As pessoas atendidas pelo Programa de Combate à Fome do Governo do Estado da Bahia serão beneficiadas com a doação de 37,58 toneladas de leite em pó. O produto começa a ser entregue pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) para a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), a fim de atender o programa Bahia sem Fome, a partir desta sexta-feira (1). A cerimônia que simboliza o início da ação acontece a partir das 8 horas na cidade baiana de Macururé, e conta com a presença do diretor da Companhia de Política Agrícola e Informações, Silvio Porto, do governador do estado, Jerônimo Rodrigues, e do superintendente da estatal no estado, Emanuel Carneiro.
O leite in natura foi adquirido da Cooperativa Ser do Sertão (COOPSERTÃO) localizada no Território de Identidade Bacia do Jacuípe, no semiárido baiano. Foram destinados cerca de R$ 1,2 milhão para que a Companhia realizasse a compra, beneficiando 80 agricultores e agricultoras familiares que produzem a bebida. A aquisição foi realizada pela Conab de agricultores e agricultoras familiares ainda em 2023, por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) na modalidade Compra Direta. Os recursos foram repassados pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS). Já a doação do alimento à secretaria estadual foi autorizada pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA).
O produto in natura foi processado nos laticínios Betânia e, desta forma, o leite em pó foi posteriormente entregue e armazenado na Unidade Armazenadora de Ribeira do Pombal Bahia, de onde sairá para doação ao programa Bahia Sem Fome. A retirada e transporte do produto fica a cargo do governo do estado, que fará a distribuição de acordo com seus critérios de atendimento no Bahia Sem Fome.
Apoio à produção e segurança alimentar – O PAA, criado há mais de 20 anos no âmbito da estratégia Fome Zero, une o incentivo à produção das agricultoras e dos agricultores familiares ao fornecimento de alimentos a pessoas em situação de vulnerabilidade e insegurança alimentar. O Programa é coordenado pelo MDS, em parceria com o MDA e o Ministério da Fazenda, e executado pela Conab, além de estados e municípios.
Por meio do PAA, a Conab compra os produtos da agricultura familiar, assegurando renda ao produtor, e os alimentos adquiridos são destinados ao abastecimento da rede socioassistencial, aos equipamentos públicos de Segurança Alimentar e Nutricional como os restaurantes populares e as cozinhas comunitárias e também a grupos populacionais em situação de vulnerabilidade social, complementando a alimentação de quem está em situação de insegurança alimentar e nutricional.
Já o programa estadual Bahia Sem Fome tem como principal meta assegurar às pessoas em situação de vulnerabilidade social o acesso a alimentos em qualidade e quantidade necessárias à garantia do direito humano à alimentação adequada e saudável, bem como promover a segurança alimentar e nutricional, reduzindo os índices de insegurança alimentar grave na Bahia, com foco nas famílias extremamente pobres no campo e na cidade.
Mais informações para a imprensa:
Gerência de Imprensa
(61) 3312-6338/6344/6393/2256/6364/6389
[email protected]