Como organizar uma carteira de dividendos e quais meses há mais pagantes

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email

Valor é um conceito difícil de precificar, para muitos é uma questão de percepção, pois um ativo pode ter um determinado valor para um indivíduo e diferente para outro.

Na renda variável, por mais que os fundamentalista digam o contrário – prova desta contradição – um investidor pode observar enorme valor em determinada empresa, tendo em vista os fundamentos do negócio. Contudo, outro investidor, pode ver o caso com pouca atratividade observando caro em vista de risco/retorno. Em função disso, todos os dias, há trocas entre compradores e vendedores.

Existe um certo ou errado? Não.

Conforme resume Nietzsche, a razão é uma grande emoção, é o desejo de controle. Primeiro você atribui metas e depois corre atrás de seus objetivos, o tempo muda e você precisa se ajustar. Portanto, a dinâmica de controle é algo pouco factível, pois estaremos sempre em um ambiente sujeito a mudanças.

Nos investimentos, para não perder da inflação, você terá de abandonar a poupança e os fundos DI – usando-os apenas para sua reserva de emergência e não mais com o objetivo de algum retorno financeiro -, em consequência, tomando mais risco para ter maiores retornos.

Neste fluxo, a corrida por investimentos pagadores acima da inflação é intensa. Como dito acima, estamos em um ambiente sujeito a mudança, a liquidez assume um importante papel na hora das escolhas. Portanto, não basta estar acima do IPCA hoje, mas ter a possibilidade de ajuste conforme o cenário se movimenta. Dentre as opções, estão aqueles bons pagadores de Dividendos, ou aos mais familiarizados, os Dividend Yield que ainda contam com o benefícios de serem isentos de IR – por enquanto-.

O ato de investir, não deve ser atraente, muito menos uma aventura ou jogo. Mas sim, algo que envolva estratégia, crença e persistência.

Assim entramos e defendemos a ideia de uma Carteira de Dividendos, pois o foco da construção está no longo prazo.

Organizando uma Carteira de Dividendos

Usando como referência o exemplo que existe no livro de Warren Buffett, para explicar o efeito dos juros compostos no longo prazo.

É possível fazer de 2 maneiras:

  1. Você faz uma bola de neve pequena e vai incrementando outras camadas de neve por cima. Pegando de tudo quanto é lugar o mais rápido possível e colocando mais neve com suas mão fazendo a bola crescer.

Ou…

  1. Você faz uma bola de neve pequena e simplesmente rola ela montanha abaixo. À medida que ela for rolando, mais neve vai grudando e aumentando o tamanho. E assim, ela vai crescendo cada vez mais rápido com o tempo, sendo que seu único esforço foi em criar a primeira bola e jogar montanha abaixo.

Qual você prefere? A maneira 2 é o que mais se assemelha aos juros compostos quando há o reinvestimento dos dividendos. Além disso, você pode obter ganhos de outras duas maneiras:

1- Queda do preço médio por ação.

2- Aumento do valor da sua carteira de ações.

Os ganhos envolvem o aumento do número de ações sem ter que colocar dinheiro do seu bolso. Porém, olhar apenas para os altos Dividend Yields não é a forma mais correta de escolher as empresas, mas sim é essencial escolher somente boas empresas, mesmo que elas não sejam as “recordistas do ano”. Na última imersão, Entenda os indicadores para você investir visando dividendos da forma ideal, explicamos melhor quais indicadores são interessantes observar na hora de escolher uma boa empresa pagadora de dividendos.

A filosofia para ter um Carteira de Dividendos Organizada

Apenas reinvestindo seus dividendos já é possível coletar bons ganhos. Enquanto muito acreditam que é necessário encontrar ações descontadas, menores ou arriscadas para ter maiores ganho, você pode simplesmente seguir a filosofia do maior investidor de todos os tempos: “Grandes oportunidades de investimentos surgem quando empresas excelentes estão sob certas circunstâncias incomuns que fazem suas ações serem mal avaliadas” Warren Buffett.

Neste caso, busque por boas empresas que estejam com bons preços de entrada.

Portanto, acelere seu patrimônio investindo e reinvestindo nas empresas pagadoras de dividendos, observe os fundamentos da empresa e não somente o quanto ela paga e, por fim, maximize a oportunidade investindo em boas empresas.

Quais meses há mais empresas pagando dividendos

Nesta linha, com base nas empresas pagadoras de dividendos, organizamos uma tabela com os meses em que há mais empresas anunciando as distribuições.

No compilado encontramos duas épocas do ano com forte volume de anúncios, entre os meses próximos de Abril e os meses próximos de Dezembro.

A referência aproximada trata-se da possibilidade de oscilar com alguma semana antes ou depois do mês principal.

EMPRESAAprox. AbrilAprox. Dezembro
ABC BRASILX
ALUPARXX
AMBEVXX
ALLIARX
ALLIANSCE SONAEX
AREZZOXX
BRADESPARXX
BRMALLSX
BANRISULXX
BANCO DO BRASILXX
BANCO INTERXX
BANCO PANX
BR DISTRIBUIDORA XX
BRASKEM X
BRADESCOX
BTG PACTUALX
B3XX
CAMILXX
CEMIGXX
CIELOX
COGNAXX
COPASAXX
COELCEX
COPELXX
CRISTALX
CESPX
COELBAXX
CSNX
COSANX
CSU CARD.X
CYRELAXX
DASAX
DURATEXX
ELETROBRASX
ENERGIAS DO B.XX
ENGIEX
EQUATORIALXX
ENAUTAX
EZTECX
FLEURYXX
FRAS-LEXX
FERBASAXX
GERDAUXX
GUARARAPESX
GRENDENEX
HYPERAXX
HAPVIDAXX
HERINGXX
HERMES PARDINIXX
HAPVIDAXX
IRB BRASILX
IGUATEMIX
IOCHPE-MAXIONX
ITAUSAX
JHSFXX
LOJAS RENNERXX
LOCALIZAXX
LOJAS AMERICANASX
M DIAS BRANCOX
MAGAZINE LUIZAXX
MOVIDAXX
MONTEIRO ARANHAXX
METISAXX
METAL LEVEXX
MRVXX
MULTIPLANX
NATURAX
NEOENERGIAX
ODONTOPREVXX
PARANAPANEMAXX
PETROBRASXX
PORTO SEGUROX
PORTOBELLOX
PÃO DE AÇUCARXX
QUALICORPX
RANDONX
RAIA DROGASILXX
ROMIXX
SANTANDERX
SABESPX
SANEPARXX
SCHULZX
SULAMERICAXX
SLC AGRICOLAX
SÃO CARLOSXX
SÃO MARTINHOX
SER EDUCACIONALX
TIMXX
TUPYXX
TIETÊXX
TAESAXX
TRAN. PAULISTAXX
TENDAXX
TRISULX
UNIPARX
TOTVSX
UNIDASXX
VALIDX
WIZX
WEGXX
YDUQSX

O objetivo da tabela é encontrar o período com o maior movimentação sobre o tema para, assim você consegue se programar com antecedência em função da possibilidade do anúncio do pagamento. Lembrando sempre que os dividendos são distribuições de lucros, portanto só ocorrerá SE a empresa estiver apresentando lucros e/ou possuir uma periodicidade definida.

Receba conteúdos diariamente por e-mail

Acionista.com.br

Acionista.com.br

O portal Acionista.com.br aproxima investidores, informações e investimentos com conteúdos atualizados diariamente sobre o mercado financeiro e as companhias abertas nos diferentes meios digitais – website e redes sociais.

Você pode se interessar por

Publicidade

Receba notícias pelo Telegram

Leia também

Tire dúvidas sobre investimentos

Últimas atualizações sobre

Advertência

Declaramos que o Portal Acionista.com.br não se responsabiliza pelas informações divulgadas neste site e qualquer outro canal, tanto referente às matérias de produção própria , quanto matérias ou análises produzidas por terceiros ou reproduzidas de links autorizados, publicados nas nossas páginas a partir de uma seleção criteriosa, porém sem garantir sua integralidade e exatidão.
Matérias e  análises produzidas por terceiros são de inteira responsabilidade dos mesmos. As informações, opiniões, sugestões, estimativas ou projeções referem-se a data presente e estão sujeitas à mudanças conforme as condições do mercado, sem prévio aviso.
Informamos, ainda, que o Acionista.com.br não faz qualquer recomendação de investimento e que, portanto, não se responsabiliza por perdas, danos, custos e lucros cessantes decorrentes de operações financeiras de qualquer tipo, enfatizando que as decisões sobre investimentos são pessoais.
Importante lembrar sempre: ganhos passados, não são garantia de ganhos futuros.

Já acessou o
Clube Acionista hoje?

A conexão certa para seus investimentos

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.