Publicidade
Publicidade

Base estável

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email

Na mais nova pesquisa de avaliação de governo e intenções de voto para 2022, promovida pela Genial Investimentos em parceria com a Quaest Pesquisa, a avaliação de governo do presidente Bolsonaro segue estável e confirma a recente melhora, na margem, de sua popularidade neste começo de ano.

A avaliação negativa do presidente se estabilizou em 50 pontos percentuais, em linha com o resultado de dezembro de 2021, enquanto a avaliação regular oscilou dentro da margem de erro (de 26% para 25%), assim como a avaliação positiva, que passou de 21% para 22%.

Desde setembro, o presidente lidava com sucessivas pioras em sua popularidade, passando de 48% de avaliação negativa para 56% e perdendo o piso de 20% de apoio (avaliação positiva). No entanto, esse quadro se reverteu e reforçou que há, entre a população brasileira, um eleitorado ainda fiel ao atual governo.

Publicidade




Entre os recortes divulgados pela rodada de pesquisas, destaca-se, também, o efeito do Auxílio Brasil sobre a melhora do desempenho da gestão Bolsonaro: entre os eleitores com renda familiar de até dois Salários Mínimos (portanto, beneficiários do programa social), a avaliação negativa do presidente voltou aos níveis de setembro (53%), após atingir 63% em novembro de 2021 e recuar 10 pontos percentuais nas últimas duas edições. Esse público, porém, se dividiu entre as avaliações positivas ou regulares: desde novembro, a avaliação regular subiu 6 pontos percentuais (de 22% para 28%) e a avaliação positiva aumentou 4 pontos percentuais (13% para 17%).

Por fim, vale observar o recente salto da pandemia de Covid-19 como principal problema do país – de 19% das respostas, em dezembro de 2021, o coronavírus passou a ser o centro das preocupações de 28% dos entrevistados. A economia (37%) segue sendo a maior preocupação do eleitorado, conforme o esperado.

Realizada entre os dias 06 e 09 de janeiro, por meio de entrevistas face-a-face e margem de erro estimada de 2 pontos percentuais, a pesquisa entrevistou 2.000 eleitores com 16 anos ou mais, seguindo os critérios de estratificação definidos pelo Tribunal Superior Eleitoral, em 2021, e a Pesquisa Nacional de Domicílios do IBGE, de 2019. O nível de confiança é de 95%.

E Eu Com Isso?

As pesquisas começam a refletir o que parecia uma tendência provável e identificável para a avaliação do governo: após significativa piora da economia no segundo semestre do ano passado, principalmente em função da inflação, o eleitorado agora já parece ter absorvido a piora no cenário econômico e espera um arrefecimento dos efeitos negativos daqui para a frente.

Este conteúdo faz parte da nossa Newsletter ‘E Eu Com Isso’.


Quer conhecer mais a Levante?

A Levante está aqui para empoderar você na construção do seu patrimônio e na realização dos seus maiores sonhos. O foco é ajudar a investir de forma eficiente e descomplicada, bem longe das armadilhas tão comuns do mercado financeiro.

Por isso, os especialistas da Levante trabalham duro para escolher as melhores ideias de investimentos para facilitar a realização dos seus sonhos.

Conheça as principais Assinaturas da Levante, por aqui.


Veja mais:

ETF de Criptomoedas: Vale a pena? Qual escolher? Confira o relatório gratuito, por aqui.

O MELHOR FII PARA GANHAR COM A ALTA DA SELIC. Confira o relatório gratuito, por aqui.

ESTATAIS DA BOLSA . Confira o relatório gratuito, por aqui.

LUCROS ALTOS E AÇÕES BARATAS. Confira o relatório gratuito, por aqui.

O que fazer para não perder dinheiro na bolsa. Confira o relatório gratuito, por aqui.

Levante

Levante

A Levante Ideias de Investimentos é uma casa de análises que ajuda pessoas a investirem de forma eficiente e descomplicada, bem longe das armadilhas tão comuns do mercado financeiro. Conheça os conteúdos da casa de análise em www.levanteideias.com.br

Publicidade

Você pode se interessar por

Publicidade

Leia também

Advertência

Declaramos que o Portal Acionista.com.br não se responsabiliza pelas informações divulgadas neste site e qualquer outro canal, tanto referente às matérias de produção própria , quanto matérias ou análises produzidas por terceiros ou reproduzidas de links autorizados, publicados nas nossas páginas a partir de uma seleção criteriosa, porém sem garantir sua integralidade e exatidão. Matérias e  análises produzidas por terceiros são de inteira responsabilidade dos mesmos. As informações, opiniões, sugestões, estimativas ou projeções referem-se a data presente e estão sujeitas à mudanças conforme as condições do mercado, sem prévio aviso. Informamos, ainda, que o Acionista.com.br não faz qualquer recomendação de investimento e que, portanto, não se responsabiliza por perdas, danos, custos e lucros cessantes decorrentes de operações financeiras de qualquer tipo, enfatizando que as decisões sobre investimentos são pessoais.
Importante lembrar sempre: ganhos passados, não são garantia de ganhos futuros.

Participe do nosso canal no Telegram

Receba informações do mercado financeiro gratuitamente.

E conheça nosso Clube exclusivo e gratuito.

Esse site usa cookies para personalizar o conteúdo, propagandas e acompanhar o tráfego de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade.