Publicidade
Publicidade

Aposentadoria – Como se planejar para um futuro tranquilo

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email

Você pode estar se perguntando: mas ainda falta tanto tempo para me aposentar… ou ainda: será que vou viver até lá? Posso te garantir duas coisas: o tempo está passando mais rápido que nunca e, se nenhum acidente de percurso acontecer, você viverá até pelo menos 76,6 anos, expectativa de vida dos brasileiros de acordo com IBGE em 2019. Contudo, pode chegar aos 100 anos tranquilamente, visto que as projeções são bem otimistas.

Essa reflexão condiz e muito com o resultado de um estudo chamado Relatório Global do Sistema Previdenciário 2020, realizado pela seguradora Allianz.  Esse estudo avaliou a estrutura previdenciária em mais de 70 países e entre as suas conclusões, apontou que no Brasil, 90% das pessoas com mais de 25 anos escolhe não poupar dinheiro para o momento da aposentadoria.

Publicidade

Os ativos mais recomendados e vantajosos no mercado imobiliário

E então te pergunto, porque deixar para amanhã se você pode começar a pensar e se planejar agora?

Publicidade




Uma Atitude

Publicidade

Atraia bons investimentos para índices futuros, opções e ações

Pensamos em nosso “eu futuro” como uma pessoa à parte, por isso poupar para o futuro pode dar a sensação de estar oferecendo dinheiro a um estranho em vez de a nós mesmos. Um antídoto para isso é nos reconectarmos com o nosso “eu futuro”, orienta Dan Ariely em seu livro A psicologia do dinheiro.

Uma atitude simples para nos ajudar a imaginar nosso “eu futuro” de forma mais nítida e palpável é pensando sobre quais serão nossas necessidades, nossos desejos, nossas maiores alegrias e nossos piores arrependimentos específicos quando tivermos 65, 70, 95, 100 anos.

Conversamos com nosso “eu futuro” é um passo útil para mudarmos nosso comportamento e desenvolvermos mais força de vontade a fim de resistir à tentação do agora. Por exemplo, estabeleça uma data para a sua aposentadoria. Anote e siga como um norte para conseguir poupar.

O plano

Quando chega o dia da aposentadoria, temos que estar preparados para manter nosso padrão de vida. Por mais que as pessoas desejem continuar trabalhando, a capacidade de geração de renda e a nossa disposição ao trabalho vão diminuindo com o passar do tempo. O objetivo deste plano é nos guiar para que esta fase da vida seja bem programada.

Mas como, de fato, vou tirar do papel a vontade ou necessidade de começar a montar meu plano de aposentadoria?

O primeiro passo é aprender a poupar. Mesmo quem pensa que ganha pouco e não sobra nada ao final do mês, tem condições de começar a poupar. E nem será preciso grandes sacrifícios para isso. Comece organizando as finanças. Fazendo um levantamento detalhado das despesas, das compras parceladas, do seu perfil de consumo. Com certeza você encontrará grandes oportunidades para economizar e cortar gastos desnecessários.

O segundo passo é refletir quanto tempo você ainda tem pela frente antes da aposentadoria chegar de fato. Você vai perceber que ainda tem tempo suficiente para começar a se organizar, poupar e investir o dinheiro mensalmente para construir sua aposentadoria sustentável. Lembre-se, perseverança e disciplina não podem faltar.

Na pratica

Chegou o momento de calcular o seu futuro.

Para facilitar esse cálculo, você pode partir do seu fluxo de caixa atual, ou seja, do seu orçamento doméstico onde consta todas as suas receitas e despesas. Retire as despesas que não serão mais necessárias na aposentadoria, como estudo dos filhos e financiamentos que já terão sido quitados. Acrescente as despesas comuns dessa fase da vida, como gastos adicionais com saúde, pois eles aumentam consideravelmente na velhice, e com as horas livres que terá, como viagens.

Agora, acrescente as receitas previstas de aposentadoria, incluindo também a renda estimada que receberá da previdência social (INSS). Verifique, então, se a renda que você imagina que terá na aposentadoria será suficiente para cobrir esses custos estimados.

Se não for suficiente, como é comum acontecer, verifique qual a renda complementar necessária para cobrir as suas despesas durante esta fase da vida. Considerando a idade que pretende se aposentar e a expectativa de vida, calcule o montante que deverá ter acumulado para conseguir esta renda complementar e o valor mensal que você precisará poupar para atingir este objetivo.

Pensar numa Previdência Privada pode te ajudar na formação da sua reserva para aposentadoria. Pesquise a opção que se ajuste melhor a sua realidade financeira e uma instituição segura para aplicar os seus recursos.

Não deixe para amanhã o que você pode fazer hoje!

Juliana Barbosa

Juliana Barbosa

Juliana Barbosa é Economista e Educadora Financeira. Especialista em Finanças Empresariais, Gestão Bancária e Gestão Empresarial. Membro da ABEFIN – Associação Brasileira de Educadores Financeiros. Sócia-Diretora da Cifrão Educação Financeira. Franqueada Dsop de Educação Financeira.Instagram |Podcast

Você pode se interessar por

Acionista consome. Acionista investe.

Você como Acionista, consome da
empresa que investe?

Receba notícias pelo Telegram

Publicidade

Publicidade
Publicidade

Advertência

Declaramos que o Portal Acionista.com.br não se responsabiliza pelas informações divulgadas neste site e qualquer outro canal, tanto referente às matérias de produção própria , quanto matérias ou análises produzidas por terceiros ou reproduzidas de links autorizados, publicados nas nossas páginas a partir de uma seleção criteriosa, porém sem garantir sua integralidade e exatidão. Matérias e  análises produzidas por terceiros são de inteira responsabilidade dos mesmos. As informações, opiniões, sugestões, estimativas ou projeções referem-se a data presente e estão sujeitas à mudanças conforme as condições do mercado, sem prévio aviso. Informamos, ainda, que o Acionista.com.br não faz qualquer recomendação de investimento e que, portanto, não se responsabiliza por perdas, danos, custos e lucros cessantes decorrentes de operações financeiras de qualquer tipo, enfatizando que as decisões sobre investimentos são pessoais.
Importante lembrar sempre: ganhos passados, não são garantia de ganhos futuros.

Publicidade

Parabéns!
Cupom de Desconto Descoberto!

Cupom: BEMVINDO10

Participe do Telegram Acionista!

Receba informações do mercado financeiro gratuitamente.

Não vá embora ainda!

Conheça nosso Clube exclusivo e gratuito

Esse site usa cookies para personalizar o conteúdo, propagandas e acompanhar o tráfego de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade.