Acidentes graves e até com óbitos são cada vez mais comuns em silos. Apesar de todo o trabalho orientativo feito principalmente pelo segmento cooperativismo quanto à necessidade do uso de EPI (Equipamento de Proteção Individual), sempre ocorrem casos de negligência por parte de alguns colaboradores.

Dois jovens prodígios nos Estados Unidos, ávidos novas tecnologias, conseguiram um feito grandioso e que pode ser a alternativa para mitigar acidentes nessas estruturas. Trata-se do Grain Weevil, um robô do tamanho de um cortador de gramas projetado para se movimentar na superfície de grãos armazenados. A movimentação feita pelo equipamento agita os grãos, dissolvendo as crostas e evitando acúmulos.

O Grain Weevil executa diversas funções essenciais, como nivelamento do grão, quebra de crostas e pontes, remoção de grãos das paredes e direcionamento para o trato de extração. Equipado com duas roscas motorizadas, o robô redistribui os grãos armazenados de maneira eficiente.
Os criadores são Ben Johnson e Zane Zents. Em meio a projetos de robóticos, ambos foram desafiados por um amigo a desenvolver um robô capaz de realizar esses serviços, evitando a necessidade do ser humano ser obrigado entrar nos silos para armazenagem de grãos. Nos Estados Unidos, os acidentes dessa natureza resultam e média na morte de 20 pessoas por ano por consequência de sufocamento. Hoje, nos Estados Unidos, são perto de 450 mil fazendas com instalações dedicadas aos grãos.

Além dos mais, a exposição prolongada ao pó do grão provoca doenças pulmonares. O Grain Weevil possui brocas de plástico giratórias na parte inferior, auxiliando na movimentação dos grãos para os lados. Operado por controle remoto, o robô realiza uma inspeção completa da área do depósito.

Com 13 kg, o robô é capaz de realizar o trabalho de um adulto em metade do tempo, sem expor os trabalhadores e agricultores a riscos significativos. Mesmo em caso de soterramento acidental, o robô consegue escalar até um metro e meio sob a montanha de grãos, mantendo seu funcionamento e conexão com o controle remoto.

Notícia publicada originalmente em: https://ruralnews.agr.br/agricultura/novas-tecnologias/assista-robo-reduz-risco-de-acidentes-de-agricultores-em-silos

Publicidade

CONHEÇA A COBERTURA QUE VAI

AUMENTAR SEU DINHEIRO NOS INVESTIMENTOS

Agendas, Análises, Recomendações, Carteiras e muito mais!