Se você consegue poupar dinheiro todo mês, considere-se na frente de uma grande maioria. Segundo pesquisa da SPC Brasil em parceria com a Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas, apontam que 67% dos brasileiros não conseguem poupar.

Na pesquisas, as pessoas alegam como as principais justificativas:

Renda muito baixa (40%);
Imprevistos financeiro (18%);
Reformas em andamento (15%);
Descontrole das próprias contas (13%).

O foco da pesquisa é buscar as respostas das pessoas, na qual, apesar de se tratar de um tema delicado, o brasileiro não possui educação financeira adequada. Ou seja, se você em algum momento tratou deste tema na escola ou com seus pais, já pertence à um exceção à regra.

As vantagens de quem consegue poupar dinheiro todo mês

A lógica de cuidar do dinheiro é básica, envolve apenas fazer sobrar uma quantia mínima do se ganhou no início do mês, lembrando sempre que o dinheiro tem um limite.

Portanto, o primeiro passo é compreender a real situação financeira de forma totalmente individual para conseguir se organizar. Isso envolve questões como:

Há dívidas?
Gasta mais do ganha?
Há espaço para economizar um valor mínimo?

Se para a terceira pergunta a resposta foi “sim”, é preciso se perguntar:

Há dinheiro separado para a reserva de emergência?

Se você já tem essa cobertura de proteção, está na hora de pensar na forma como você aplica o excedente de dinheiro poupado, partindo para alternativas que atendem o perfil de investidor.

Poupar dinheiro todo mês, não é “cortar o cafézinho”, mas sim, entender o que acontece com o dinheiro uma vez que ele entra para a sua conta. A grande maioria acredita que todo gasto é de real necessidade, contudo, poucos avaliam se isso é realmente uma opinião racional ou emocional que leva ao desperdício.

Seguindo a técnica do livro Pai Rico, Pai Pobre o hábito de comprar ativos e não passivos é justamente um jeito interessante de usar o dinheiro ao longo do tempo. Ou seja, é o ato de comprar mais bens que podem render frutos no futuro do que coisas que nos acrescentem em despesas adiante.

Publicidade