Com um cenário mais otimista para os mercados, as carteiras mensais feitas pelos analistas das principais corretoras do país foram divulgadas com suas recomendações para julho. Dessa forma, nós do Acionista compilamos as 3 ações mais recomendadas e suas teses abaixo.

Confira as top 3 ações recomendadas pelos analistas

Vale (VALE3)

Os analistas possuem uma visão construtiva para a Vale. Ressaltam o foco do management no controle de custos, além da contínua redução de capex e endividamento. Além disso, os preços de minério continuam em patamares elevados (fruto da menor oferta no mercado), enquanto a empresa negocia a múltiplos descontados.

No curto prazo, os papéis da mineradora devem continuar voláteis, reflexo do fluxo de notícias negativas em torno da empresa dados os danos de imagem à companhia e provisões para pagamento de multas e indenizações.

Algo que poderá aumentar o passivo de contingentes da Vale, além de atrasar também as concessões e licenças ambientais nas operações do Brasil. Os analistas acreditam que, (i) a forte valorização recente do minério no mercado internacional e (ii) a maior demanda da China por minério de maior qualidade; além (iii) das melhorias operacionais, reflexo da forte redução de custo caixa, deverão compensar os riscos de governança e ambientais da companhia.

Por fim, avaliam a entrada em Vale nesse momento a patamares interessantes, negociada a 3.9x EV/Ebitda, contra uma média de 6.1x do setor.

Petrobras (PETR4)

Desde o início da pandemia, os analistas confiam na resiliência de longo prazo da Petrobras, mesmo sob um ‘novo normal’ para os preços do petróleo, sustentado por ativos de Exploração & Produção de alto nível.

Embora continuem conservadores em relação ao ritmo de recuperação dos preços do petróleo, o foco da empresa em projetos de alto retorno na área do pré-sal significa que a empresa provavelmente poderá reduzir o ponto de equilíbrio do petróleo abaixo de US$ 30/barril, abrindo caminho para lucros sustentáveis a longo prazo.

Além disso, é esperado que os fundamentos comecem a pesar na ação no curto prazo. Como o pior momento para os mercados de petróleo parece agora estar no passado, os analistas acreditam que os investidores devam começar gradualmente a prestar mais atenção ao processo de desalavancagem e redução de riscos da empresa.

O desinvestimento de 50% de suas refinarias terá um papel importante nessa frente (espera-se que a companhia receba ofertas para seus principais ativos até o final do ano). No geral, o caso de investimento da Petrobras agora oferece uma recompensa de risco muito mais atraente.

B3 (B3SA3)

Os analistas recomendaram a ação da B3 com base na atuação integrada e verticalizada da bolsa, após a aquisição da Cetip, que deverá gerar ganhos de sinergia significativos (conforme já vem sendo demonstrado nos últimos resultados).

As ações da companhia tiveram forte valorização em 2019 (+63,26%) na esteira do crescimento massivo do número de investidores pessoas físicas, passando de 813 mil ao final de 2018 para 1,6 milhão ao final de 2019 e 2,48 milhões em maio de 2020.

Adicionalmente, o cenário de mais volatilidade pode gerar maior volume financeiro transacionado em bolsa, resultando em um incremento da margem líquida e geração de caixa para o próximo trimestre.

Os analistas acreditam no setor permanecendo com a concentração da B3, tendo em vista as altas barreiras de entrada impostas neste mercado. Além disso, a companhia se mostra sempre ativa na busca de introdução de novas oportunidades seja via M&A ou via crescimento orgânico através da introdução de novos produtos e estruturas no mercado brasileiro.

Fontes: BTG Pactual, Guide Investimentos e Necton

Tenha acesso a todas as teses dos analistas

CONFIRA AS PRINCIPAIS DO MÊS

Publicidade

Clube Acionista

A maior cobertura para impulsionar sua carteira de investimentos

Agendas

Saiba quando as empresas vão pagar antes de investir.

Análises

Veja análises dos bancos e corretoras em um só lugar.

Carteiras

Replique carteiras dos bancos e corretoras para investir com segurança.

Recomendações

Descubra a média de recomendações de empresas e fundos.

Clube Acionista

A maior cobertura para impulsionar sua carteira de investimentos

Agendas

Análises

Carteiras

Recomendações

Comece agora mesmo seu teste grátis