A volta de um lockdown mais severo em países como Reino Unido e Irlanda, junto com as expectativas para a formação do Senado norte-americano, trazem alguma cautela na manhã desta terça-feira. Nos EUA, em particular, hoje deve ser anunciado o resultado das eleições para o Senado na Georgia, e com ele a definição se a casa será liderada por democratas ou republicanos, o que deixa os mercados em compasso de espera. Com isso, o dia começa com um comportamento misto nas bolsas ao redor do mundo: enquanto a Europa opera majoritariamente no negativo, os futuros norte-americanos subiam neste início de manhã. Na ponta positiva, o Reino Unido anunciou um pacote fiscal de R$ 4,6 bilhões de libras, a fim de sustentar a economia neste novo período de medidas mais restritivas, o que reduz as quedas por lá.
Na agenda do dia, destaque para o PMI norte-americano, indicador que mede o nível de atividade dos setores industrial e de serviços, e também para o relatório de perspectivas globais do Banco Mundial. Por aqui, o Tesouro realiza o primeiro leilão de NTN-B de 2021, com oferta de NTN-B. No campo político, o foco do mercado local segue nas eleições legislativas, em particular para a Câmara dos Deputados, depois que a oposição declarou seu apoio a Baleia Rossi (MDB-SP), candidato do atual presidente Rodrigo Maia (DEM-RJ).
Há pouco, as principais bolsas europeias operavam em queda, com exceção feita a Londres que subia 0,23%. Paris cedia 0,19% e Frankfurt caía 0,24%. Nos EUA, os índices futuros subiam, com Dow Jones futuro em alta de 0,23% e S&P futuro subindo 0,21%. Por aqui o Ibovespa futuro ainda não havia iniciado os negócios.
Helena Veronese
Estrategista-chefe da Consulenza, plataforma de investimentos