Publicidade
Publicidade

Mulheres em Ação

Autocuidado Financeiro – Você pratica?

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email

Quando falamos em autocuidado logo vem à mente cuidados com o corpo, estética, alimentação, meditação e por aí vai. Esse pensamento não está errado, mas o autocuidado vai muito além. Ele é um conjunto de atitudes que cada indivíduo exerce para cuidar de si e promover uma melhor qualidade de vida a si mesmo.

O autocuidado é capaz de melhorar a nossa autoestima e nosso poder de tomada de decisões, aumentando a nossa autoconfiança frente aos desafios diários. É buscar todas as necessidades que o corpo e a mente exigem. É aperfeiçoar a cada dia o estilo de vida, é evitar hábitos maléficos, é adotar medidas de prevenção a doenças e situações de risco. E ele envolve várias áreas da vida, inclusive a financeira.

Publicidade

Acesse todas as carteiras, além de agendas e análises de mercado completas

O Autocuidado Financeiro consiste em termos um relacionamento saudável com o dinheiro, e não viver estressado por causa dele.  A relação que estabelecemos com o dinheiro está diretamente ligada com a tranquilidade que queremos ter em nossa vida financeira. E para que ela aconteça, é fundamental existir um equilíbrio entre o que se ganha e o que se gasta, organizando as contas, tendo um bom planejamento e poupando dinheiro para realizar sonhos.

Publicidade




Como pôr em prática o Autocuidado Financeiro

Publicidade

Insights para alavancar seus ganhos como acionista das cias

Separei aqui três passos fundamentais para colocar em prática, ainda hoje, o autocuidado na sua vida financeira:

  • Tenha consciência dos seus hábitos de consumo: A vida corrida, ditada por uma mídia consumista onde comprar pode lhe trazer grande prazer e realização, chegou com tudo na vida das pessoas. Esse mundo consumista tem nos levado a um círculo vicioso de trabalhar mais, para comprar mais, para mostrar mais. Por isso a importância de reavaliar os hábitos de consumo de forma urgente.

Num processo de compra, seja ele qual for, você precisa fazer as seguintes perguntas:

Eu preciso ou eu quero?
Tenho condições de pagar neste momento?
Posso adiar essa compra sem ter prejuízo?

  • Procure conhecer suas despesas: Agora é o momento de fazer um levantamento minucioso de todas as suas despesas, as fixas, as variáveis e os gastos extras. É fundamental saber exatamente o que você tem de contas básicas, o que você tem de supérfluo e quanto você está devendo. Reveja o seu orçamento mensal para saber a sua real capacidade de pagamento. Você pode utilizar um aplicativo de celular, uma planilha em Excel ou até mesmo um caderno. O importante é fazer o registro correto de todos os seus ganhos mensais e todas as suas despesas.
  • Poupe dinheiro: Crie o hábito de poupar dinheiro antes de sair por aí gastando, construindo uma vida financeira mais tranquila. Tenha metas e objetivos bem definidos, corte gastos desnecessários, economize. E o mais importante, separe pequenos valores semanais e comece a guardar. Procure um investimento seguro para investir o seu dinheiro poupado e faça ele trabalhar para você com a ajuda dos juros compostos.

Poupar para realizar seus sonhos, esse é o caminho do Autocuidado Financeiro!

Que tal começar ainda hoje?

Até Breve!

Juliana Barbosa

Juliana Barbosa

Juliana Barbosa é Economista e Educadora Financeira. Especialista em Finanças Empresariais, Gestão Bancária e Gestão Empresarial. Membro da ABEFIN – Associação Brasileira de Educadores Financeiros. Sócia-Diretora da Cifrão Educação Financeira. Franqueada Dsop de Educação Financeira.Instagram |Podcast

Newsletter Mulheres em Ação

Cadastre-se e receba semanalmente as novidades da página e dicas de conteúdos exclusivos.

Você pode se interessar por

Publicidade

Leia também

Acionista consome. Acionista investe.

Você como Acionista, consome da
empresa que investe?

Receba notícias pelo Telegram

Publicidade

Advertência

Declaramos que o Portal Acionista.com.br não se responsabiliza pelas informações divulgadas neste site e qualquer outro canal, tanto referente às matérias de produção própria , quanto matérias ou análises produzidas por terceiros ou reproduzidas de links autorizados, publicados nas nossas páginas a partir de uma seleção criteriosa, porém sem garantir sua integralidade e exatidão. Matérias e  análises produzidas por terceiros são de inteira responsabilidade dos mesmos. As informações, opiniões, sugestões, estimativas ou projeções referem-se a data presente e estão sujeitas à mudanças conforme as condições do mercado, sem prévio aviso. Informamos, ainda, que o Acionista.com.br não faz qualquer recomendação de investimento e que, portanto, não se responsabiliza por perdas, danos, custos e lucros cessantes decorrentes de operações financeiras de qualquer tipo, enfatizando que as decisões sobre investimentos são pessoais.
Importante lembrar sempre: ganhos passados, não são garantia de ganhos futuros.

Publicidade

Parabéns!
Cupom de Desconto Descoberto!

Cupom: BEMVINDO10

Não vá embora ainda!

Conheça nosso Clube exclusivo e gratuito

Esse site usa cookies para personalizar o conteúdo, propagandas e acompanhar o tráfego de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade.