Como economizar em tempos de crise

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhe
Compartilhar no twitter
Tweet
Compartilhar no linkedin
Publique
Compartilhar no whatsapp
Encaminhe
Compartilhar no email
Envie

Newsletter

Receba notícias por Whatsapp

Receba notícias pelo Telegram

O consumo consciente precisa ser o “Novo Normal.” E boa parte da população já está repensando seus hábitos. O que mostra uma pesquisa realizada pelo Instituto Locomotiva, onde 69 milhões de brasileiros pretendem comprar menos nos próximos meses, em comparação a antes da pandemia.

Essa tomada de consciência é um passo muito importante na mudança de comportamento mental em relação ao uso do dinheiro. E extremamente importante no ato de economizar.

O momento atual é de priorizar o que realmente é essencial e indispensável. Por isso, faça um levantamento de todos os seus gastos e veja o que pode ser cortado ou reduzido. Os pequenos gastos são nosso maior inimigo.  Precisamos conhece-los e controla-los na ponta do lápis.

Uma pesquisa americana revelou que o gasto mais frequente da população depois da tarifa bancária é comer fora. Um cafezinho aqui, um lanche ali. Um jantar com os amigos. Tudo isso nos traz prazer, mas precisamos controlar e estipular um valor por mês para esses gastos. Procure ser o mais fiel possível e não exceder esse valor.

Algumas compras já estão no automático em nossas vidas. Um exemplo de economia é estipular quantas vezes no mês você vai utilizar o aplicativo de transporte, desvincule o cartão de credito do aplicativo e cadastre o de débito com um valor mensal já pré-estabelecido.

Veja mais alguns exemplos de como economizar em tempos de crise:

Reduzir as compras de supermercado, optando por novas marcas e pesquisando preço; rever planos de Internet e celular, se for o caso optar pela portabilidade; diminuir o consumo de  carne vermelha; cancelar plano de academia; cozinhar mais em casa;  pedir comida fora numa frequência menor; parar de pagar tarifa mensal do banco, optando pelo pacote de serviços essenciais. Renegociar o aluguel; rever plano de TV a cabo e, se possível cancelar, optando pelos serviços de streaming; solicitar ao sindico revisão da taxa condominial.

A melhor forma de cortar gastos é decidir aquilo que realmente é importante para você. Por isso o autoconhecimento precisa fazer parte da sua vida!

Até breve!

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Publicidade

Leia também

Destaques da bolsa ativos durante o pregão - das 10h as 17h - Fonte: Google Finance - delay aprox. de 20 min.

*Dados inativos fora do horário do pregão.

A temporada para ganhar dinheiro com ações está chegando