Confira a empresa com grande potencial de lucros, sugerida por diversos analistas em suas Carteiras Recomendadas. A recente alta é apenas um começo das possibilidades, pois muito estimam grandes acontecimento em 2021.

Petrobras (PETR4)

A Petrobras é uma empresa de capital misto, controlada pelo Governo Brasileiro, tendo iniciado suas operações em 1954. É a maior companhia de petróleo negociada em Bolsa da América Latina, possuindo operações em diversos países nos segmentos de exploração, desenvolvimento, produção, refino, processamento, comercialização e transporte de petróleo bruto, produtos derivados, gás natural e outros hidrocarbonetos. É uma das empresas com maior valor de mercado negociadas na B3, Bolsa de Valores Brasileira.

No fim de Novembro/2020, a empresa apresentou detalhes sobre o plano estratégico até 2025, junto com as atualizações sobre a transformação cultural em curso. Veja aqui o documento oficial.

Grande potencial de lucros

Conforme observação da BTG Pactual, a administração da Petrobras está tentando garantir que toda a empresa esteja alinhada, e o uso das métricas de EVA (Valor Econômico Adicionado) como parte das metas de 2021 é mais uma prova disso. A mensagem de desalavancagem mais forte, dividendos mais altos e um maior compromisso com o ESG esteve presente ao longo da apresentação.

O maior foco na eficiência de capital foi resumido da seguinte forma: novos investimentos precisam ser economicamente viáveis a US$ 35/b Brent e, ao mesmo tempo, ter baixas emissões de carbono. Mesmo a recuperação recente em Brent não deve mudar isso, de acordo com a administração, o que explica por que o novo plano de investimentos de 5 anos está agora 28% abaixo dos níveis do ano passado.

Se as vendas de ativos forem incluídas, a curva de produção de 5 anos não implica nenhum crescimento em relação a 2020, embora também implique que o pré-sal atingiria 80% da produção de petróleo (contra 69% em 2020), conduzindo a retornos mais fortes com um baixo custo de extração por barril. Mais do que nunca, a PETR se tornará uma máquina de dinheiro, afirma BTG Pactual.

Onde estão os riscos?

A Petrobras está exposta a uma série de riscos: como as fortes oscilações da commoditie (petróleo), a possibilidade de atrasos nos investimentos das novas plataformas, o ambiente político do país e algum eventual contratempo em relação ao plano de desinvestimento dos ativos.

Se você ainda não é Acionista Premium, convidamos você a conhecer mais sobre o nosso trabalho. Assim, oferecemos 7 dias grátis, sem burocracia chata em caso de cancelamento ao término do seu período de testes. Confira aqui.