As empresas com maior DY nos últimos 12 meses e quais as indicações para 2021

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email

O que comprar neste momento? Neste material você verá as empresa que mais remuneraram os acionistas via distribuição de Proventos neste ano e quais são as sugestões entre as empresas pagadoras de dividendos para 2021.

Respondendo a primeira pergunta, como investidores, estamos em busca daquilo que é mais rentável dentro de um limite de aceitação ao risco pessoal. Topamos pagar por algo que apresente uma possibilidade de retorno. Nesta linha, o caminho apropriado é a diversificação, que é a montagem de posições pequenas, espalhadas em alternativas que oferecem diferentes prêmios de risco.

O mercado geralmente tem uma tendência de antecipar os movimentos, extrapolando para o longo prazo algo que está acontecendo agora. Ou seja, projetando, via provas de perenidade e fundamentos, a consequência no futuro com algo que está em curso.

Walter Schloss, um super investidor que ao longo de 40 anos como gestor de fundos de investimento garantiu lucros médios de 16% ao ano, seguidor de Bejamin Grahan – pai da analise fundamentalista – via estratégias de Value Investing, lembra que lucros e geração de caixa são mais voláteis do que bens e direitos de uma companhia. Portanto, em momentos que o mercado está muito volátil, os lucros e o Ebtida tendem a oscilar muito; por outro lado, os ativos que a empresa possui continuarão estáveis. No momento em que os períodos desfavoráveis passam – eles sempre passam – os ativos de qualidade tendem a voltar a rentabilizar de forma adequada. Para ele, o mais importante como investidor é permanecer fiel a si mesmo e conhecer suas forças e fraqueza.

O momento demanda de pensar fora das euforias momentâneas, de buscar empresas sólidas, com resultados previsíveis e resilientes para ajustar a base de uma carteira forte em prol da preservação de capital e multiplicação de longo prazo. Consistência é o segredo do negócio.

As empresas com maior DY nos últimos 12 meses

Com o cenário de juros baixos as empresas pagadoras de Dividendos se tornam atrativas por apresentarem a possibilidade de uma renda passiva, com foco em gerar caixa sem se preocupar tanto com as variações de preços das ações no curto prazo.

Em 2020, o rendimento dos dividendos de algumas empresas brasileiras já superaram a taxa básica de juros brasileira (Selic), se tornando uma boa alternativa para os investidores. Confira os desempenhos:

EmpresaDividend Yield (DY)
CSMG317,3%
BBSE313,8%
ENAT310%
TAEE119,5%
ROMI39,4%
VIVT47%
SMLS36,7%
CESP66,5%
DIRR36,3%
BRAP46,3%
SANB116,3%
GOAU45,8%
CPFE35,9%
TIET115,8%
GUAR35,4%
CGAS35,3%
CAML34,9%
CSMG34,9%
CPLE64,5%
BMGB44,8%
ELET64,6%
MYPK34,6%
VALE34,5%
ABCB44,3%
EGIE34,3%
CMIG44,3%
PSSA34,3%
CYRE34,2%
ITUB44,2%
Fonte: BB Investimentos, Necton, Mirae Asset

Quais as indicações para 2021

A maneira segura para enriquecer é fazer aos poucos. A melhor hora de montar uma carteira é agora, de certa forma, passamos muito tempo pensando no melhor momento de entrar esquecendo do custo de estar fora de cada oportunidade.

A forte queda da Bolsa em 2020, no início do ano, fez alguns investidores aproveitarem para comprar ativos de empresas boas e pagadoras de dividendos. E agora, se você foi um destes ou não, deve estar se perguntando: Quais serão as oportunidades que pagam dividendos em 2021?

Segundo diversos analistas, há empresas que além de estarem com projeções atrativas de remuneração via dividendos, também estão com preços descontados dando a possibilidade do investidor ganhar com a renda passiva e na valorização do ativo. Você pode acompanhar diversas sugestões pontuais em nosso ambiente de Principais Recomendações que reúne a opinião de vários em um só lugar.

Entretanto, reunimos algumas sugestões por aqui:

Segundo Suno, as 3 sugestões para o ano é: Itaúsa (ITSA4), Telefônica Brasil (VIVT4) e Taesa (TAEE11). Segundo a casa, a queda dos preços dos ativos e as possibilidades de retorno com os dividendos tornam as empresas entre as favoritas para 2021.

A casa de análise Levante, também tem a Itaúsa (ITSA4) como sua principal recomendação para 2021, considerando a qualidade e o potencial das ações.

Entre as Corretoras, a XP Investimentos, listou as 25 ações sob cobertura da corretora que podem pagar Dividend Yield acima de 2% ao ano.

EmpresaDiv. Yield 2021 (projeção)
VALE39,5%
EGIE38,4%
TIET117,9%
SAPR117,6%
BBAS37,6%
CMIG47,5%
TAEE117,3%
SANB117,0%
ITUB46,6%
TRPL46,4%
BBSE36,4%
BBDC46,3%
CESP66,0%
ENBR35,8%
PETR45,0%
CIEL34,2%
PETR34,0%
PSSA43,9%
TEND34%
CPLE63,5%
SULA113,3%
RADL32,9%
CSMG32,8%
UGPA32,7%
ABEV32,6%
Fonte: XP Investimentos

O cálculo de Dividend Yield é os proventos dos últimos 12 meses dividido pelo preço da ação.

Concluindo

A atratividade dos Dividendos está crescendo com as empresas oferecendo a oportunidade de renda passiva. A modalidade demanda de paciência e resiliência, estamos falando de renda variável, portanto os preços das ações não andarão em linha reta.

Os momentos de pessimismo do mercado – queda das ações – , se você está confiante com a empresa, é quando surgem as oportunidades para comprar mais ações por preços inferiores, podendo melhorar, por exemplo, o Yield on Cost dos ativos focados em dividendos. Pois a distribuição de Dividendos é com base no número de ações que você possui.

Qual o retorno esperado de uma carteira ao longo do tempo?

Este será um tema que trataremos mais afundo em outro momento. Se você está com muitas expectativas, sendo assediado por promessas de altíssimos retornos, lembre-se: as oportunidades de investimentos que prometem retornos exponenciais são acompanhados de riscos exponenciais.

O maior investidor de todos os tempos, Warren Buffett, construiu um império com rendimentos de 20% ao ano (se você acha que foi em linha reta, está muito enganado, estes 20% foram acompanhados de anos de 70% de lucro contra outros de -40% de prejuízo), portanto seria coerente pensar que não teremos a mesma performance. Então, se você tiver uma média de 6% ao ano, com base nos atuais patamares de juros + inflação, considere um ótimo desempenho.

A recompensa demanda de disciplina igualmente proporcional a sua paciência.

Consistência é o segredo do negócio.

No último material com foco em Dividendos, mostramos quais as empresas que pretendem pagar dividendos neste verão. Ao longo deste verão estaremos contribuindo com diversos materiais sobre Dividendos para você começar 2021 com o pé direito.

Obrigado por nos acompanhar até aqui.

Segue abaixo a chance de nos dar seu feedback e sugerir alguma pauta ou nos enviar dúvidas.

Formulário.

Até a próxima semana!

Equipe Acionista.

Receba conteúdos diariamente por e-mail

Acionista.com.br

Acionista.com.br

O portal Acionista.com.br aproxima investidores, informações e investimentos com conteúdos atualizados diariamente sobre o mercado financeiro e as companhias abertas nos diferentes meios digitais – website e redes sociais.

Você pode se interessar por

Publicidade

Receba notícias pelo Telegram

Leia também

Tire dúvidas sobre investimentos

Últimas atualizações sobre

Advertência

Declaramos que o Portal Acionista.com.br não se responsabiliza pelas informações divulgadas neste site e qualquer outro canal, tanto referente às matérias de produção própria , quanto matérias ou análises produzidas por terceiros ou reproduzidas de links autorizados, publicados nas nossas páginas a partir de uma seleção criteriosa, porém sem garantir sua integralidade e exatidão.
Matérias e  análises produzidas por terceiros são de inteira responsabilidade dos mesmos. As informações, opiniões, sugestões, estimativas ou projeções referem-se a data presente e estão sujeitas à mudanças conforme as condições do mercado, sem prévio aviso.
Informamos, ainda, que o Acionista.com.br não faz qualquer recomendação de investimento e que, portanto, não se responsabiliza por perdas, danos, custos e lucros cessantes decorrentes de operações financeiras de qualquer tipo, enfatizando que as decisões sobre investimentos são pessoais.
Importante lembrar sempre: ganhos passados, não são garantia de ganhos futuros.

Já acessou o
Clube Acionista hoje?

A conexão certa para seus investimentos

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.