Publicidade
Publicidade
Publicidade

Mulheres em Ação

Ano Novo, Vida Financeira Nova!

Data da publicação

Juliana Barbosa é Economista e Educadora Financeira. Especialista em Finanças Empresariais, Gestão Bancária e Gestão Empresarial. Membro da ABEFIN – Associação Brasileira de Educadores Financeiros. Sócia-Diretora da Cifrão Educação Financeira. Franqueada Dsop de Educação Financeira.Instagram |Podcast

Data da publicação

2022 chegou nos trazendo esperança e novas oportunidades. Serão 365 dias para escrevermos uma nova história. As páginas estão em branco e tudo agora depende muito de nós.

Quando um novo ano se inicia, logo vamos fazer planos. Dentre eles estão os de se exercitar mais, se alimentar melhor e até de poupar dinheiro. Mas os dias passam, as noticia ruins chegam e toda essa euforia vai passando. Voltando tudo a ser mais do mesmo.

Mas, para que isso não aconteça com você, querido leitor, vamos juntos montar um check list do que fazer para transformar a vida, inclusive a financeira, nesse 2022 recém chegado.

Publicidade

A maioria de nós pensa em dinheiro quase o tempo todo e estamos apegados à ideia equivocada de que mais dinheiro nos faria mais felizes. Segundo o livro “A mente acima do dinheiro” de Brad e Ted Klontz, nossas emoções tem um impacto direto nas nossas decisões financeiras. E para que possamos, de fato, transformar nossa vida financeira, eles sugerem alguns princípios para ajudar a manter e sustentar nossos esforços diários.

  • Tenha noção do que acontece à sua volta. É importante estarmos conscientes da situação financeira à nossa volta – prestar atenção a informações importantes sobre economia, taxa de juros, desemprego, oportunidades de investimentos, para lembrar a nós mesmo que os problemas financeiros existem e que não pode controla-los. Mas podemos controlar a maneira como reagimos a eles.
  • Invista em seus relacionamentos. Nós somos criaturas socias e a felicidade depende, em grande parte, da qualidade de nossos relacionamentos. Por isso, é importante investir tempo e energia em nossos relacionamentos. O isolamento pode levar à solidão e à depressão.
  • Concentre-se no presente. Paremos um pouco de remoer o passado e de nos preocuparmos tanto com o futuro. Vivamos o agora, o presente. Vamos nos dedicar a ele, afinal somos mais felizes e produtivos quando estamos ativamente imersos em nossas atividades do presente.
  • Movimente-se. Parece mais do mesmo quando falamos sobre a importância da atividade física. Já não é de hoje que ouvimos falar dos seus benefícios. Mas é a pura verdade. Exercícios físicos regulares são a maneira mais rápida de melhorar o humor, clarear a mente e dar energia para enfrentar os problemas.
  • Desligue a TV e deixe o smartfone de lado. Não se deixe enganar pela desculpa de um momento de lazer para ficar hiper conectado, seja no celular, ou na TV maratonando séries. Ao invés disso recupere algum hobby antigo, leia um livro, ative sua mente com jogos de cartas, palavras cruzadas.
  • Esforce-se para ajudar aos necessitados. Quando nos dedicamos a fazer algum ato de generosidade, temos um efeito positivo em nosso humor e em nossas perspectivas. O Dr. Daniel G. Amen, psiquiatra e especialista em neuroimagem, mostrou em sua pesquisa que realizar gestos de bondade provocam mudanças positivas no fluxo sanguíneo e na atividade do cérebro.
  • Passe mais tempo contando suas bênçãos. Vamos refletir e agradecer os aspectos positivos em nossas vidas. Separe um tempo diariamente para identificar ao menos três coisas pelas quais você é grato, e permita-se sentir verdadeira gratidão e apreciação. Aproveite para compartilhar com outras pessoas ao menos uma característica que aprecia nelas.
  • Continue positivo. O fator decisivo na maneira como o estresse impacta na saúde física, emocional e financeira é a nossa atitude. Aqueles que aceitam o que não podem mudar e se concentram em melhorar as condições que estão sob o seu controle se saem muito melhor do que os que só conseguem ter pensamentos negativos e acreditam que as coisas nunca vão mudar.
  • Abrace a oportunidade de crescimento. Nos momentos mais difíceis da vida, quando atravessamos desertos e sentimos dor, são esses os momentos de maior aprendizagem. Com paciência e reflexão, as experiências mais dolorosas podem se tornar as mais valiosas oportunidades de crescimento.

Os princípios mencionados acima são verdadeiras armas para uma vida melhor e com propósito. Aproveite essa oportunidade de mais um ano começando e busque colocar todas eles em prática. Se você já as pratica, parabéns!

Lembre-se, a vida é uma só. E a saúde financeira é uma grande aliada para uma vida próspera e saudável!

Até Breve!

Autor

Juliana Barbosa é Economista e Educadora Financeira. Especialista em Finanças Empresariais, Gestão Bancária e Gestão Empresarial. Membro da ABEFIN – Associação Brasileira de Educadores Financeiros. Sócia-Diretora da Cifrão Educação Financeira. Franqueada Dsop de Educação Financeira.Instagram |Podcast

Receba informações do mercado financeiro no seu celular gratuitamente

Compartilhe esse post nas suas redes!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email

Newsletter Mulheres em Ação

Cadastre-se e receba semanalmente as novidades da página e dicas de conteúdos exclusivos.

Você pode se interessar por

Publicidade

Leia também

Publicidade

Advertência

Declaramos que o Portal Acionista.com.br não se responsabiliza pelas informações divulgadas neste site e qualquer outro canal, tanto referente às matérias de produção própria , quanto matérias ou análises produzidas por terceiros ou reproduzidas de links autorizados, publicados nas nossas páginas a partir de uma seleção criteriosa, porém sem garantir sua integralidade e exatidão. Matérias e  análises produzidas por terceiros são de inteira responsabilidade dos mesmos. As informações, opiniões, sugestões, estimativas ou projeções referem-se a data presente e estão sujeitas à mudanças conforme as condições do mercado, sem prévio aviso. Informamos, ainda, que o Acionista.com.br não faz qualquer recomendação de investimento e que, portanto, não se responsabiliza por perdas, danos, custos e lucros cessantes decorrentes de operações financeiras de qualquer tipo, enfatizando que as decisões sobre investimentos são pessoais.
Importante lembrar sempre: ganhos passados, não são garantia de ganhos futuros.

Publicidade

Já conhece o meu curso?

Telegram Acionista

Os principais destaques do mercado! A melhor cobertura.

Esse site usa cookies para personalizar o conteúdo, propagandas e acompanhar o tráfego de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade.