O método ALM (Asset and Liability Management) é utilizado por diversos gestores para administrar as carteiras dos fundos. Pois um dos problemas clássicos de todo e qualquer investidor é conseguir uma sincronização ótima entre os ativos do portfólio.

Na prática, o objetivo do ALM é encontrar os pesos da carteira considerando a relação entre os passivos e os ativos. Desse modo, maximizando (ou minimizando) o critério em termos de retorno esperado e risco.

De modo geral, realizar um estudo macro da carteira e como está a alocação dos ativos (ALM) permite que você possa combinar e perceber quais são os investimentos mais compatíveis com seus objetivos. Nesse sentindo, utilizando o modelo para otimização da carteira de investimento entre os seguintes critérios:

  • A quantidade de ativos
  • Os que apresentam maior Índice Sharpe
  • Os de menor risco

Para escolher uma carteira ótima, você deve considerar diversas condições, restrições e benchmarks. Ou seja, entre as condições considere a relação entre as modalidades de investimento e segmentos do mercado, bem como, variáveis macroeconômicas que podem interferir no cenário. Já entre as restrições, destaque seu objetivos para alinhar uma política de investimento fiel ao seu estilo de vida. Nesse sentido, os benchmarks, que são os índices de referência, são escolhidos com base no resultado esperado e os segmentos de cada ativo da carteira.

Os principais motivadores para utilizar o método de ALM

Conforme diversos especialistas, o que motiva a realização do estudo da carteira através deste método é a possibilidade de otimizar a carteira utilizando diversas métricas. Através do modelo de média-variância é possível traçar projeções dos múltiplos entre cada cenário possível.

Entre as estimativas é possível considerar:

  • A previsão das variáveis macroeconômicas;
  • A avaliação dos possíveis cenários para os índices;
  • As tendências para cada ativo do portfólio;
  • O cenário de risco e retorno;
  • A definição do melhor/pior cenário;
  • As diferentes decisões estratégicas.

Você como investidor, independentemente do seu perfil de risco, pode realizar este tipo de estudo e viabilizar se a sua carteira está em um modelo ótimo. Assim, considerando as suas expectativas e assunção de risco.

Em suma, o modelo de ALM, estima qual poderia ser a sua carteira ideal entre os diferentes cenário, considerando as expectativas resultantes das premissas e restrições atribuídas no estudo. Portanto, auxiliando na combinação de ativos que propicia o menor risco para um dado retorno desejado.

Buscando encontrar as melhores ações para investir? Confira o nosso ranking com as 20 ações mais recomendadas dos analistas e o potencial de lucro de cada uma.

Publicidade