As ações da Ambipar (AMBP3) estão decolando nesta segunda-feira mais 16% e já acumula alta de 440% nos últimos 30 dias. Já no ano, a empresa está com um impressionante salto de 628% somente em 2024.
A alta agressiva está despertando o interesse de diversos investidores e agentes do mercado, assim como da CVM (Comissão de Valores Mobiliários). No entanto, a empresa afirma desconhecer qualquer evento relevante não divulgado ao mercado que possa justificar a oscilação.
Conforme analistas, o movimento trata-se um efeito dominó. Outros investidores, como a gestora Trustee, também aumentaram suas posições, alimentando um fenômeno conhecido como “short squeeze“. Ou seja, quando investidores que apostavam na queda dos papéis são forçados a recomprar as ações para evitar perdas, o que impulsiona ainda mais os preços.
Porém, será que essa valorização reflete uma melhora real nos fundamentos da empresa?
Hora de comprar ou vender Ambipar (AMBP3)
Muitos analistas acreditam que o movimento recente é puramente técnico, sem suporte em mudanças substanciais na performance da empresa. Dessa forma, o consenso sinaliza que a recente valorização não alteram as expectativas futuras para os papéis e o movimento só agrega mais incerteza para as ações.
Portanto, para os investidores que já estão na onda da Ambipar, é hora de pensar em realizar lucros. A alta recente, impulsionada por especulação e movimentos técnicos, pode não se sustentar. Assim, avaliar a venda das ações enquanto estão em alta pode ser uma estratégia inteligente para proteger os ganhos já obtidos.
Por outro lado, para quem está de fora, é prudente evitar entrar em um papel com valorização tão acelerada e buscar oportunidades com fundamentos mais sólidos.
Interessado em decisões de investimento mais assertivas? Explore as recomendações do Clube Acionista, que compila análises de especialistas, relatórios detalhados e uma lista de oportunidades de investimento.
Evite a especulação e invista com mais segurança!