INTERNACIONAL: Feriado nos EUA esvazia liquidez; bolsas recuam na Europa

Bolsas europeias apontam queda marginal com feriado do Dia da Independência nos EUA reduzindo a liquidez. Índices globais caminham para encerrar semana com melhor desempenho em um mês após dados econômicos e medidas de apoio para atenuar impacto do principal risco para recuperação que é aumento do desemprego. Dólar sobe ante principais pares; euro estável. Petróleo cede, ainda que caminhe para fechar a semana com alta de 5% com otimismo econômico superando receio com impacto da propagação do vírus na demanda.

ECONOMIA/PODER: Governo elevou a projeção da dívida bruta do governo de 77,9% para 98,2% do PIB em 2020

• Com a taxa básica de juros (Selic) em 2,25% ao ano, o menor patamar histórico, e o Brasil atravessando uma forte crise econômica, os investidores se movimentam para encontrar aplicações que ofereçam ganhos reais (acima da inflação), e o caminho escolhido por muitos deles tem sido tentar a sorte no exterior. Dados do Banco Central mostram forte crescimento de aplicação de recursos em fundos e em ações em outros países desde o início do ano. De janeiro a maio, investidores brasileiros destinaram US$ 3,452 bilhões para fundos no exterior, ante US$ 791 milhões durante o mesmo período de 2019. (Estadão)

• O governo elevou a projeção da dívida bruta do governo de 77,9% para 98,2% do PIB em 2020. O crescimento recorde de 22,4 pontos percentuais em relação ao ano anterior (75,8%) é ocasionado pelas medidas para mitigar a crise do coronavírus. O Ministério da Economia já considera nos cálculos uma previsão de queda de 6,5% do PIB. O novo patamar do endividamento exigirá um esforço fiscal no médio prazo ainda maior do que se buscava antes da crise. A pandemia fez as projeções de endividamento se elevaram em todo o horizonte calculado pelo Ministério da Economia, até 2029. Os números ficam entre 97,8% e 98,6% do PIB até 2024, e só depois começam a cair gradualmente (até 92,2% em 2029). Antes da pandemia, a dívida bruta era estimada em no máximo 79,4% até o fim da década. (Folha)

• A nova Carteira Verde Amarela digital em estudo pelo ministro da Economia, Paulo Guedes, vai permitir o registro por hora trabalhada de serviços prestados pelo trabalhador para vários empregadores. Não haverá cobrança de encargos trabalhistas, do FGTS e da contribuição previdenciária. Guedes pretende fazer uma “ponte” de transição entre a assistência social do governo e os contratos regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). (Estadão)

• Uma das condições do governo para definir o novo programa de transferência de renda – que vem sendo chamando de Renda Brasil – é a manutenção do teto de gastos, segundo informou o secretário de Política Econômica do Ministério da Economia, Adolfo Sachsida, em entrevista ao Valor. Ou seja, a proposta do governo para o novo programa não prevê despesa adicional que possa comprometer o limite de gastos da União, definido na emenda constitucional 95/2016. O valor do benefício que será concedido ainda não foi definido, pois, segundo o secretário, isso dependerá dos critérios de elegibilidade ao programa. (Valor)

EMPRESAS: Eneva encontrou indícios de gás e petróleo em um campo terrestre

BURGER KING (BKBR3): BK Brasil anunciou nesta sexta-feira a retomada gradual das atividades com aproximadamente 75% da rede (Burger King e Popeyes) em operação. De acordo com fato relevante divulgado pela empresa na noite de ontem; a maior parte das lojas reabertas estão localizadas em shoppings com restrições de horários e de fluxo de consumidores. O número de aberturas, ressalva a companhia, “poderá ter oscilações a depender dos desdobramentos da pandemia”. Segundo a BK Brasil, o processo de reabertura tem seguido uma análise individual de um Comitê multidisciplinar da empresa; instalado em março, e cumpre todas as recomendações das autoridades Municipais e Federais. Para do início ao processo, acrescenta a empresa; foram intensificados os procedimentos de higienização dos restaurantes, ampliado o uso de EPIs, instalados acrílicos de proteção nas lojas.

JHSF Participações (JHSF3): JHSF Participações e a XP Inc. anunciaram a assinatura de um memorando vinculante de entendimentos para a implementação do empreendimento Villa XP no Parque Catarina, em uma área de até 500.000 m². Os valores do negócio não foram divulgados. Localizada em São Roque (SP), a área fica no mesmo complexo onde funciona o Catarina Fashion Outlet e o São Paulo Catarina Aeroporto Executivo, além de uma área de preservação ambiental de mais de 1,7 milhão de m², que será integrada ao desenvolvimento da Villa XP. Em comunicado ao mercado, A JHSF destaca que tendo em vista o expressivo land bank adjacente à área onde será implantada a Villa XP, de cerca de 1,5 milhão de m², decidiu outorgar o direito de primeira oferta e de preferência para que a XP Vista participe do desenvolvimento imobiliário de áreas adjacentes ao empreendimento.

ENEVA (ENEV3): A Eneva encontrou indícios de gás e petróleo em um campo terrestre (PN-T-48), na Bacia do Parnaíba, no Maranhão. A notificação foi feita à Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) ontem. A perfuração começou no final de maio e o novo poço ganhou o nome técnico de 3-ENV-11D-MA. A companhia possui uma área total sob concessão superior a 50 mil km² nas bacias do Parnaíba (MA) e Amazonas (AM). Atualmente, são nove campos declarados comerciais, cinco em produção (Gavião Real, Gavião Vermelho, Gavião Branco, Gavião Caboclo e Gavião Azul) e quatro em desenvolvimento (Gavião Preto, Gavião Branco Norte, Gavião Tesoura e Gavião Carijó). A companhia possui ainda sete Planos de Avaliação de Descobertas (PADs), sete blocos exploratórios adquiridos na 13ª Rodada de Licitações da ANP, em 2015, cinco blocos adquiridos na 14ª Rodada de Licitações da ANP, em 2017, e seis blocos adquiridos no primeiro ciclo da Oferta Permanente da ANP em 2019. Além da Bacia do Parnaíba (MA), a Eneva opera o campo de Azulão, na Bacia do Amazonas (AM). O gás natural produzido no campo vai abastecer a usina termelétrica Jaguatirica II, em Roraima.

PETROBRAS (PETR4): O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), alertou o STF sobre uma suposta manobra do governo para privatizar empresas públicas e sociedades de economia mista à revelia do Legislativo. Segundo ele, a Petrobras apresentou um modelo de vendas que consiste em desmembrar a matriz em estatais subsidiárias, cujas alienações não precisam do aval do Congresso Nacional, nem de procedimento licitatório. Em junho do ano passado, o plenário da Corte decidiu que as privatizações das chamadas “empresas-mãe” (controladoras e holdings) só podem ocorrer após aprovação de lei específica no Congresso, mas o mesmo não vale para a alienação do controle acionário das subsidiárias.

Publicidade

Clube Acionista

A maior cobertura para impulsionar sua carteira de investimentos

Agendas

Saiba quando as empresas vão pagar antes de investir.

Análises

Veja análises dos bancos e corretoras em um só lugar.

Carteiras

Replique carteiras dos bancos e corretoras para investir com segurança.

Recomendações

Descubra a média de recomendações de empresas e fundos.

Clube Acionista

A maior cobertura para impulsionar sua carteira de investimentos

Agendas

Análises

Carteiras

Recomendações

Comece agora mesmo seu teste grátis