O investimento em ações é recomendado para quem tem parte de seus investimentos com foco no longo prazo e deseja ter rendimentos através de empresas. Ou seja, é para investidores que já contam com alguma reserva financeira e possuem o interesse, bem como, a disponibilidade para aplicar um valor que pode ficar parado por um longo período.

Como saber se o investimento em ações é recomendado para mim?

O principal público alvo desse tipo de investimento é formado por quem está disposto a correr mais riscos em troca da possibilidade de uma rentabilidade maior, ou seja, investidores de perfis moderado, arrojado e agressivo.

O risco do mercado de ações está associado, principalmente, à variação de preços que o ativo pode sofrer. Diversos eventos econômicos ou relacionados especificamente ao setor ou à empresa em que você investiu podem interferir nesse preço.

Uma maneira de minimizar esse risco é diversificar, ou seja, não apostar todas as suas fichas em um único investimento. Isso vale tanto para o tipo de investimento – isto é, investir em ações e também em outros produtos menos sujeitos a oscilações bruscas de preço, como títulos públicos, por exemplo – quanto para sua carteira de ações: ao mesclar ações de diferentes empresas e setores, é possível minimizar os riscos associados a um setor específico.

ENTENDA MAIS SOBRE INVESTIMENTOS

Venha conhecer o Clube Acionista, a plataforma que reúne conteúdos exclusivos para ajudar quem quer entender melhor sobre o mundo dos investimentos. Trilhas educativas para você tirar as principais dúvidas e descobrir como potencializar seus rendimentos. O cadastro é totalmente gratuito. Aproveite!

Você também pode entender mais sobre o mercado com os conteúdos diários do Portal Acionista.

Publicidade