Segundo o Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo (Ibevar), o consumidor ficou menos disposto a comprar no mês de dezembro. O movimento pode vir a impactar o desempenho das varejistas no Natal.
De acordo com Claudio Felisoni de Angelo, presidente do instituto, esse menor interesse pode ser atribuído aos efeitos da pandemia, como questões de renda e mais restrições de mobilidade, além da Black Friday, que abocanhou um fatia das vendas.
A pesquisa analisa o interesse de compras para bens duráveis. Dentre as 28 categorias pesquisadas, apenas seis demonstraram crescimento ou crescimento intenso de interesse em dezembro em relação a novembro.
O estudo ainda conclui que os preços também estão mais altos. Nesse caso, 30 categorias foram monitoradas e no acumulado desde julho apenas uma delas teve queda de preços enquanto duas saltaram quase 45%.
Impacto: Marginalmente Negativo. Vale ressaltar que nem todas as varejistas são impactadas pelas condições apontadas na análise. Por exemplo a Vivara e a Arezzo são duas que tiveram boas performances na Black Friday, mas priorizam as ações para o Natal. Ainda assim, a redução da renda, Black Friday e aumento dos preços certamente gera um certo impacto no setor como um todo.
Clube Acionista
A maior cobertura para impulsionar sua carteira de investimentos
Agendas
Saiba quando as empresas vão pagar antes de investir.
Análises
Veja análises dos bancos e corretoras em um só lugar.
Carteiras
Replique carteiras dos bancos e corretoras para investir com segurança.
Recomendações
Descubra a média de recomendações de empresas e fundos.