BC do México reduz taxa básica de juros em 0,5 ponto porcentual, a 5,50%

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhe
Compartilhar no twitter
Tweet
Compartilhar no linkedin
Publique
Compartilhar no whatsapp
Encaminhe
Compartilhar no email
Envie

Newsletter

Tire dúvidas sobre investimentos

Receba notícias pelo Telegram

O Banco Central do México (Banxico) decidiu nesta quinta-feira, 14, cortar sua taxa básica de juros em meio ponto porcentual, a 5,50%. Em comunicado, a instituição destaca o impacto na atividade global causado pela pandemia de coronavírus, que gera um cenário de “revisões sem precedentes das expectativas econômicas, as quais incorporam uma forte contração da atividade produtiva em 2020”.

O Banxico cita ainda que a pandemia provocou acentuada redução dos preços das matérias-primas, “especialmente do petróleo”, item importante na pauta de exportações do país. Com isso, lembra que há um movimento geral dos bancos centrais para cortar as taxas de juros e implementar outras medidas extraordinárias para promover o bom funcionamento de seus sistemas financeiros, bem como a adoção de medidas de estímulo fiscal em diversos países.

O quadro gerou desvalorização das moedas de emergentes, inclusive do peso mexicano, diz o Banxico. No México, houve uma “contração importante no primeiro trimestre do ano” e o recuo da economia deve se aprofundar mais no segundo trimestre, com queda importante também no nível de emprego, aponta. Ao mesmo tempo, a inflação geral anual recuou de 3,25% a 2,15% entre março e abril, mas com incerteza sobre seu balanço de riscos, na avaliação do banco central.

O Banxico defende em sua nota que a perseverança para fortalecer os fundamentos macroeconômicos e “adotar as ações necessárias, tanto no âmbito monetário quando no fiscal, contribuirá para um melhor ajuste dos mercados financeiros nacionais e da economia em seu conjunto”.

Advertência

Declaramos que o Portal Acionista.com.br não se responsabiliza pelas informações divulgadas neste site e qualquer outro canal, tanto referente às matérias de produção própria , quanto matérias ou análises produzidas por terceiros ou reproduzidas de links autorizados, publicados nas nossas páginas a partir de uma seleção criteriosa, porém sem garantir sua integralidade e exatidão.
Matérias e  análises produzidas por terceiros são de inteira responsabilidade dos mesmos. As informações, opiniões, sugestões, estimativas ou projeções referem-se a data presente e estão sujeitas à mudanças conforme as condições do mercado, sem prévio aviso.
Informamos, ainda, que o Acionista.com.br não faz qualquer recomendação de investimento e que, portanto, não se responsabiliza por perdas, danos, custos e lucros cessantes decorrentes de operações financeiras de qualquer tipo, enfatizando que as decisões sobre investimentos são pessoais.
Importante lembrar sempre: ganhos passados, não são garantia de ganhos futuros.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Leia também

Conheça o Painel Acionista: em um só lugar tudo o que você precisa saber sobre investimentos