Publicidade
Publicidade
Publicidade

Ativa analisa empresa com plano de crescimento e dividendos extraordinários

Data da publicação

O portal Acionista.com.br aproxima investidores, informações e investimentos com conteúdos atualizados diariamente sobre o mercado financeiro e as companhias abertas nos diferentes meios digitais – website e redes sociais.

Destaques

Data da publicação

Confira a análise da Ativa Investimentos sobre empresa com plano de crescimento estratégico para os próximos anos. Dessa maneira, a corretora destaca companhia com bons fundamentos, uma gestão de histórico renomado e boa distribuição de proventos.

Ativa analisa Petrobras (PETR4)

A companhia expandiu suas expectativas quanto à produção esperada para os próximos anos. Antes esperando uma produção total de óleo de 2,3 MM barris/dia durante os anos de 22 a 25, a companhia agora estipulou avançar anualmente em 0,1 MM/dia frente a meta anterior chegando a 2,8 MM em 2026.

A nova curva já contempla os desinvestimentos auferidos e prevê que a produção em águas profundas e ultraprofundas representará 92% do total produtivo em 2022, devendo ainda atingir a integralidade da produção em 2026, ficando a produção do pré sal responsável por 79% deste total ao final do período.

Publicidade

Os investimentos previstos foram elevados para U$D 68 bilhões vs. U$D 55 Bi no plano anterior, sendo que 84% seguirá sendo destinado à Exploração & Produção (mesma proporção de um ano atrás).

Destacamos que o pré sal será responsável por 67% do capex de E&P no período. Para 2022, os investimentos serão de U$D 22 bi enquanto de 2023 em diante, o montante será de U$D 15 bi/ano.

Dividendos Trimestrais

Após alcançar o trigger de envidamento bruto de U$D 60 bilhões antes do previsto, a companhia passará a utilizar o valor de U$D 65 bi para fins de definição da forma de pagamento de proventos.

Com relação à estes, tais passarão a ser pagos trimestralmente, somarão ao menos U$D 4 bilhões em anos em que o Brent médio registrado for de pelo menos de U$D 40 e no caso da dívida bruta estar abaixo dos U$D 65 bi, a companhia distribuirá 3/5 da diferença entre seu fluxo de caixa operacional e os investimentos auferidos.

A política permite ainda o pagamento de dividendos extraordinários quando as condições supracitadas não forem reunidas.

Desinvestimentos e Agenda Verde são os pontos negativos

Petrobras planeja vender entre US$ 15 e U$D 25 bilhões em ativos. Após a venda de múltiplos campos non-core e de duas refinarias, houve uma sensível redução da banda esperada frente ao plano anterior, que previa a venda de U$D 25 a U$D 35 bi em ativos durante 21-25.

A companhia não informou detalhes sobre o estágio da venda de refinarias, que segue atrasada frente ao cronograma acertado anteriormente com o CADE.

Publicidade

A companhia incluiu U$D 1,8 bi em projetos visando a descarbonização de suas operações. Sem alocar capex ou entrar em mais detalhes, o plano também ressalta a possibilidade da companhia diversificar os seus negócios de modo a reduzir sua dependência de combustíveis fósseis à partir da criação de uma governança voltada à aprovação de projetos que alinhem diversificação e rentabilidade.

Ainda que esteja presente no plano, o o trato e os montantes alocados à agenda verde são tímidos do ponto de vista absoluto e relativo, sobretudo se levarmos em comparação os valores assumidos pelo plano frente aos auferidos pelos pares internacionais.

A Ativa mantém recomendação Neutra e Preço Alvo a R$ 32,50.


Encontre o que você precisa

Personalize da forma que achar melhor e tenha o seu acesso conforme a sua preferência:

Em pouco cliques, customize quais assuntos você quer que apareçam na sua home.

Salve conteúdos para ler quando quiser e não perca nenhuma atualização.

Tudo isso pelo Meu Feed, no Clube Acionista.

A transparência para as suas decisões de investimentos.

Encontre relatórios de instituições concorrentes, compare entre as sugestões e deixe de ter que se cadastrar em cada canto da internet para receber suas notificações preferidas.

Conheça o Clube Acionista, a plataforma que reúne diversos especialistas do mercado em um só lugar. A facilidade de não precisar sair procurando por boa informação em diferentes canais.

Publicidade

A cobertura completa para atrair bons investimentos

APROVEITE!

Autor

O portal Acionista.com.br aproxima investidores, informações e investimentos com conteúdos atualizados diariamente sobre o mercado financeiro e as companhias abertas nos diferentes meios digitais – website e redes sociais.

Receba informações do mercado financeiro no seu celular gratuitamente

Compartilhe esse post nas suas redes!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email

Você pode se interessar por

Publicidade

Leia também

Publicidade

Advertência

Declaramos que o Portal Acionista.com.br não se responsabiliza pelas informações divulgadas neste site e qualquer outro canal, tanto referente às matérias de produção própria , quanto matérias ou análises produzidas por terceiros ou reproduzidas de links autorizados, publicados nas nossas páginas a partir de uma seleção criteriosa, porém sem garantir sua integralidade e exatidão. Matérias e  análises produzidas por terceiros são de inteira responsabilidade dos mesmos. As informações, opiniões, sugestões, estimativas ou projeções referem-se a data presente e estão sujeitas à mudanças conforme as condições do mercado, sem prévio aviso. Informamos, ainda, que o Acionista.com.br não faz qualquer recomendação de investimento e que, portanto, não se responsabiliza por perdas, danos, custos e lucros cessantes decorrentes de operações financeiras de qualquer tipo, enfatizando que as decisões sobre investimentos são pessoais.
Importante lembrar sempre: ganhos passados, não são garantia de ganhos futuros.

Publicidade
Publicidade

Telegram Acionista

Os principais destaques do mercado! A melhor cobertura.

Esse site usa cookies para personalizar o conteúdo, propagandas e acompanhar o tráfego de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade.