De acordo com o Livro Bege, a atividade econômica expandiu modestamente de janeiro a meados de fevereiro para a maioria dos distritos do Federal Reserve (FED).

A maioria das empresas permaneceu otimista em relação aos próximos meses, à medida que as vacinas COVID-19 se tornam mais amplamente distribuídas.

Já os dados sobre gastos do consumidor e vendas de automóveis foram mistos. Embora alguns distritos tenham relatado ligeiras melhorias na atividade de viagens e turismo, as condições gerais no setor de lazer e hospitalidade continuaram a ser restringidas pelas atuais restrições do COVID-19.

Por outro lado, apesar dos desafios das interrupções na cadeia de abastecimento; a atividade geral de manufatura para a maioria dos distritos aumentou moderadamente em relação ao relatório anterior.

Alguns distritos observaram que as instituições financeiras experimentaram quedas nos volumes de empréstimos, mas a maioria citou taxas de inadimplência mais baixas e níveis elevados de depósitos. As taxas de juros hipotecárias historicamente baixas continuaram a estimular a demanda robusta por residências novas e existentes na maioria dos distritos, e os preços das residências continuaram a subir em muitas áreas dos Estados Unidos , enquanto a atividade no setor multifamiliar se manteve estável e o segmento industrial continuou a se fortalecer.

Os distritos que reportam sobre energia observaram um ligeiro aumento na atividade relacionada com a produção de petróleo e gás e o consumo de energia. No geral, os relatórios sobre as condições agrícolas melhoraram um pouco desde o relatório anterior. A atividade de transporte cresceu modestamente em muitos distritos.

Emprego e salários

A maioria dos distritos relatou que os níveis de emprego aumentaram durante o período do relatório, embora lentamente. A demanda de mão de obra variou consideravelmente por setor e por nível de qualificação; e muitos contatos notaram dificuldades contínuas para atrair e reter trabalhadores qualificados. A escassez de oferta de trabalho foi observada como mais aguda entre as ocupações de baixa qualificação e as posições comerciais qualificadas.

As restrições na oferta de trabalho incluíram aquelas relacionadas ao COVID-19, creches e benefícios de desemprego. No geral, os contatos esperam melhorias modestas nos níveis de emprego no curto prazo. Vários distritos relataram aumentos salariais modestos para cargos de alta demanda, com muitos também notando uma pressão ascendente sobre os salários para atrair e reter funcionários. Em suma, espera-se que os aumentos salariais para muitos distritos persistam ou aumentem um pouco nos próximos meses.

Preços

Em suma, os custos de insumos não-laborais aumentaram moderadamente durante o período de relatório, com os preços do aço e da madeira aumentando notavelmente. Em muitos distritos, o aumento dos custos foi amplamente atribuído a interrupções na cadeia de abastecimento e à forte procura geral. Os custos de transporte continuaram a aumentar, em parte devido ao aumento dos custos de combustível e restrições de capacidade. Os relatórios sobre o poder dos preços foram misturados, com alguns varejistas e fabricantes afetados pelos aumentos de custos de insumos relatando a capacidade de repassar os preços, enquanto muitos outros não conseguiram aumentar os preços. Vários distritos relataram antecipar aumentos modestos de preços nos próximos meses.

Publicidade

Libere o essencial para
turbinar a sua carteira
no Clube Acionista