O mercado de ovos no Brasil enfrenta uma alta significativa de preços que tem impactado o consumo da proteína no dia a dia dos brasileiros. Dados do Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), da Esalq/USP, revelam que o preço dos ovos brancos do tipo extra atingiu uma média de R$ 198,40 por caixa com 30 dúzias em fevereiro, um aumento alarmante de 39,4% em relação ao mês anterior. Os ovos vermelhos também seguiram a mesma tendência, com preço médio em R$ 227,24, alta de 37,4% (InfoMoney).

Fatores por trás da alta

Edson Trajano, economista do Fórum de Agronegócio e Agricultura Familiar do Corecon-SP, explica que a situação é resultado de um conjunto de fatores conjunturais. Entre eles, destaca-se:

  • O aumento no consumo devido ao retorno às aulas;
  • A redução da oferta, ocasionada por abates de matrizes;
  • Condições climáticas desfavoráveis, com calor excessivo impactando a produção;
  • Elevação nos custos de produção, como aumento da energia elétrica e ração.

Ricardo Jacomassi, economista chefe da TCP Partners, complementa que o aumento no preço do milho, que subiu 30% nos últimos meses, e o maior uso de equipamentos para controlar a temperatura nas granjas têm elevado os custos da cadeia produtiva.

Impacto no consumo e migrações de proteína

Com os preços da carne bovina em alta, muitas famílias estão migrando para o consumo de ovos como alternativa, o que também contribuiu para a pressão sobre os preços. Contudo, Trajano não vê possibilidade de queda nos preços no curto prazo, especialmente com a aproximação da quaresma, que tradicionalmente gera maior demanda por ovos.

O mercado brasileiro em números

  • Em 2020, o Brasil produziu 53,3 bilhões de ovos, crescimento de 6,4% desde 2010;
  • O Brasil ocupou a 8ª posição entre os 10 maiores produtores mundiais de ovos em 2021;
  • O consumo anual foi de 251 ovos por pessoa em 2020, contra 148 em 2010;
  • Quase 99,7% da produção é destinada ao mercado interno.

Impactos de mercados externos e recomendações

Nos Estados Unidos, o aumento de até 70% nos preços dos ovos está associado à gripe aviária, mas segundo Trajano, isso não afeta diretamente o mercado brasileiro, onde apenas 1% da produção é exportada. Entretanto, se a demanda americana por ovos brasileiros crescer, pode haver pressões sobre a oferta interna.

Os investidores devem ficar atentos às flutuações de preços e ao impacto de condições climáticas e de mercado na produção de ovos. O aumento dos custos de produção e a migração de proteína podem criar oportunidades e riscos a serem analisados. Para mais informações e recomendações específicas, conheça o Clube Acionista, onde você encontrará análises detalhadas, carteiras recomendadas e insights sobre os melhores ativos para investir no Brasil.

Publicidade

Encontre o que

realmente importa