A empresa comunicou que Agência Nacional de Petróleo (ANP) aprovou a modalidade de garantia financeira para o descomissionamento do Campo de Atlanta. Com isso, nos próximos dias será assinado o aditivo ao Contrato de Concessão, concluindo a transferência de 50% deste campo para a Enauta.
Após a assinatura do aditivo, a empresa passará a reconhecer 100% dos resultados do Campo de Atlanta em suas demonstrações financeiras. Para 2021, a Enauta projeta uma produção média para Atlanta de 14 mil barris de óleo por dia, com margem de variação de 10%.
É positiva para a Enauta a conclusão deste processo, sendo que o mercado já reconheceu isso com a alta de 10,6% da ação na sexta-feira. Vale lembrar que em novembro do ano passado, a Barra Energia, antiga detentora dos 50% de participação que agora serão da Enauta, anunciou que estava abandonando a exploração deste campo localizado em águas profundas da Bacia de Santos.
Em 2021, ENAT3 já subiu 40,9% e o Ibovespa teve uma valorização de 6,9%. A cotação desta ação no último pregão (R$ 16,48) estava 7,3% abaixo da máxima alcançada nos últimos doze meses e 89,5% acima da mínima do período.