A rede de atacarejo do Grupo Pão de Açúcar, Assaí, deve expandir sua operação entre o segundo semestre e o começo de 2022, passando a realizar vendas também no meio digital para empresas.
Em 2020, a empresa faturou quase R$ 36 bilhões; alta de 29,3% sobre o ano anterior, com lucro líquido de R$ 1 bilhão, um avanço de 25%.
Atualmente, a rede atua sob os moldes do atacarejo, vendendo tanto a consumidores quanto a companhias (os transformadores, nome dado ao grupo de bares, restaurantes e hotéis).
No entanto, o Assaí ainda não possui uma força de vendas específica para fechar contratos diretamente com as empresas; com maior escala e grande volume de financiamento.
Já o seu concorrente Atacadão, do grupo Carrefour, vem explorando esse braço de atacado com 1,7 mil representantes no país. Segmento que hoje corresponde por 15% a 20% de suas vendas totais, segundo jornal Valor Econômico.
O Assaí estuda ainda a entrada na venda on-line direta para empresas (de produtos de seu próprio estoque). Está descartada a abertura neste momento de uma operação de “marketplace”, que consiste na comercialização de itens de terceiros, ou de venda a consumidores. Além disso, foca também no projeto de expansão das suas lojas.
Impacto: Positivo. O objetivo da expansão das áreas de atuação da rede, é de avançar com o modelo de atacarejo até ganhar presença nacional. Entre outros projetos que fazem parte de sua estratégia de crescimento estão a venda online direta para empresas e a expansão de lojas, prevendo um número de inaugurações superior que a média dos últimos anos, em 28 para 2021 e 25 para 2022 e 2023.
Clube Acionista
A maior cobertura para impulsionar sua carteira de investimentos
Agendas
Saiba quando as empresas vão pagar antes de investir.
Análises
Veja análises dos bancos e corretoras em um só lugar.
Carteiras
Replique carteiras dos bancos e corretoras para investir com segurança.
Recomendações
Descubra a média de recomendações de empresas e fundos.