Alpargatas divulga receita líquida em alta no 2T19

A receita líquida da Alpargatas atingiu R$ 993,4 milhões no 2T19, alta de 11,6%. A companhia encerrou o segundo trimestre de 2019 com lucro líquido de R$ 31,6 milhões, crescimento de 73% na comparação com o mesmo período no ano passado. O lucro líquido recorrente teve alta de 278%.

Essa expansão de lucro é resultado do crescimento de dois dígitos em receita líquida em todas as unidades de negócios com ampliação do foco em marcas, consumidores e expansão global de Havaianas. No Brasil, as vendas de Havaianas e Osklen no conceito direct to consumer (DTC: mesmas lojas + e-commerce) apresentou respectivamente crescimento de 17% e 21%.

Havaianas

No Brasil, a Companhia obteve um ganho de market share em todos os canais. Além disso, ampliou a positivação no país com expansão do número de portas. O mercado apresentou pequeno crescimento. O número de seguidores de Havaianas Brasil no Instagram cresceu 49% na comparação entre junho de 2018 e junho de 2019 refletindo o foco maior na área digital.

Nos mercados internacionais, a região de EMEA (Europa, Oriente Médio e África) cresceu ampliando a participação em canais multimarca e online principalmente marketplace. Neste ano, Havaianas passou a atuar diretamente na Grécia aumentando sua distribuição e visibilidade.

Nos EUA, a marca cresce em grandes contas como a Amazon e Nordstrom, com sell-out acima do crescimento destes canais. Em APAC, o crescimento foi impulsionado por melhoria de performance principalmente em Australia e Filipinas. Na Índia, região em que Havaianas atua por meio de Joint Venture com um parceiro local, foram abertas 8 lojas e iniciou-se a venda no Myntra (marketplace de moda).

Finalmente, na China, foi concluído o processo de abertura de subsidiária e iniciamos venda no T-Mall online. Na América Latina (LATAM), o destaque fica para Colômbia (operação direta), com investimento em ampliação de conhecimento de marca e de distribuição.

Osklen

As vendas foram impulsionadas por calçados e pela plataforma digital da marca. Além disso, novas iniciativas para ganho de eficiência e rentabilidade da companhia estão em implantação. Durante a Semana de Alta Costura em Paris, em junho, a Osklen recebeu a premiação GCC Brandmark (Green Carpet Challenge Award). Entre as marcas já premiadas estão nomes internacionais como Stella McCartney, Gucci e Chopard.

Mizuno

Mizuno apresentou ganho de market share, resultado da expansão do portfólio e ampliação de canais de venda regionais. A nova plataforma de e-commerce e os outlets da marca também contribuíram para o crescimento.

(MR – Agência Enfoque)

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