Publicidade
Publicidade

Canhões ou violinos para as criptomoedas?

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email

Compre ao som de canhões, venda ao som de violinos. Essa frase é atribuída ao megainvestidor Warren Buffett, mas vem sendo um mantra entre os investidores desde o surgimento do mercado. É fácil entende o porquê. Para ficarmos na genial explicação de Buffett. O “Sr. Mercado” é um sujeito bipolar. Em alguns dias ele está otimista e compra tudo o que aparece por qualquer preço, não importa quão elevado, esperando altas futuras. Em outros momentos ele está profundamente depressivo e vende tudo o que tem a preços de liquidação, prevendo catástrofes à frente. Em qual dessas ocasiões o “Sr. Mercado” está certo.

A resposta irritante é: nas duas e em nenhuma delas. Há várias teorias para explicar as oscilações dos preços no mercado. A hipótese do mercado eficiente, por exemplo, é que o preço corrente está sempre certo dadas as informações disponíveis e os fluxos de oferta e de demanda naquele exato momento. Só para constar, Buffett discordaria: ele construiu seu patrimônio bilionário comprando ativos que percebeu estarem desvalorizados.

Publicidade

Os ativos mais recomendados e vantajosos no mercado imobiliário

Um movimento parecido está ocorrendo neste momento com as criptomoedas. Após sustentarem fortes altas durante outubro e no início de novembro, as cotações desabaram. Considerando-se apenas o Bitcoin, a queda na segunda quinzena do mês passado foi de 15%, com as cotações recuando de US$ 63 mil para US$ 53 mil em apenas duas semanas. E uma observação rápida do Índice de Medo e Ganância (Fear and Greed Index) mostra que, nesta sexta-feira (3), ele está em 31, indicando Medo. Recordando, esse índice vai de zero a 100. Níveis acima de 50 indicam Ganância, e abaixo disso indicam Medo. Na semana passada ele estava em 47 pontos, indicando um sentimento neutro. Porém, no início de novembro o valor era de 76 pontos, mostrando extrema Ganância.

Publicidade




O que mudou nesse período? Pouca coisa. Não houve nenhuma nova decisão chinesa de conter ou impedir os negócios com as criptomoedas. Nenhuma autoridade americana ameaçou endurecer a regulamentação e a fiscalização do mercado. E não houve qualquer fraude ou esquema para ameaçar a confiabilidade do mercado. Ao contrário, as criptomoedas seguiram seu caminho de inserção gradual e segura na economia “tradicional”.

Publicidade

Insights para alavancar seus ganhos como acionista das cias

As causas para as quedas foram as mesmas que fizeram recuar as cotações dos demais ativos: a perspectiva de um endurecimento antecipado da política monetária nos Estados Unidos e o temor de recrudescimento da pandemia, com a disseminação da variante Ômicron.

Assim, quem tiver paciência poderá encontrar boas oportunidades entre as criptomoedas. E, claro, sempre consultando as análises da Fernanda Guardian, especialista desse assunto da Levante Ideias de Investimentos.

E Eu Com Isso?

A sexta-feira começa com um movimento de baixa dos contratos futuros de Ibovespa e do índice americano S&P 500, ainda devido à incerteza dos investidores com relação aos desdobramentos da variante Ômicron. No entanto, a sessão deve ser marcada por uma volatilidade elevada.As notícias são negativas para a Bolsa em um cenário de volatilidade.

Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.


Quer conhecer mais a Levante?

A Levante está aqui para empoderar você na construção do seu patrimônio e na realização dos seus maiores sonhos. O foco é ajudar a investir de forma eficiente e descomplicada, bem longe das armadilhas tão comuns do mercado financeiro.

Por isso, os especialistas da Levante trabalham duro para escolher as melhores ideias de investimentos para facilitar a realização dos seus sonhos.

Conheça as principais Assinaturas da Levante, por aqui.


Veja mais:

Agenda de Dividendos: Mês de Dezembro. Confira o relatório gratuito, por aqui.

O que fazer para não perder dinheiro na bolsa. Confira o relatório gratuito, por aqui.

Vale a pena investir nas ações da Via (VIIA3)? Confira o relatório, por aqui.

Levante

Levante

A Levante Ideias de Investimentos é uma casa de análises que ajuda pessoas a investirem de forma eficiente e descomplicada, bem longe das armadilhas tão comuns do mercado financeiro. Conheça os conteúdos da casa de análise em www.levanteideias.com.br

Publicidade

Você pode se interessar por

Publicidade

Leia também

Advertência

Declaramos que o Portal Acionista.com.br não se responsabiliza pelas informações divulgadas neste site e qualquer outro canal, tanto referente às matérias de produção própria , quanto matérias ou análises produzidas por terceiros ou reproduzidas de links autorizados, publicados nas nossas páginas a partir de uma seleção criteriosa, porém sem garantir sua integralidade e exatidão. Matérias e  análises produzidas por terceiros são de inteira responsabilidade dos mesmos. As informações, opiniões, sugestões, estimativas ou projeções referem-se a data presente e estão sujeitas à mudanças conforme as condições do mercado, sem prévio aviso. Informamos, ainda, que o Acionista.com.br não faz qualquer recomendação de investimento e que, portanto, não se responsabiliza por perdas, danos, custos e lucros cessantes decorrentes de operações financeiras de qualquer tipo, enfatizando que as decisões sobre investimentos são pessoais.
Importante lembrar sempre: ganhos passados, não são garantia de ganhos futuros.

Participe do Telegram Acionista!

Receba informações do mercado financeiro gratuitamente.

Não vá embora ainda!

Conheça nosso Clube exclusivo e gratuito

Esse site usa cookies para personalizar o conteúdo, propagandas e acompanhar o tráfego de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade.