Após Ibovespa ter queda de 4,37% em fevereiro, as carteiras mensais feitas pelos analistas das principais corretoras do país foram divulgadas com suas recomendações para março. Dessa forma, nós do Acionista compilamos as 3 ações mais recomendadas e suas teses abaixo.

Confira as 3 ações mais recomendadas pelos analistas

Vale (VALE3)

Os analistas possuem uma visão construtiva para a Vale. Destacam o foco do management no controle de custos, além da contínua redução de capex e endividamento. Além disso, os preços de minério continuam em patamares elevados (fruto da menor oferta no mercado), enquanto a empresa negocia a múltiplos descontados.

Alguns triggers são: (i) forte valorização do minério no mercado internacional e (ii) a maior demanda da China por minério de maior qualidade; além (iii) das melhorias operacionais, reflexo da forte redução de custo caixa, deverão compensar tais efeitos negativos e queda de produção.

Outro ponto importante foi o recente acordo para indenizar o estado de Minas Gerais na tragédia de Brumadinho em 2019, no valor de R$ 37 bilhões, com parcelas previstas para os próximos anos, suavizando o impacto no caixa da companhia e permitindo manter o pagamento de dividendos em níveis elevados.

Assim, a entrada em Vale nesse momento está em patamares interessantes, negociada a 3.5x EV/Ebitda, contra uma média de 5.0x do setor.

Desde que a Vale ingressou nas principais ações do mês, em junho de 2019, a empresa entregou de valorização maravilhosos 122,42%, contra apenas 15% do Ibovespa no mesmo período.

Com isso, quem confiou na tese de longo prazo dos analistas em um momento de muitas incertezas para as ações da companhia, obteve uma bela valorização em uma ótima empresa, geradora de muito caixa, com um retorno 10x acima do Ibovespa.

B3 (B3SA3)

A combinação de um pequeno crescimento do Lucro por Ação esperado para a B3 em 2021, combinado com os preços estáveis das ações das bolsas globais nos últimos meses, muito provavelmente está contribuindo para o recente desempenho inferior da B3.

Entretanto, a bolsa brasileira apresentará seus resultados do 4T20 nessa quinta-feira (04), e os analistas possuem a expectativa de números muito fortes. Além disso, os volumes de janeiro e fevereiro já apresentam crescimento adicional em relação às estimativas, com um volume de ações de R$ 37 bilhões até agora no trimestre. Dito isso, começam a acontecer revisões para cima dos lucros no horizonte, o que deve ser um importante gatilho para que as ações da B3 voltem a apresentar um desempenho superior.

Desde que a B3 passou a fazer parte das principais ações do mês, em dezembro de 2019, a empresa teve uma valorização de 22,32%, contra uma valorização de apenas 2,40% do Ibovespa no mesmo período.

Quanto maior o tempo do investimento, mais o mercado reconhece as boas empresas e paga por elas o que deveria. Nunca se esqueça, o curto prazo é incerto, mas no longo prazo, as cotações convergem para os fundamentos das empresas. Nesse sentido, em um pouco mais de um ano na carteira, a B3 acumula quase 10x o retorno do índice.

Bradesco (BBDC4)

O Banco Bradesco é um dos maiores bancos do setor privado no Brasil, atuando fortemente nos serviços bancários em geral, mas também com serviços de seguros representando aproximadamente 30% do lucro líquido recorrente.

Para os analistas, os principais drivers da ação são:

• Forte redução de agências e controle de despesas administrativas devem reduzir a pressão para a queda de receitas de serviços;

• Múltiplos relativamente baixos em relação aos seus pares com P/VP 1,5x contra Itaú 2x;

• Parceria entre o banco digital do Bradesco, o Next, com a corretora Ágora, que tende a favorecer os resultados da companhia fornecendo um portfólio de investimentos mais robusto para seus clientes.

Desde que o Bradesco passou a fazer parte das principais ações do mês, em maio de 2020, a empresa teve uma valorização de 25,38%, contra 41,41% do Ibovespa no mesmo período.

É válido lembrar que, com os impactos da pandemia, as empresas do setor bancário passaram por uma retomada mais demorada, ficando com um desempenho abaixo do índice.

Lembre-se sempre, as principais ações recomendadas são uma cobertura que absorve a opinião de mais de 15 corretoras e casas de análise, reunindo em um só lugar as empresas mais recomendadas. Se um especialista disser para você investir em uma ação, isso pode não ser definitivo para realizar o investimento, correto? Mas se uma grande maioria de analistas de DIFERENTES locais estão recomendando uma ação, esse é um ótimo motivo para você começar a ficar de olho em determinada empresa.

Fontes: BTG Pactual, Guide Investimentos e Necton

Tenha acesso a todas as teses dos analistas

CONFIRA AS PRINCIPAIS DO MÊS

Publicidade

Clube Acionista

A maior cobertura para impulsionar sua carteira de investimentos

Agendas

Saiba quando as empresas vão pagar antes de investir.

Análises

Veja análises dos bancos e corretoras em um só lugar.

Carteiras

Replique carteiras dos bancos e corretoras para investir com segurança.

Recomendações

Descubra a média de recomendações de empresas e fundos.

Clube Acionista

A maior cobertura para impulsionar sua carteira de investimentos

Agendas

Análises

Carteiras

Recomendações

Comece agora mesmo seu teste grátis