Aviso aos Conservadores. A hora de mudar chegou!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email

O ponto de partida de qualquer investimento é saber que tipo de investidor você se considera. Aos Conservadores, aqui vai um aviso: é hora de mudar, bolsa virou alternativa, só investimentos de renda fixa não adianta mais.

Na busca de descobrir seu perfil de investidor, saiba que nada impede que você “visite” diferentes perfis durante a vida. Porém a consciência de como você está hoje é essencial para traçar os objetivos e as estratégias de investimentos.

O perfil dos Conservadores prioriza a segurança e a liquidez. Por este motivo a concentração em renda fixa assume protagonismo, na maioria dos casos com 100% de alocação em renda fixa. Se você se encaixa nesta maioria, a hora de mudar chegou!

Para quem acompanha as notícias do mercado, deve ter percebido em algo que diz “juros negativo”. Bom, este tema toca diretamente aos Conservadores, pois infelizmente a renda fixa não renderá mais como antes. Portanto será necessário buscar fontes alternativas de retorno, só para alcançar um aproximado do que você ganhava na renda fixa uns anos atrás.

Um rápido exemplo para explicar sobre os juros negativos…

Um investimento 100% do CDI pagando 20% IR (ignorando taxas de custódia), nos níveis atuais o rendimento está próximo dos 3,2% ao ano. Considerando a inflação projetada para 2020, que está em torno do 3,5%, você verá que o retorno real do investimento (descontando a inflação) fica negativo em aproximadamente 0,3%. Ou seja, o tempo passa e você fica mais pobre.

Saiba que em outros países este modelo já existe. No Japão, você investe por 10 anos e recebe (-) 0,125 por cento ao ano. Ou seja, você investe 1.000 e resgata 987,6.

Este exemplo prova a necessidade de mudança. O mundo está mudando. Todos os dias as coisas mudam. E a ideia de conservadorismo precisa mudar.

Se estamos em constante desenvolvimento, melhorando a cada dia, não vai ser o perfil conservador que precisa estar fixo em um cenário duro e atrasado. Portanto a ideia de que Bolsa não é para conservadores já não existe mais. O desafio agora é na transparência. Os Conservadores precisam entender dos riscos, além de saber diversificar. Isto é, na escolha dos investimentos não seria nada incoerente alocar 3%, 5% ou até mais em Bolsa.

Para manter os privilégios de antes é preciso se adaptar. Pois agora os fundos DI e a poupança literalmente estão cada dia lhe deixando mais pobre.

ACESSE AS MATÉRIAS EXCLUSIVAS

Acionista.com.br

Acionista.com.br

O portal Acionista.com.br aproxima investidores, informações e investimentos com conteúdos atualizados diariamente sobre o mercado financeiro e as companhias abertas nos diferentes meios digitais – website e redes sociais.

Você pode se interessar por

Publicidade

Leia também

Tire dúvidas sobre investimentos

Últimas atualizações sobre

Advertência

Declaramos que o Portal Acionista.com.br não se responsabiliza pelas informações divulgadas neste site e qualquer outro canal, tanto referente às matérias de produção própria , quanto matérias ou análises produzidas por terceiros ou reproduzidas de links autorizados, publicados nas nossas páginas a partir de uma seleção criteriosa, porém sem garantir sua integralidade e exatidão.
Matérias e  análises produzidas por terceiros são de inteira responsabilidade dos mesmos. As informações, opiniões, sugestões, estimativas ou projeções referem-se a data presente e estão sujeitas à mudanças conforme as condições do mercado, sem prévio aviso.
Informamos, ainda, que o Acionista.com.br não faz qualquer recomendação de investimento e que, portanto, não se responsabiliza por perdas, danos, custos e lucros cessantes decorrentes de operações financeiras de qualquer tipo, enfatizando que as decisões sobre investimentos são pessoais.
Importante lembrar sempre: ganhos passados, não são garantia de ganhos futuros.

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.