As empresas que geralmente distribuem dividendos 4 vezes ao ano

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email

Enquanto muitos estão preocupados em encontrar a ação com altíssimo retorno, poucos observam que antes do lucro precisamos sobreviver.

“O risco é a coisa mais importante” como diz Howard Marks  um investidor e escritor americano, com um livro conhecido e recomendado O Mais Importante para o Investidor, co-fundador e co-presidente da Oaktree Capital Management, o maior investidor em títulos de risco em todo o mundo.

O tema é defendido muito em virtude de que a perda gera muito mais impacto do que os ganhos, pois perder 1 real tem um impacto maior do que ganhar 1 real. Uma das provas de perda está na relação do quando o ativo precisaria voltar a subir para retomar em patamares “0x0”.

SE CAIRPRECISA SUBIR
10%11,11%
20%25%
30%42,86%
40%66,67%
50%100%
60%150%
70%233,33%
80%400%
90%900%

Se você concorda com o raciocínio, o devido gerenciamento de risco deveria ser o fator mais importante na hora de escolher onde investir. Assim, optando pela preservação patrimonial antes de se expor a um cenário mais vulnerável.

Entre as alternativas da Bolsa, entramos nas empresas pagadoras de dividendos. Essas que, basicamente, possuem boa geração de caixa, por serem mais consolidadas no mercado, maduras e resilientes, por consequência, também oferecendo maior solidez (menos risco) em períodos de crise em comparação com aquelas menores, alavancadas e em busca de acelerar o crescimento.

Portanto, servem de opção para quem necessita equilibrar a carteira (diminuindo o risco e volatilidade) e para quem tem o foco na criação de um portfolio exclusivo com ativos pagadores de proventos.

Viver de renda

Talvez, este, seja um dos desejos mais cobiçados pela maioria dos brasileiros. Um país que é classificado como emergente, não atoa, pois demanda de muito crescimento, mas oferece, entre incertezas e pouca garantia de estabilidade, o risco como grande fator inerente. Tornando a renda extra (aquele dinheiro entrando na conta todo mês) altamente atraente e sedutora para qualquer indivíduo local.

E como adicional, entre crises ainda precisamos lidar com baixo rendimento da renda fixa por estarmos vivendo em taxas de juros em mínimas históricas. Desta forma, obrigando aquele que não quer perder poder de compra (inflação) à buscar investimentos alternativos e lucrativos que oferecem um mínimo de previsibilidade e confiança.

Neste caso, como solução, há o investimento em boas empresas pagadoras de dividendos que podem gerar retornos entre 5% a 7% ao ano. Desconsiderando que estamos falando de renda variável, somente para usar como efeito comparativo, este retorno hoje equivale a 300% aprox. do ganho em renda fixa – nos referimos ao comparativo pois apesar da renda fixa não estar rendendo na mesma proporção, ainda defendemos como uma alocação ideal para ter na carteira e que não deveriam ser substituídas.

O benefício dos dividendos ainda pode incluir a isenção de IR e a possibilidade de valorização da ação da empresa ao longo do tempo.

Se você é um desses milhares de brasileiros que sonham em obter renda extra por meio dos dividendos pagos por empresas listadas em Bolsa, listamos o nome das ações que geralmente pagam proventos 4 vezes ao ano.

Conhecer quando as empresas pagam significa ter que comprar as ações de todas? Não! Só saber as datas não é suficiente.

Como saber quais empresas ter na carteira?

Esse é o grande problema de muitos investidores, são diversos fatores para analisar e separar entre o que vale ou não vale a pena. São muitas empresas, diversos indicadores e você provavelmente tem suas tarefas diárias com as quais deve se ocupar.

Por isso, aqui, encurtamos o seu caminho. São diversas carteiras recomendadas que você pode comparar via cada sugestão e análise de especialistas que realizam todo o trabalho de pesquisa por você. Logicamente, cada profissional possui uma opinião diferente e aqui no Acionista você pode observar e comparar os porquês.

Nossa equipe reúne entre categorias nas Principais Recomendações, aquelas, dentro de um consenso, mais sugeridas com um acompanhamento de cada ideia de forma mais exclusiva.

Você pode acompanhar todas as sugestões, o calendário de distribuição dos proventos, a diversidade de opinião, o racional de cada ideia e decidir se faz sentido para a sua carteira.

Investir de forma consciente lhe deixa preparado caso aconteça algum imprevisto indesejado ao longo do ano. Se nada acontecer, terá a liberdade e dinheiro no bolso para continuar perseguindo os seus objetivos.

Veja as empresas que pagam dividendos 4 vezes ao ano

O compilado é com base no histórico de distribuição, portanto, algumas empresas podem não apresentar a mesma periodicidade por questões internas e/ou atual situação financeira. Contudo, serve de base para se programar e conferir em nossa Agenda de Proventos com a devida antecedência para participar das distribuições.

EMPRESA(1)(2)(3)(4)
Bancos
BANCO DO BRASILFEVEREIROMAIOAGOSTONOVEMBRO
BANRISULFEVEREIROMAIOAGOSTOOUTUBRO
SANTANDERMARÇOJUNHOSETEMBRODEZEMBRO
Industrial
TUPYMARÇOMAIOAGOSTONOVEMBRO
IOCHPE-MAXIONFEVEREIROJUNHOSETEMBRODEZEMBRO
WEGMARÇOJUNHOSETEMBRODEZEMBRO
Holding
MONTEIRO ARANHA MARÇOMAIOJULHOSET – (5)DEZ.
Locação
UNIDASMARÇOJUNHOSETEMBRODEZEMBRO
MOVIDAMARÇOJUNHOSETEMBRODEZEMBRO
LOCALIZAFEVEREIROJUNHOSETEMBRODEZEMBRO
Siderurgia
GERDAUFEVEREIROMAIOAGOSTONOVEMBRO
GERDAU MET.FEVEREIROMAIOAGOSTONOVEMBRO
Papel e Celulose
KLABINJANEIROABRILJULHOOUTUBRO
Saneamento
COPASAFEVEREIROJUNHOSETEMBRONOVEMBRO
Saúde
ODONTOPREVABRILJUNHOSETEMBRODEZEMBRO
HERMES PARDINIABRILJUNHOSETEMBRONOVEMBRO
Serviço Financeiro
B3ABRILJUNHOSETEMBRODEZEMBRO
CIELOJANEIROABRILJULHOOUTUBRO
Telecomunicação
TELEFÔNICA (VIVO)FEVEREIROABRILJUNHOSET (5)DEZ.
Construção Civil
TENDAABRILJUNHOAGOSTONOVEMBRO
Comércio
HYPERAMARÇOJUNHOSETEMBRODEZEMBRO
LOJAS RENNERMARÇOJUNHOSETEMBRODEZEMBRO
PÃO DE AÇUCARABRILJUNHOSETEMBRONOVEMBRO
RAIA DROGASILMARÇOJUNHOSETEMBRODEZEMBRO
Vestuário
GRENDENEFEVEREIROABRILAGOSTOOUTUBRO
AREZZOABRILJUNHOSETEMBRODEZEMBRO
CIA HERINGMARÇOMAIOOUTUBRODEZEMBRO

Dentre todas as empresas, incluímos duas que podem distribuir dividendos até 5 (cinco) vezes ao ano, que são:

(1)Monteiro Aranha (MOAR3), Holding especializado em atuar diretamente em investimentos de projetos, que tende a distribuir dividendos entre os meses próximos de Março, Maio, Julho, Setembro e Dezembro.

(2) Vivo (VIVT3), empresa do grupo Telefônica Brasil e um dos principais conglomerados de comunicação do mundo, também distribui dividendos aproximadamente em Fevereiro, Abril, Junho, Setembro e Dezembro.

A tabela é útil para organizar a carteira deixando-a próxima do recebimento de dividendos mensais, com a possibilidade de escolher entre diversas empresas e setores de sua preferência.

Receba conteúdos diariamente por e-mail

Acionista.com.br

Acionista.com.br

O portal Acionista.com.br aproxima investidores, informações e investimentos com conteúdos atualizados diariamente sobre o mercado financeiro e as companhias abertas nos diferentes meios digitais – website e redes sociais.

Você pode se interessar por

Publicidade

Receba notícias pelo Telegram

Leia também

Tire dúvidas sobre investimentos

Últimas atualizações sobre

Advertência

Declaramos que o Portal Acionista.com.br não se responsabiliza pelas informações divulgadas neste site e qualquer outro canal, tanto referente às matérias de produção própria , quanto matérias ou análises produzidas por terceiros ou reproduzidas de links autorizados, publicados nas nossas páginas a partir de uma seleção criteriosa, porém sem garantir sua integralidade e exatidão.
Matérias e  análises produzidas por terceiros são de inteira responsabilidade dos mesmos. As informações, opiniões, sugestões, estimativas ou projeções referem-se a data presente e estão sujeitas à mudanças conforme as condições do mercado, sem prévio aviso.
Informamos, ainda, que o Acionista.com.br não faz qualquer recomendação de investimento e que, portanto, não se responsabiliza por perdas, danos, custos e lucros cessantes decorrentes de operações financeiras de qualquer tipo, enfatizando que as decisões sobre investimentos são pessoais.
Importante lembrar sempre: ganhos passados, não são garantia de ganhos futuros.

Já acessou o
Clube Acionista hoje?

A conexão certa para seus investimentos

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.