Entenda o porquê do segmento de shoppings ser um dos preferidos dos analistas que buscam pelos melhores FIIs.

Resiliência

O segmento de shoppings centers em FII é considerado um exemplo de resiliência, devido ao seu desempenho durante a recessão, onde sua performance, ainda que impactada de forma negativa, continuou dando bons frutos aos seus investidores.

Adaptação

Com crescimento expressivo nos últimos anos, os shoppings centers brasileiros estão cada vez mais engajados com assuntos relacionados à mobilidade urbana. Atualmente, 85% dos shoppings possuem vagas para bicicletas e 11% para carros elétricos. Outra tendência que cresce no setor é permitir a presença de animais domésticos já encontrada em 91% dos shoppings do país.

Crescimento

O segmento é um potencial beneficiário da recuperação do consumo nos próximos anos, além de continuar apresentando grande tendência de consolidação. 

Redução do desemprego

O desemprego já vem mostrando queda, apesar de permanecer acima de dois dígitos e se beneficiar do crescimento dos empregos informais. Ainda assim, essa queda deve surtir efeito direto no aumento do consumo e naturalmente no fluxo de pessoas nos shoppings.

Complexo Multiuso

Essa modalidade vem crescendo recentemente, onde os shoppings e seus terrenos são mais do que só shoppings. Além de uma boa localidade, os shopping centers estão se tornando grandes complexos integrados para atender as necessidades dos visitantes que procuram “resolver a vida” em um único lugar. Entre os empreendimentos interligados aos shoppings estão: condomínio empresarial (63%), hotel (36%), centro médico e/ou ambulatório (29%), condomínio residencial (18%), faculdades/universidades (27%) e outros (34%). Com isso, com mais pessoas buscando opções próximas ao shopping ou até mesmo no shopping, mais eles serão frequentados, o que garante uma boa receita aos fundos.

E-commerce

Muitos grupos administradores de shopping center têm buscado alternativas para se adaptar ao modelo hibrido para conectar o e-commerce ao shopping. Os shopping centers têm se tornado empreendimentos que geram conveniência ao consumidor e provoca experiências de consumo distintas dos tradicionais centros de compras. Atualmente, mais voltado para alimentação, lazer (eventos temáticos e cinemas), supermercados, salão de beleza e cabelereiro, além de lojas de vestuário. Dessa maneira, tenta blindar uma eventual redução de vendas com serviços de geração de receita recorrente.

Como você deve aproveitar isso

Primeiramente devemos ressaltar que, assim como ocorre em ações, não é o setor que indicará como o Fundo Imobiliário escolhido irá desempenhar. Tudo depende da eficiência da gestora na alocação de recursos, e do quão barato em relação ao valor intrínseco você compra o FII.

Mas como escolher qual comprar?

Observar as carteiras recomendadas pelas corretoras é sempre importante para ter noção do que os analistas estão recomendando e assim entender o porquê dessas escolhas.

Além disso, também temos relatórios setoriais e analíticos das mesmas na página de FIIs.

Nessa mesma página existe um ranking dos FIIs mais sugeridos do mês, e ao escolher os ocupantes das primeiras colocações, certamente a escolha se torna mais segura. Você pode acessar tanto os relatórios quanto o ranking clicando aqui.

Após isso, basta desfrutar dos maravilhosos dividendos mensais que passarão a entrar na conta da sua corretora, mas sempre mantendo o controle e o acompanhamento.

Fontes: Guide, Ativa, XP Investimentos.

Publicidade

Clube Acionista

A maior cobertura para impulsionar sua carteira de investimentos

Agendas

Saiba quando as empresas vão pagar antes de investir.

Análises

Veja análises dos bancos e corretoras em um só lugar.

Carteiras

Replique carteiras dos bancos e corretoras para investir com segurança.

Recomendações

Descubra a média de recomendações de empresas e fundos.

Clube Acionista

A maior cobertura para impulsionar sua carteira de investimentos

Agendas

Análises

Carteiras

Recomendações

Comece agora mesmo seu teste grátis