Como melhorar sua relação com o dinheiro

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhe
Compartilhar no twitter
Tweet
Compartilhar no linkedin
Publique
Compartilhar no whatsapp
Encaminhe
Compartilhar no email
Envie

Newsletter

Receba notícias por Whatsapp

Receba notícias pelo Telegram

Falar sobre dinheiro ainda é um grande tabu em pleno século XXI. Observamos o quanto o ser humano já evoluiu em sua jornada alcançando níveis, até pouco tempo, inimagináveis de avanço tecnológico, descobertas na medicina, voos espaciais. Mas os dilemas, medos e inseguranças quando o assunto é dinheiro permanecem inalterados.

Melhorar a relação com o dinheiro precisa ser uma atitude a ser tomada de forma imediata. E para que isso aconteça é preciso adotar algumas medidas enérgicas.

Comece pensando a respeito. Pense quais são seus medos, seus sonhos, sua esperança quando o assunto é o seu dinheiro. Pense na sua primeira relação com o dinheiro na infância, o que sentiu? Pense no que seus pais falavam sobre dinheiro com você e o que eles faziam com o próprio dinheiro. Pensar sobre vai te ajudar a desmistificar a sua relação com o dinheiro hoje.

Em seguida, entenda o que de fato é o dinheiro. Dinheiro nada mais é do que um mecanismo para alcançar o que é importante para você. Dinheiro é um meio para realização de sonhos e objetivos.

Feito isso, identifique o que é realmente importante na sua vida. Porque você vai começar a economizar? Ou por qual motivo já está economizando? O que você quer alcançar? Responder as estas perguntas te ajudará a descobrir como tornar sua relação com o dinheiro mais sadia.  Como sugestão para te ajudar nesse processo, sugiro que faça um quadro ou um painel com as suas metas. Escreva, desenhe, cole fotos, ilustre os seus sonhos. A ideia aqui é que você consiga alinhar suas metas e objetivos com o seu comportamento. O que você fará para realizar seus sonhos e não os sabotar?

Agora é o momento de começar a ter disciplina. Não é o que você faz, mas o que você mantém. Por isso começar a se relacionar de forma assertiva com o seu dinheiro precisa virar rotina em sua vida. A meta aqui é a frequência e não a quantidade. Comece devagar, aos poucos, mas comece. Comece a poupar, organize seu orçamento, faça projeções de investimentos. Não importa o valor que vai investir mensalmente, mas dar o primeiro passo e começar é primordial.

E por fim, seja generoso com você mesmo. Entenda que o seu valor não está ligado ao que você possui, ao seu saldo bancário ou ao seu patrimônio. Que o seu ser é muito mais valioso que o ter.

Mudar não é fácil, mas não mudar pode ser fatal. Pequenas mudanças de valores podem transformar a sua relação com o dinheiro de uma forma muito positiva. Pense nisso!

Até breve!

Advertência

Declaramos que o Portal Acionista.com.br não se responsabiliza pelas informações divulgadas neste site e qualquer outro canal, tanto referente às matérias de produção própria , quanto matérias ou análises produzidas por terceiros ou reproduzidas de links autorizados, publicados nas nossas páginas a partir de uma seleção criteriosa, porém sem garantir sua integralidade e exatidão.
Matérias e  análises produzidas por terceiros são de inteira responsabilidade dos mesmos. As informações, opiniões, sugestões, estimativas ou projeções referem-se a data presente e estão sujeitas à mudanças conforme as condições do mercado, sem prévio aviso.
Informamos, ainda, que o Acionista.com.br não faz qualquer recomendação de investimento e que, portanto, não se responsabiliza por perdas, danos, custos e lucros cessantes decorrentes de operações financeiras de qualquer tipo, enfatizando que as decisões sobre investimentos são pessoais.
Importante lembrar sempre: ganhos passados, não são garantia de ganhos futuros.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Publicidade

Leia também

Destaques da bolsa ativos durante o pregão - das 10h as 17h - Fonte: Google Finance - delay aprox. de 20 min.

*Dados inativos fora do horário do pregão.

Nossa missão é ajudar você a investir melhor com uma variedade de conteúdos, de diversas fontes. Acreditamos que quanto mais você se informa, melhor você decide!