Tema: Letras Cubanas
Livro: O Homem que Amava os Cachorros

O Clube de Leitura CCBB convida o público para conversar sobre o autor escolhido. A obra a ser abordada é selecionada através de votação no Instagram e o bate-papo acontece no CCBB RJ, conduzido por Suzana Vargas. A curadoria selecionou autores brasileiros de diversas regiões e autores internacionais. A programação é inteiramente gratuita.

Continuando temporada do Clube de Leitura CCBB 2024, Leonardo Padura, Suzana Vargas e, em participação especial, Rodrigo Labriola se unem para ler e comentar o livro O Homem que Amava os Cachorros de Leonardo Padura.

Sobre o livro:
O homem que amava os cachorros: Em uma trama fascinante, este romance explora os segredos da Revolução Espanhola, Revolução Russa e Revolução Cubana, ligando-os por meio do enigmático assassino de Leon Trotsky. O autor revela as contradições das utopias do século XX, oferecendo uma leitura instigante.

Sobre o autor Leonardo Padura:
Escritor, jornalista e roteirista de cinema. É autor de quatorze romances, vários deles estrelados pelo detetive Mario Conde, e outros, como O Homem que Amava Cachorros. Recebeu vários prêmios por sua obra literária, entre as mais importantes do Prêmio Nacional de Literatura de Cuba (2012), a Ordem dos Cavaleiros das Letras de França (2014) e o Prémio Princesa das Astúrias das Letras (2015).

Sobre a mediadora:
Suzana Vargas é poeta, autora de livros infantis e juvenis, ensaísta, professora, Mestre em Teoria Literária pela UFRJ, curadora e produtora de eventos literários nacionais e internacionais. Editou revistas literárias na Fundação Biblioteca Nacional, onde atuou em programas de leitura e projetos culturais, entre outros trabalhos com instituições diversas. Possui 16 livros publicados, entre eles Caderno de Outono, finalista do prêmio Jabuti. Tem poemas traduzidos em países como Itália, Espanha, Alemanha e França. Criou e dirige o Instituto Estação das Letras

Sobre a participação especial Rodrigo Labriola:
Escritor e tradutor argentino. Doutor em Literatura Comparada e professor de Literaturas Hispano- Americanas da UFRJ. É autor do ensaio A Fome dos Outros: literatura, comida e alteridade no século XVI (2007); das biografias De la mano de Dios a sus botines (1994) e La gran aventura de Armando Bo (1999); do romance Demonio Episodio Amaestrado (2003) e do livro de poesia Las minas (2023); além de diversos artigos acadêmicos em português, espanhol e inglês.Também foi tradutor de Os cálices vazios de Delmira Agustini (2020) e das peças A ilha deserta e Savério o cruel de Roberto Arlt (2022).