Como ganhar dinheiro investindo em ações

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhe
Compartilhar no twitter
Tweet
Compartilhar no linkedin
Publique
Compartilhar no whatsapp
Encaminhe
Compartilhar no email
Envie

Newsletter

Receba notícias por Whatsapp

Receba notícias pelo Telegram

Dias

Para ganhar dinheiro investindo em ações é preciso comprar o papel de alguma determinada empresa antes que outros desejam comprá-la e vendê-la antes que outros investidores desejam vendê-la. Assim você compra mais barato e vende mais caro (no momento da valorização).

Por este motivo, é importante se informar sobre o mercado financeiro e estar atento para a visão de cada analista e perspectivas para a empresa. Assim, no longo prazo, com os objetivos e expectativas se concretizando a tendência é de que sua ação se valorize com o crescimento da empresa.

Logicamente o mercado é de risco, portanto é preciso reconhecer que alguns objetivos podem não se concretizar e outros superar expectativas. O ideal é sempre respeitar seu limite de exposição financeira e ter uma carteira diversificada.

Alguns fatores que podem impulsionar o valor das ações

Crescimento dos Lucros da Empresa
Geralmente os analistas projetam estimativas de crescimento nos lucros das empresas, assim como taxa de alavancagem, despesas financeiras e etc. Contudo, a cada trimestres (nos Resultados Trimestrais), as empresas de capital aberto divulgam seus balanços, podendo superar estas estimativas.

Cenário de Juros Baixos
O cenário de juros baixos (Selic em mínimas históricas) é algo que estimula o valor das ações. Assim como um cenário que abre espaço para taxas de juros ainda menores, como inflação baixa, capacidade ociosa e desemprego alto.

Menor Custo de Capital
A retomada de atividade econômica e avanço nas reformas dos governos permite redução nos custos de capital das empresas. Segundo Karel Luketic, analista da XP Investimentos, uma redução de 1% no custo de capital das empresas leva a um aumento de, em média, 12,5% no preço das ações.

Crescimento das Alocações
Com a queda dos rendimentos da renda fixa e melhora no cenário econômico, o investidor tende a aumentar sua exposição em Bolsa. Seja via entrada de dinheiro estrangeiro, via novos investidores ou através de maior alocação do Fundos de Investimentos em Bolsa.

Entrando na Bolsa, veja por onde dar os primeiros passo

Lembre-se, (1) o mercado de ações envolve riscos, por isso está na categoria de renda variável. Não é recomendado ter TODO seu dinheiro alocado nesta modalidade. O ideal é que você diversifique seu dinheiro entre investimentos seguros e outros mais arriscados para conseguir controlar os riscos, aplicando somente uma parcela do total em Bolsa.

(2) Abra a conta em alguma corretora. Hoje há diversas no mercado, utilize a nossa plataforma para conhecer algumas. Basicamente, todos oferecem coisas parecidas, a diferença esta nos produtos, na sua experiência como usuário e alguns serviços.

Abrir conta é gratuito, o ideal é que você conheça as que mais atraem você e aplique naquela que se sinta mais confortável com as condições oferecidas.

(3) Comece a se informar sobre cada empresa, leia algumas análises e perspectivas para conhecer mais aquelas de seu interesse. Nosso canal oferece uma série de espaços que auxiliam nas decisões, coma análises, relatórios, carteiras recomendadas e a opinião de diversos analistas em um só lugar.

Por fim…

Investir em ações é um excelente lugar para gerar lucros e diversificar os investimentos, principalmente para aqueles que pensam no longo prazo.

E mais, serve para qualquer tamanho de bolso. Com taxas de juros cada dia menores, optar por algumas alternativas em renda variável, pode ser uma boa decisão, desde que seja feito com coerência.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Publicidade

Leia também

Destaques da bolsa ativos durante o pregão - das 10h as 17h - Fonte: Google Finance - delay aprox. de 20 min.

*Dados inativos fora do horário do pregão.

Agruras e expectativas da reforma tributária

Por: Nelson Tucci

Toda segunda-feira

Agruras e expectativas da reforma tributária

Por: Nelson Tucci

Toda segunda-feira