O ano de 2020 desafiou a humanidade em níveis nunca previstos ou imaginados pela nossa geração. O choque de mudança de comportamento imposto pela pandemia da Covid-19 testou nossas habilidades sociais, emocionais e de adaptabilidade tecnológica, mas também nos trouxe a oportunidade de entender as relações humanas de uma forma diferente. Como uma empresa de educação, feita por pessoas e para pessoas, com forte compromisso com a qualidade, um modelo acadêmico híbrido e uso intenso de tecnologia, a Ânima Educação encerrou o ano de 2020 com crescimento de 20,4% na Receita Líquida em relação a 2019, alcançando mais de R$ 1.4 bilhão. Os esforços para impulsionar a eficiência também cumpriram um papel relevante e permitiram que a organização tivesse um ganho operacional de 2,1 pontos percentuais de margem, levando, no ano, a um EBITDA Ajustado de R$ 376 milhões (28,4% superior a 2019) e uma margem de 26,5%, representando uma evolução de 1,7pp em relação a 2019.
Este crescimento é fundamentalmente explicado pela força do modelo acadêmico e pelas iniciativas de transformação digital. A Receita Líquida foi especialmente beneficiada por um aumento do ticket líquido, pelas aquisições estratégicas realizadas em 2020 e por iniciativas de captação e retenção que reforçaram a base de alunos. A companhia encerrou o ano com um ticket médio de R$ 1.003, superior em 15,2% a 2019, alcançado através de uma estratégia robusta de reposicionamento por meio do uso de ferramentas tecnológicas, apoiadas em dados e análises, um forte compromisso com a valorização do serviço educacional, e de uma melhora no mix de cursos, catalisada por aquisições e o crescimento dos cursos de saúde em todas as marcas.
No segmento Ensino, foi alcançada no ano uma margem operacional 1,5pp superior a 2019, atingindo 37,1% (versus 35,6% em 2019). Sem incluir as aquisições, esse resultado ainda é mais positivo, tendo apresentado um crescimento de 2,6pp. As unidades maduras e orgânicas reforçaram a robustez de seus resultados. As aquisições são importantes para trazer os ganhos de escala que tem exercido um papel relevante no histórico de crescimento da companhia, ainda que em um momento inicial, de integração, pressionem a margem consolidada, crescendo gradativamente até os níveis das unidades maduras, na medida em que as sinergias mapeadas vão sendo implementadas.
A INSPIRALI, vertical da Ânima responsável pela integração, gestão e desenvolvimento das escolas médicas, segue sua trajetória de crescimento. Em novembro foi anunciada a aquisição da MedRoom, startup cujo objetivo é construir objetos educacionais e ambientes de simulação em realidade virtual (“RV”) e realidade aumentada (“RA”) para a educação médica e que traz para o portfólio de soluções educacionais da INSPIRALI a capacidade de construção desses ambientes de simulação realística. Em números, a Inspirali encerrou o ano de 2020 com uma base de 2.424 alunos matriculados em nossos cursos de Medicina (ou 4.095 se somarmos os alunos sob a cogestão da Unisul, já integrada a partir de janeiro de 2021), resultando em uma Receita Líquida, exclusivamente dos cursos de Medicina (que integram nosso segmento de Ensino), de R$ 174,7 milhões no ano (96,4% de crescimento vs. 2019).
É relevante destacar o papel preponderante que nossa estratégia de Transformação Digital teve no ano de 2020. O investimento em tecnologia foi 60% superior ao ano anterior e viabilizou a aceleração de diversos pilares da transformação digital: migração para uma arquitetura de nuvem, incorporação de práticas ágeis em toda companhia – desde a organização por squads até processos de gestão de pessoas – desenvolvimento de competências de dados & analytics em todas as áreas (modelos de pricing e preditivo de evasão), além de iniciativas de inovação e experimentação. A expertise adquirida pela jornada de Transformação Digital e o fato do Ecossistema Ânima de Aprendizagem já incorporar o ensino híbrido desde 2017 permitiram que, com o início da pandemia, o ensino migrasse do ambiente presencial para o digital no intervalo de apenas uma semana e com preservação e aprimoramento da qualidade. Nenhuma turma perdeu uma aula sequer, realizamos o empréstimo de 2.076 chromebooks e passamos a ter; de forma simultânea, mais de 1.200 turmas tendo aulas de forma síncrona.
Dentre o portfólio de produtos digitais desenvolvidos e aprimorados, podemos citar: o Ulife, plataforma de aprendizagem digital que engloba aulas ao vivo, atividades síncronas e assíncronas, laboratórios virtuais, objetos digitais interativos, avaliações online, entre outros recursos; o diploma digital, lançado com 14 meses de antecedência do prazo regulamentado pelo MEC; e o vestibular digital, que permite que os candidatos façam o processo de forma inteiramente remota; desde a aplicação e envio dos documentos até a realização da prova, disponibilizada com diversos recursos de segurança, incluindo reconhecimento facial.
Os esforços de captação e retenção de alunos foram prioritários ao longo do ano e resultaram em um desempenho positivo confirmado pela taxa de evasão de apenas 1,1pp maior no 4T20 em relação ao 4T19. Esse resultado está diretamente influenciado pelas nossas iniciativas para apoiar os estudantes, com as novas modalidades de financiamentos do Pravaler, e ainda o Decola, sistema próprio de negociação, já que a pontualidade e adimplência seguem sendo elementos presentes. Esse cenário apresenta reflexos na provisão para devedores duvidosos (PDD) que, no 4T20, ficou em 7,9% da Receita Líquida. No ano, a PDD ficou em R$ 85,4 milhões, representando 6,0% da Receita Líquida, 2,3pp superior ao ano de 2019, efeito esse diretamente ligado à crise econômica da pandemia da Covid-19.
Neste ano de 2021, também estão em nossa agenda de prioridades as iniciativas de desalavancagem. Chegamos ao fim de 2020 com um total de disponibilidade líquida de R$ 339,2 milhões (ex-IFRS-16). Recebemos o apoio de um sindicato de bancos de primeira linha e, de forma estruturada e segura, já iniciamos a implementação de planos para levar a Companhia a um patamar de endividamento em linha com seus índices históricos e no melhor interesse de seus stakeholders. As medidas passam pela oferta pública primária realizada em dezembro (R$ 918,0 milhões), contratos de Sale-Leaseback de imóveis e potenciais vendas de ativos.
Em estrita observância às normas do CADE, estamos bem estruturados para a integração das marcas da Laureate. Temos nos dedicado intensamente, com muito afinco e energia, trabalhando com um Escritório de Planejamento de Integração (EPI), um Comitê de Integração do nosso Conselho de Administração e duas empresas de consultoria de primeira linha nos apoiando. Estamos entusiasmados e bem preparados para podermos iniciar os trabalhos dessa aquisição transformacional, que resultará em uma companhia com o portfólio de marcas mais diferenciado do setor, com uma combinação única e superior de qualidade e escala, nos tornando a maior entre as melhores.
O ano de 2020 foi um momento singular do mundo e a Ânima Educação fez muita diferença. Sua tese central de que a qualidade da educação ofertada tem que ser uma premissa e um fim em si mesmo, como forma de garantir a sustentabilidade da companhia, tem norteado nossas decisões estratégias desde nossa fundação. O modelo acadêmico híbrido e o processo de transformação digital tem sido elementos centrais da execução do propósito. A força do posicionamento da organização ofereceu soluções que sustentaram a continuidade de uma entrega de serviços educacionais de qualidade e, consequentemente, de resultados robustos que fortalecem e dão confiança para as grandes oportunidades em 2021.