Publicidade
Publicidade
Publicidade

Confira as tendências de 2021 para a Previdência Privada

Data da publicação

Categoria

A Red Ventures é uma multinacional que atua no Brasil no mercado financeiro de forma abrangente, hoje é composta por 4 principais Startups atuando em diversos negócios: Azulis (marketplace de maquininhas de cartões para o microempreendedor), Onze (Previdência Privada como benefício para funcionários), Capital Research (Investimento na bolsa) e IQ (Cartão de crédito)

Categoria

Data da publicação

Saiba agora quais serão as maiores (e mais lucrativas) tendências para a Previdência Privada no próximo ano e se prepare para investir de maneira assertiva e com alta rentabilidade.

Desde a Reforma da Previdência, o assunto aposentadoria tem ficado no centro das discussões dos brasileiros. Além disso, com a pandemia do novo coronavírus e o aumento do desemprego, investir e planejar o futuro se tornou ainda mais fundamental.

Assim, a busca por informações e investimentos em Previdência Privada, carteiras de investimentos na Bolsa e planos previdenciários tiveram uma grande alta nos últimos meses.

Publicidade

Afinal, as oscilações de preços, o desemprego e até essa pandemia deixou claro que só ter um salário pode não ser o suficiente para suportar as tempestades que podem surgir no mercado financeiro.

Pensando nisso, vamos elencar as maiores tendências de investimentos para 2021. Dessa forma, fique atento(a) às nossas dicas e não perca mais tempo: prepare-se para o futuro desde já!

Por que a Previdência Privada está em expansão?

Inicialmente, os planos de previdência privada surgiram como uma alternativa de aposentadoria para as pessoas autônomas. Ou seja, para quem estava de fora do sistema previdenciário do INSS.

Contudo, essa opção tem se mostrado uma boa forma de complementar a renda dos aposentados. Afinal, muitos deles se aposentam com apenas um salário mínimo, o que pode ser insuficiente para as necessidades da terceira idade.

O Dr. Rodrigo Bley, advogado especialista em Direito Tributário, disse em uma entrevista que “a previdência privada é uma alternativa para complementar a aposentadoria pública e pode ser utilizada para resgatar o dinheiro investido em longo prazo”.

Se você também deseja realizar esse tipo de investimento, mas não sabe onde investir, fique tranquilo(a). Veja abaixo as principais tendências para o ano de 2021.

Tipos de Previdência Privada

Primeiramente, vamos ao básico: existem 2 tipos de Previdência Privada que são:

Publicidade
  • PGBL (Plano Gerador de Benefício Livre): indicado para pessoas com renda elevada. Isso porque o valor pago pode ser deduzido no Imposto de Renda. Entretanto, quando o valor total for sacado, haverá tributação sobre todo o valor existente na conta.
  • VGBL (Vida Gerador de Benefício Livre): indicado para pessoas com renda baixa e/ou média. Não há nenhuma dedução no Imposto de Renda. Todavia, no resgate dessa previdência só há taxação de impostos sobre os valores de rendimentos (nunca de aportes).

Investimentos dentro da sua Previdência Privada

Se você já tem uma Previdência Privada, pode conversar com seu corretor e fazer uma migração de fundos. Porém, se for entrar agora nesse investimento, confira abaixo as melhores opções para se investir em 2021:

Renda fixa

Com a atual taxa Selic a uma média de 2% ao ano, este tipo de investimento tem dado um retorno menor. Todavia, se você não tem pressa em resgatar esse dinheiro e é conservador, essa ainda pode ser uma boa opção.

Entretanto, para garantir mais rentabilidade, converse com o corretor e coloque parte dos aportes em renda variável. Vamos a elas agora.

Renda variável

Conforme dissemos acima, a renda variável pode ser mais rentável que a renda fixa em 2021. Porém, ela é mais instável e volátil. Assim, invista um pouco nessa modalidade e (caso seja conservador) mantenha parte dos investimentos na renda fixa.

As melhores opções de renda variável para se investir em 2021 são:

  • Mercado de Ações;
  • ETF’s (Fundos de Índice);
  • Fundos de Investimentos do Setor Imobiliário (FII’s).

Sobre o tema investimentos, o economista Marcelo Guterman, afirma que você pode “vincular o investimento ao cenário de curto prazo, mas aos seus objetivos de curto, médio e longo prazos é o ideal.”

O professor, também conhecido como Dr. Money, ainda faz um alerta aos jovens: é preciso “encarar investimentos como uma forma de manter e, se possível, aumentar o poder de compra da sua poupança.”

Nunca investi. Por onde eu começo?

Agora você já sabe que para garantir rentabilidade, o ideal é mesclar investimentos em renda fixa e em renda variável em 2021.

Contudo, se você está perdido(a) e nunca fez nenhum tipo de investimento, siga o nosso passo a passo e comece o ano novo com o pé direito. Confira como investir com segurança e garantir uma boa renda nas suas aplicações.

Publicidade

Insights para ganhar dinheiro no mercado financeiro

Crie a sua reserva de emergência e invista

O analista de Investimentos da Capital Research, Samuel Torres, indica que essa reserva seja aplicada em investimentos de Renda Fixa como Fundo DI ou no Tesouro Selic, que têm taxa zero.

Lembre-se que é possível fazer tais investimentos a partir de R$30,00 mensais. Ou seja, esse tipo de serviço pode ser utilizado por qualquer público.

É hora de desbravar o mercado de investimentos

Depois de construir a sua reserva, ou mesmo enquanto constrói ela, você pode diversificar os seus investimentos. Bem como falamos anteriormente, em 2021 é indicado investimentos em:

Fundos de ações

Dicas: o IVVB11 e o BOVA11 são boas dicas de investimentos. O primeiro, se valoriza na alta do dólar em relação ao real. Já o segundo, segue os parâmetros das ações do Ibovespa.

Opções de fundos diversas

As melhores opções são: fundos imobiliários, debêntures, fundos multimercado, dentre outros.

Dica bônus: adquira conhecimento sobre investimentos

Aprenda mais sobre conceitos como:

  • Rentabilidade;
  • Contabilidade;
  • Matemática financeira;
  • Evaluation;
  • Noções de economia.

Esse tipo de conhecimento te ajudará a evitar equívocos e identificar oportunidades valiosas de investimentos.

Autor

A Red Ventures é uma multinacional que atua no Brasil no mercado financeiro de forma abrangente, hoje é composta por 4 principais Startups atuando em diversos negócios: Azulis (marketplace de maquininhas de cartões para o microempreendedor), Onze (Previdência Privada como benefício para funcionários), Capital Research (Investimento na bolsa) e IQ (Cartão de crédito)

Receba informações do mercado financeiro no seu celular gratuitamente

Compartilhe esse post nas suas redes!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email

Você pode se interessar por

Publicidade

Leia também

Publicidade

Advertência

Declaramos que o Portal Acionista.com.br não se responsabiliza pelas informações divulgadas neste site e qualquer outro canal, tanto referente às matérias de produção própria , quanto matérias ou análises produzidas por terceiros ou reproduzidas de links autorizados, publicados nas nossas páginas a partir de uma seleção criteriosa, porém sem garantir sua integralidade e exatidão. Matérias e  análises produzidas por terceiros são de inteira responsabilidade dos mesmos. As informações, opiniões, sugestões, estimativas ou projeções referem-se a data presente e estão sujeitas à mudanças conforme as condições do mercado, sem prévio aviso. Informamos, ainda, que o Acionista.com.br não faz qualquer recomendação de investimento e que, portanto, não se responsabiliza por perdas, danos, custos e lucros cessantes decorrentes de operações financeiras de qualquer tipo, enfatizando que as decisões sobre investimentos são pessoais.
Importante lembrar sempre: ganhos passados, não são garantia de ganhos futuros.

Publicidade
Publicidade

Telegram Acionista

Os principais destaques do mercado! A melhor cobertura.

Esse site usa cookies para personalizar o conteúdo, propagandas e acompanhar o tráfego de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade.