Confira abaixo cinco iniciativas de gestores de FIIs, reunidas pela Ativa Investimentos, que estão sendo utilizadas para mitigar os riscos na crise e demonstrar o quanto isso pode ajudar no desempenho dos Fundos.

Ativa em contato com gestores

Desde o início dos rumores da crise, os analistas da Ativa estiveram em contato com alguns gestores e acompanhamos os relatórios e comunicados de diversos Fundos. Assim, compilaram as principais estratégias e esforços que estão sendo adotadas como medidas de enfrentamento a crise.

Negociação com cada locatário

Com o momento instável na economia, muitos locatários estão buscando os Fundos para negociação de aluguéis, aumento de prazos e carência. Portanto, o papel desempenhado pelos gestores neste caso é considerar as propostas tentando evitar ao máximo o problema do free-rider: o inquilino que não passa dificuldades financeiras por conta da crise, mas tenta se aproveitar da situação inserida para negociar melhores condições.

Dessa maneira, os FIIs que estão analisando caso a caso criteriosamente e não estão criando uma “padronização” de negociação para o pagamento de aluguéis são mais estáveis nesses momento, passando maior segurança aos cotistas, além de construir um elo de confiança com seus locatários.

Diversificação de riscos

Na particularidade que estamos passando, estar com apenas uma ou poucas fontes de receita pode representar um maior risco para o resultado de um FII.

Desse modo, obviamente existem casos que fogem a exceção, porém a Ativa prefere os Fundos que contam em seu porfólio com maior diversificação de locatários em setores da economia, imóveis e regiões.

Diminuição de custos

Devido as medidas de restrições, muitos escritórios, galpões, shoppings, entre outros, estão fechados ou operando parcialmente. Desse modo, visto que esses imóveis não estão sendo utilizados, há espaço para que a gestão minimize os custos desses imóveis.

Assim, muitos Fundos estão atentos e tentando reduzir ao máximo suas despesas para entregar bons resultados, na medida do possível, para os cotistas. Alguns custos podem também ser negociados para pagamento posterior, ou seja, carregar a dívida para um momento financeiro mais favorável.

Estabilidade dos rendimentos

Devido a imprevisibilidade de receitas para os próximos meses, alguns FIIs optaram por distribuir rendimentos menores do que o Resultado Financeiro do mês, ou seja, estão acumulando reservas para caso tenham algum imprevisto nos próximos meses.

Dessa maneira, embora isso proporcione ao cotista menores rendimentos no momento, resulta em rendimentos mais estáveis para os próximos meses. Os analistas da Ativa veem de forma positiva este tipo de distribuição, pois colabora no planejamento do investidor.

Além disso, mesmo que o fundo decida por acumular em determinado período de tempo parte do seu lucro para estabilizar os rendimentos, o mesmo é obrigado a distribuir a seus cotistas, no mínimo, 95% dos lucros auferidos no final de cada semestre.

Oportunidade de investimento, mas com cautela na visão da Ativa

Em momentos de crise e grande desvalorização nas cotas de Fundos Imobiliários, os FIIs que possuem caixa tiveram a oportunidade de compra e, dessa forma, muitos foram às compras e zeraram o caixa enquanto outros foram mais pacientes e cautelosos.

Desse modo, na prática, possuir caixa em momento de crise concede maior poder de negociação ao comprador, pois nesse momento muitas pessoas e empresas estão precisando de recursos e podem vender seus ativos mais baratos. A visão da Ativa é de que a crise ainda está em processo e talvez não chegamos no seu extremo.

Além disso, os analistas também consideram que o isolamento pode perdurar mais algumas semanas ou meses. Isso acaba por agravar ainda mais a economia e, portanto, preferem fundos que estão mais cautelosos, comprando aos poucos e com pensamento de comprar ativos de qualidade. Enfim, a Ativa entende que esses Fundos podem trazer excelentes ganhos no longo prazo.

A principal referência do mercado financeiro

Aqui no Acionista você tem a oportunidade de ler, comparar e decidir.

Trabalhamos em prol do investidor, aproximando em apenas um local diversas opiniões, sugestões e expectativas para o mercado.

FAÇA PARTE DO NOSSO TELEGRAM

Tempo é dinheiro. Poupamos seu tempo para que você foque no dinheiro.

Publicidade

Clube Acionista

A maior cobertura para impulsionar sua carteira de investimentos

Agendas

Saiba quando as empresas vão pagar antes de investir.

Análises

Veja análises dos bancos e corretoras em um só lugar.

Carteiras

Replique carteiras dos bancos e corretoras para investir com segurança.

Recomendações

Descubra a média de recomendações de empresas e fundos.

Clube Acionista

A maior cobertura para impulsionar sua carteira de investimentos

Agendas

Análises

Carteiras

Recomendações

Comece agora mesmo seu teste grátis