Com isso, as futuras concessionárias, quando assumirem as vias, poderão buscar essa certificação e, a partir disso, acessar financiamento no mercado de green bonds. Em nota, o ministério explicou que o “Programa de Novas Ferrovias” é o documento base que comprova o atendimento de padrões previstos pela CBI para a certificação.
De acordo com a pasta, o processo aponta que a Ferrogrão deve emitir 77% menos de CO2 na atmosfera, em relação ao que é lançado atualmente em razão do transporte rodoviário. Os critérios do CBI estabelecem que a redução deve ser de, no mínimo, 25%. O estudo feito estima ainda que, no caso da Fico e da Fiol, essa queda fique entre 74% e 84%.
O governo pretende realizar ainda neste ano os leilões da Fiol, que liga as cidades de Ilhéus e Caetité, na Bahia, e da Ferrogrão, projetada para cortar os Estados do Mato Grosso e do Pará e ser o principal centro de escoamento de grãos de MT. O certame da Fico ainda não tem data prevista.
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