A quarta-feira começa com os mercados repercutindo o favoritismo democrata na eleição para o Senado na Georgia: o partido do presidente eleito Joe Biden já conquistou a maioria na Câmara dos Representantes, e se a tendência apontada até aqui na Georgia for confirmada, terá também a maioria no Senado. Com a chamada “onda azul” concretizada, a governabilidade do governo Biden seria bastante alta. O ponto de atenção, no entanto, é o fato de democratas conseguirem aprovar grandes gastos fiscais ao longo de 2021, o que puxaria a inflação e poderia trazer problemas às contas públicas. Por conta disso, o que se observa nesta manhã é uma reação ainda modesta das bolsas por lá, enquanto os yields das treasuries sobem em relação ao fechamento de ontem.

Na agenda do dia, destaque para a ata relativa à última reunião do Fed, quando a instituição manteve sua taxa de juros na banda entre 0% e 0,25% e aumentou alguns programas de compras de ativos. Por aqui, o foco permanece nas eleições legislativas, em particular na disputa pela presidência da Câmara dos Deputados.

Ainda na agenda do dia, o início da manhã foi marcado por PMIs (indicadores que medem o nível de atividade nos setores industrial e de serviços) surpreendentemente positivos nas principais economias europeias. Os principais foram: (i) Na Zona do Euro, o indicador composto (que engloba os dois setores) subiu de 45,3 em novembro a 49,1 pontos em dezembro, se aproximando do nível de expansão de atividade (50 pontos); (ii) Na Alemanha, o PMI composto subiu a 52 pontos, enquanto o referente ao setor de serviços foi a 47 pontos; (iii) No Reino Unido o PMI composto subiu a 50, 4 em dezembro em saiu da zona de contração da atividade. O mesmo indicador foi divulgado nesta madrugada na China, com uma desaceleração do índice composto a 55,8 pontos – enquanto o referente ao setor de serviços arrefeceu a 56,3 pontos. De todo modo, ambos ainda apontam atividades em expansão.

Há pouco, as principais bolsas europeias apresentavam altas bastante consistentes, reagindo aos números positivos de atividade: Londres subia 2,52%, enquanto Frankfurt operava em alta de 1,21%. Nos EUA, manhã de comportamento misto: enquanto Dow Jones futuro subia 0,31%, o S&P futuro trabalhava muito perto da estabilidade, em queda de 0,04%. Por aqui o Ibovespa futuro iniciava os negócios também no campo positivo, e há pouco subia 0,59%, aos 119.740 pontos.

Helena Veronese
Estrategista-chefe da Consulenza, plataforma de investimentos

Publicidade

Clube Acionista

A maior cobertura para impulsionar sua carteira de investimentos

Agendas

Saiba quando as empresas vão pagar antes de investir.

Análises

Veja análises dos bancos e corretoras em um só lugar.

Carteiras

Replique carteiras dos bancos e corretoras para investir com segurança.

Recomendações

Descubra a média de recomendações de empresas e fundos.

Clube Acionista

A maior cobertura para impulsionar sua carteira de investimentos

Agendas

Análises

Carteiras

Recomendações

Comece agora mesmo seu teste grátis