Conheça os principais indicadores econômicos para decidir onde investir

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhe
Compartilhar no twitter
Tweet
Compartilhar no linkedin
Publique
Compartilhar no whatsapp
Encaminhe
Compartilhar no email
Envie

Newsletter

Receba notícias por Whatsapp

Receba notícias pelo Telegram

Os indicadores econômicos impactam diretamente o seus investimentos em renda fixa, ações, entre vários outros. Além disso, os impactos são capazes de definir o rumo da política econômica.

Portanto ter em mãos dados úteis para auxiliar nos investimentos é fundamental para tomar decisões. Os indicadores econômicos são importantes dados que podem ser o diferencial quando se trata de planejar uma estratégia ou verificar se o plano de investimento está em linha com o esperado.

Os resultados servem para medir o desempenho da economia, conhecidos como os principais termômetros do país que impactam nas suas aplicações e no dia a dia. 

Principais Indicadores Econômicos

Produto Interno Bruto (PIB)

Mede o total da produção interna do país, seu cálculo é trimestral e sua análise é feita comparando os resultados atuais a resultados anteriores. Ou seja, o indicador considera o resumo de toda a riqueza de uma nação em termos monetários na época em que foi calculado.

Taxa de Desemprego

Mede o total de pessoas desempregadas como porcentagem PEA (população economicamente ativa).

A elevação desta taxa reflete em perda do poder de consumo, ou seja, diminui a possibilidade de crescimento das empresas, de investimentos e de crescimento.

Índice de Exportações

Indicam o quanto o Brasil conseguiu vender para outros países.

Saldo da Balança Comercial

Diferença entre o que foi importado e exportado em determinado período. Deste modo, para que a balança comercial seja favorável, é necessário que as exportações superem as importações (superávit). Caso contrário, com importação maior que exportação o país passa a acumular déficit comercial.   

Dívida Externa

Indica o desempenho do país com relação as suas trocas internacionais (os débitos). Assim, para estar em uma situação de credor, as dívidas subsidiadas devem estar maiores que as dívidas externas.

Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br)

Reconhecido como a “Prévia do PIB”, pois é o índice antecedente da evolução da atividade econômica, via estimativas para a agropecuária, a indústria e o setor de serviços, assim como os impostos sobre os produtos. 

Índices Financeiros

Os índices financeiros demonstram a capacidade de liquidez do mercado. Isto é, indicam como o mercado tem se comportado no que diz respeito à disponibilidade do consumidor em realizar compras.

Taxa Selic

É a taxa básica de juros da economia. A elevação da taxa Selic reflete em alta nos juros de financiamentos, cartões de crédito, empréstimos e etc; a redução gera o efeito de forma oposta.

A meta Selic é determinada mensalmente pelo Copom, Comitê de Política Monetária. Portanto a taxa Selic pode ser sentida de formas variadas no bolso do contribuinte. Aquele que investe em fundos DI sente as mudanças diretamente e para aquele que fez empréstimo os efeitos da taxa tende a repercutir mais lentamente.

Taxa DI

É formada pela média dos juros cobrados entre os empréstimos de curtíssimo prazo realizado entre instituições financeiras. Também utilizado como parâmetro e referência para o rendimento de outro investimentos, como os títulos pré e pós-fixados.

Taxa de Câmbio

Indica o preço da moeda nacional que oscila conforme oferta e demanda. Geralmente o valor tende a variar conforme a política monetária do país e de forma indireta via políticas fiscais e comerciais do país.

Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA)

Considerado um dos principais indicadores econômicos, pois mede a inflação oficial do país. Ou seja, a variação de preços de produtos e serviços, oferecendo uma projeção do custo de vida para a população. 

Índice Geral de Preços no Mercado (IGP-M)

Que é calculado pela FGV e leva em consideração a índice de preços no atacado (IPA), índice de preços ao consumidor (IPCA) e o índice nacional de custo de construção (INCC).

Produção Industrial

Reúne indicadores de curto prazo relativos ao comportamento do produto real das indústrias. Ou seja, consumo, infraestrutura, de capital e intermediários.

Pesquisa Mensal do Comércio

Como já diz o nome, o dado se dá via receita bruta de empresas formalmente constituídas. Assim, é possível acompanhar o comportamento do comércio varejista do país.

Pesquisa Mensal de Serviços

Através de dados da receita bruta de serviços das empresas formalmente constituídas que desempenham atividades não financeiras (excluindo áreas de saúde e educação, se produz um indicador que informa o comportamento do setor no país).

Ibovespa

Indicadores utilizado para o mercado de ações que mensura o desempenho médio das principais empresas negociadas na Bolsa de Valores.


Conhecer cada detalhe destas informações lhe darão amplo conhecimento sobre a situação do país.

Bem como, a capacidade de tomar melhores decisões para os seus investimentos.

Para facilitar nessa busca, nossa equipe Acionista reúne em uma página diversos Indicadores de Mercado para ajudá-lo nessa busca.

Advertência

Declaramos que o Portal Acionista.com.br não se responsabiliza pelas informações divulgadas neste site e qualquer outro canal, tanto referente às matérias de produção própria , quanto matérias ou análises produzidas por terceiros ou reproduzidas de links autorizados, publicados nas nossas páginas a partir de uma seleção criteriosa, porém sem garantir sua integralidade e exatidão.
Matérias e  análises produzidas por terceiros são de inteira responsabilidade dos mesmos. As informações, opiniões, sugestões, estimativas ou projeções referem-se a data presente e estão sujeitas à mudanças conforme as condições do mercado, sem prévio aviso.
Informamos, ainda, que o Acionista.com.br não faz qualquer recomendação de investimento e que, portanto, não se responsabiliza por perdas, danos, custos e lucros cessantes decorrentes de operações financeiras de qualquer tipo, enfatizando que as decisões sobre investimentos são pessoais.
Importante lembrar sempre: ganhos passados, não são garantia de ganhos futuros.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Leia também

Mulheres em Ação