acumulado dos 12 meses de 2019.

A federação também destacou os setores de Transporte e Saúde, que apresentaram altas anuais de 6,07% e 5,02%, respectivamente.

Segundo a FecomercioSP, Alimentos e bebidas, Transportes e Saúde representam mais de 56% do orçamento médio dos lares, e, por estarem em alta, houve contração na renda das famílias em 2019 – especialmente para as classes E e D -, pois são itens de primeira necessidade.

Das nove categorias que compõem o indicador, apenas três sofreram contração em dezembro: Artigos de residência (-1,04%), Vestuário (-0,78%) e Habitação (-0,58%).

Apesar da alta no segmento de Alimentos e bebidas, houve recuo no preço de itens como o tomate (-24,44%), alface (-0,91%), mamão (-5,9%), queijo (-1,81%), linguiça (-1,11%) e peixe cação (-6,2%).

Para 2020, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) estima safra recorde e aumento de plantio, o que deve diminuir a pressão inflacionária sobre a cadeia alimentícia, segundo a FecomercioSP.

Advertência

Declaramos que o Portal Acionista.com.br não se responsabiliza pelas informações divulgadas neste site e qualquer outro canal, tanto referente às matérias de produção própria , quanto matérias ou análises produzidas por terceiros ou reproduzidas de links autorizados, publicados nas nossas páginas a partir de uma seleção criteriosa, porém sem garantir sua integralidade e exatidão.
Matérias e  análises produzidas por terceiros são de inteira responsabilidade dos mesmos. As informações, opiniões, sugestões, estimativas ou projeções referem-se a data presente e estão sujeitas à mudanças conforme as condições do mercado, sem prévio aviso.
Informamos, ainda, que o Acionista.com.br não faz qualquer recomendação de investimento e que, portanto, não se responsabiliza por perdas, danos, custos e lucros cessantes decorrentes de operações financeiras de qualquer tipo, enfatizando que as decisões sobre investimentos são pessoais.
Importante lembrar sempre: ganhos passados, não são garantia de ganhos futuros.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Leia também

Conheça o Painel Acionista: em um só lugar tudo o que você precisa saber sobre investimentos