Bancos europeus são cobrados por falta de compromisso com promessas climáticas

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email

Os maiores bancos da Europa se comprometeram a eliminar o financiamento das emissões de dióxido de carbono até 2050, mas ativistas apoiados por investidores dizem que as instituições não estão fazendo o suficiente para cumprir suas metas. A ShareAction, uma organização sem fins lucrativos com sede em Londres que coordena campanhas de investidores para pressionar bancos na questão ambiental, incluindo Barclays e HSBC, disse que as instituições financeiras demoram a cumprir seus compromissos com medidas práticas.

Maiores bancos da Europa

“Muitos bancos estão aparecendo na linha de partida, mas poucos começaram a correr”, comentou Jeanne Martin, da ShareAction, acrescentando que para que os bancos atinjam as metas de 2050, mudanças significativas devem acontecer agora na forma como operam.

Segundo a ShareAction, nenhum banco europeu se comprometeu a encerrar completamente os empréstimos para a expansão de novos combustíveis fósseis.

Apenas três (Lloyds, NatWest e Nordea) dos 25 bancos europeus pesquisados pela ShareAction se comprometeram a reduzir pela metade suas emissões financiadas até 2030, um passo provisório em direção à meta de 2050.

Se os bancos não cumprirem suas metas climáticas, será mais difícil para os investidores possuir ações dos bancos e cumprir seus próprios compromissos de reduzir as emissões de carbono.

Os gestores de fundos com um total de US$ 43 trilhões em ativos se inscreveram na Net Zero Asset Managers Initiative, que apoia a meta da ONU de emissões zero líquidas até 2050. “Se os bancos não conseguirem seguir os planos de transição dos clientes, eles podem ter que dizer adeus a esses clientes”, disse Roland Bosch, executivo da gestora Federated Hermes, que assessora empresas sobre como melhorar as políticas ambientais.

A Europa é o epicentro de um movimento crescente entre investidores e reguladores para forçar bancos e empresas a reduzir a exposição ao carbono.

Bancos americanos, como Citigroup, Bank of America e Morgan Stanley também assumiram compromissos.

Eles se juntaram à Net-Zero Banking Alliance, criada este ano em cooperação com Mark Carney, ex-presidente do Banco da Inglaterra (BoE) e enviado especial da ONU para ações climáticas e finanças, que inclui 55 instituições financeiras em 28 países.


OPORTUNIDADES EM UM SÓ LUGAR

Venha conhecer o Clube Acionista, a plataforma que reúne recomendações de mais de 60 especialistas de mercado em um só lugar. A facilidade de não precisar sair procurando por boa informação em diferentes canais. O cadastro é totalmente gratuito. Aproveite!

Você também pode acessar tudo sobre onde investir no Portal Acionista e gratuitamente pelo nosso canal do Telegram.

Estadão Conteúdo

Estadão Conteúdo

"O Estado de S. Paulo" é o mais antigo dos jornais da cidade de São Paulo ainda em circulação . Em 4 de janeiro de 1875, ainda durante o Império, circulava pela primeira vez "A Província de S. Paulo" - seu nome original.

Você pode se interessar por

Publicidade

Leia também

Tire dúvidas sobre investimentos

Últimas atualizações sobre

Advertência

Declaramos que o Portal Acionista.com.br não se responsabiliza pelas informações divulgadas neste site e qualquer outro canal, tanto referente às matérias de produção própria , quanto matérias ou análises produzidas por terceiros ou reproduzidas de links autorizados, publicados nas nossas páginas a partir de uma seleção criteriosa, porém sem garantir sua integralidade e exatidão.
Matérias e  análises produzidas por terceiros são de inteira responsabilidade dos mesmos. As informações, opiniões, sugestões, estimativas ou projeções referem-se a data presente e estão sujeitas à mudanças conforme as condições do mercado, sem prévio aviso.
Informamos, ainda, que o Acionista.com.br não faz qualquer recomendação de investimento e que, portanto, não se responsabiliza por perdas, danos, custos e lucros cessantes decorrentes de operações financeiras de qualquer tipo, enfatizando que as decisões sobre investimentos são pessoais.
Importante lembrar sempre: ganhos passados, não são garantia de ganhos futuros.

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.