São tantos aprendizados com o Covid-19! Mas vamos nos deter em um: ter reserva financeira.

A imposição do isolamento social, levando a impossibilidade de trabalhar para a maioria das pessoas, seja por fazer parte do grupo de risco, seja por ter que assumir a lida da casa e filhos, ou não trabalhar ou  produzir para o seu sustento é absolutamente apavorante. Algumas empresas estão demitindo, outras vendo até quando suportam manter o pagamento dos salários e outras tentando o trabalho a distância.

Neste momento governos promovem liberações de dinheiro, ainda que mínimas para a sobrevivência dos autônomos ou trabalhadores informais.

Antes deste momento, a realidade econômica brasileira, já não era das mais favoráveis. Níveis de desemprego altos, com vislumbres de retomada econômica, que quer dizer, indústrias retomando produção, comércio reaquecendo, inflação controlada, poder de compra um pouco melhor. E mesmo diante deste cenário, ouvia-se “não tenho como poupar” ou  “não consigo fazer uma reserva financeira”.

Hoje constatamos o quanto, qualquer reserva financeira, nos acalmaria, deixaria o momento menos estressante. Portanto é hora de mudar de pensamento. Algum valor sempre será possível guardar todo mês. É uma questão de prioridade. E a prioridade deve ser sempre o seu futuro. O seu bem-estar e de sua família.

Aqui no Acionista, publicamos todos os dias materiais de especialistas sobre investimentos. Dos mais simples e seguros, aos mais arrojados e arriscados, embora enfatizemos sempre ao equilíbrio.

O número de cadastrados na B3 – Bolsa de Valores de São Paulo – bateu recorde em março/20, atingindo 2,2 milhões de cadastros pessoa física.  Bolsa não é só compra de ações, tem Tesouro Direto e muitos outros investimentos. Se está mais em casa, aproveite para conhecer as corretoras que intermediam os negócios na Bolsa, cadastre-se, é gratuito na maioria delas, veja como funciona, compare e escolha aquela que tenha o melhor custo-benefício. Ah! É bom saber que gratuidades em taxas nem sempre vem aliada a qualidade de atendimento, mesmo que seja tudo digital.

Falar de investimentos é saudável, protege você da perda de valor do seu dinheiro, se bem investido e, lhe permitirá alcançar uma reserva que será sua tranquilidade em tempos difíceis como os atuais ou futuros ou na sua aposentadoria.

Troque ideias sobre como investir. Pesquise. Leia. Compare. Ensine as crianças, porque Educação Financeira é para sempre.


Tem dúvidas? Todo mundo tem.  Manda pra gente, é certo que teremos como responder, indicar materiais ou profissionais habilitados: [email protected] .

Nos acompanhe nas redes sociais, WhatsApp ou Telegram. De alguma forma sempre podemos estar auxiliando você.

Publicidade