Como organizar suas finanças e construir um planejamento financeiro efetivo

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhe
Compartilhar no twitter
Tweet
Compartilhar no linkedin
Publique
Compartilhar no whatsapp
Encaminhe
Compartilhar no email
Envie

Newsletter

Tire dúvidas sobre investimentos

Receba notícias pelo Telegram

Planejamento Financeiro

Começar a fazer um planejamento financeiro é, sem dúvida, difícil para a maioria das pessoas. Portanto, com este guia prático você vai aprender o passo a passo para organizar as suas finanças e construir um planejamento efetivo.

Dinheiro. A cultura brasileira nos induz a ter aversão a essa palavra, criando um verdadeiro tabu sobre ela. Não estamos acostumados a dizer o quanto ganhamos, temos antipatia com super ricos e julgamos a acumulação de capital.

Mas é preciso desmistificar o assunto dinheiro, afinal de contas não é à toa que o brasileiro é tão endividado: possuímos completa aversão ao assunto finanças.

Ironicamente, independente do dinheiro em si, temos desejos essencialmente caros. Gostamos de viajar, valorizamos planos de saúde e educação privada, apreciamos um bom restaurante e flertamos com a ideia de não precisar trabalhar um dia.

Por isso, precisamos aceitar a relevância do dinheiro e, principalmente, do muito planejamento para garantir todos nossos desejos ao longo da vida, inclusive durante a aposentadoria.

Aceitando essa realidade, é fundamental entender também a importância do dinheiro e reconhecer o enorme conforto que ele pode proporcionar para a vida toda.

Não que dinheiro traga diretamente a felicidade, mas ele com certeza proporciona muita facilidade. Isso porque o dinheiro oferece muita liberdade.

Nesse sentido, ele dá opção para trabalharmos com o que quisermos, ou para simplesmente escolhermos não trabalhar, se for o caso. Em outras palavras, nos oferece a liberdade de aproveitar melhor o nosso tempo com
aquilo que verdadeiramente é prazeroso para nós.

Por isso, é preciso falar sobre dinheiro, afinal de contas, querendo ou não, precisaremos dele para ter conforto e tranquilidade no futuro.

E não apenas falar sobre dinheiro, mas também precisamos realizar um planejamento das nossas finanças. Ou seja, é necessário saber quanto ganhamos, quanto gastamos e quanto podemos poupar para investir no nosso futuro.

GUIA PRÁTICO DE PLANEJAMENTO FINANCEIRO

Advertência

Declaramos que o Portal Acionista.com.br não se responsabiliza pelas informações divulgadas neste site e qualquer outro canal, tanto referente às matérias de produção própria , quanto matérias ou análises produzidas por terceiros ou reproduzidas de links autorizados, publicados nas nossas páginas a partir de uma seleção criteriosa, porém sem garantir sua integralidade e exatidão.
Matérias e  análises produzidas por terceiros são de inteira responsabilidade dos mesmos. As informações, opiniões, sugestões, estimativas ou projeções referem-se a data presente e estão sujeitas à mudanças conforme as condições do mercado, sem prévio aviso.
Informamos, ainda, que o Acionista.com.br não faz qualquer recomendação de investimento e que, portanto, não se responsabiliza por perdas, danos, custos e lucros cessantes decorrentes de operações financeiras de qualquer tipo, enfatizando que as decisões sobre investimentos são pessoais.
Importante lembrar sempre: ganhos passados, não são garantia de ganhos futuros.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Leia também

Leia também

Nossa missão é ajudar você a investir melhor com uma variedade de conteúdos, de diversas fontes. Acreditamos que quanto mais você se informa, melhor você decide!

Conheça o Painel Acionista: em um só lugar tudo o que você precisa saber sobre investimentos