Centauro reportou seus resultados bastante impactados pelo COVID-19 no 2T20, a receita líquida encolheu 56% com o fechamento das lojas físicas, atingindo R$ 239,4 milhões, o crescimento no GMV de +105% a/a não foi suficiente para evitar o prejuízo de R$ 89,1 milhões. Mesmo assim a companhia conseguiu limitar a perda econômica gerando caixa na operação e dobrando a receita do canal digital. O curto prazo ainda é bastante desafiador, mas pouco a pouco, a empresa deve recuperar a receita.

Digital

A participação crescente do aplicativo no trimestre representou 51% das vendas online pelo marketplace que cresceu 293,6% em relação ao 2T19. Com isso a plataforma Digital cresceu 85,5% em comparação com o 2T19, saindo de R$ 103,4 milhões para R$ 191,9 milhões no 2T20. Também foram contribuições importantes as iniciativas de shadow stores e drive-thru.

Lojas Físicas

Com o fechamento das lojas de shoppings na maior parte do trimestre, as vendas tiveram retração de 89,3% em relação ao 2T19.

Em função dos estoques elevados a empresa foi obrigada a fazer promoções, o que impactou negativamente a margem bruta. O Lucro Bruto saiu de R$ 277,1 milhões no 2T19 para R$ 83,5 milhões no 2T20, queda de 69,9%.

A empresa conseguiu reduzir seus custos fixos em 40% com trabalho de contenção de despesas. As despesas VG&A tiveram uma redução de 22% no trimestre.

Desconsiderando os efeitos não recorrentes, o EBITDA (Ex-IFRS 16) no 2T20 seria -R$ 84,9 milhões, resultando em uma margem EBITDA de -35,5%.

Para reforço de caixa no início da pandemia, em meio a custos mais elevados que o normal, houve um aumento pontual de despesas financeiras no trimestre. O Resultado Financeiro (ExIFRS 16) foi negativo em R$ 18,7 milhões no 2T20, contra R$ 17,6 no2T19.

A dívida líquida ajustada reflete as novas dívidas e o follow-on da companhia, operações realizadas para reforçar o caixa durante a pandemia e para financiar a transação com a Nike (ainda pendente de aprovação pelo CADE).

Por fim, o lucro Líquido (Ex-IRFS 16) saiu de R$ 118,9 milhões no 2T19 para um prejuízo de R$ 89,1 milhões no 2T20. O CAPEX do 2T20 teve uma redução de 18,4% em comparação ao 2T19. A empresa aproveitou o fechamento de lojas durante o 2T em razão da pandemia para concluir boa parte das reformas planejadas anteriormente, dos quais os investimentos em tecnologia foram realizados no 1T20.

A ação da CNTO3 fechou cotada a R$ 28,68 com desvalorização de 18% em 2020. O valor de mercado da companhia é de 6,9 bilhões.

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