sexta-feira, fevereiro 28, 2020

ALAGOAS – Aquisições de sementes crioulas e leite em pó garante apoio a pequenos produtores do estado

-

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) comprou mais de 36 mil quilos de sementes crioulas de feijão e milho de 41 pequenos produtores dos municípios de Igaci e Delmiro Gouveia, em apoio à agricultura familiar no estado ao longo de 2019. A ação ocorreu por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), na modalidade de Aquisição de Sementes. Já na modalidade de Formação de Estoque, a Companhia investiu ainda R$ 200 mil na comercialização de 12,5 mil quilos de leite em pó de 44 produtores ligados à cooperativa da região.

O programa atua também com a doação de produtos cultivados por agricultores familiares do estado. No ano passado, foram doadas mais de 1.400 toneladas de alimentos a entidades assistenciais e equipamentos públicos cadastrados e unidades recebedoras alagoanas, que beneficiaram cerca de 96 mil pessoas em situação de insegurança alimentar. As doações resultaram da aplicação de R$ 3,56 milhões em 35 projetos do PAA na modalidade de Compra com Doação Simultânea. A ação contou com a participação de 475 agricultores vinculados a associações e cooperativas.

Outros beneficiários de ações da Companhia no estado foram as comunidades quilombolas dos municípios alagoanos de Arapiraca, Traipú, Carneiros, Canapi, Igreja Nova, Taquarana, Santana do Mundaú, São José da Tapera, Pão de Açúcar e Poço das Trincheiras, que receberam 5.100 cestas básicas com 22 kg de alimentos cada. Foram contempladas 2.500 famílias em situação de risco nutricional com 112.200 kg de alimentos como arroz, feijão açúcar, leite em pó, macarrão, flocos de milho, farinha de mandioca e óleo de soja.

Venda de milho – A Conab também disponibilizou, ao longo de 2019, cerca de 3,6 mil toneladas de milho para pequenos criadores de animais de Alagoas. O produto foi comercializado pelo Programa de Vendas em Balcão que permite aos criadores acesso aos estoques oficiais do governo por meio da venda direta do grão, a preços compatíveis com os dos mercados atacadistas locais.

Ao todo foram realizados 1.978 cadastros no ProVB com o fornecimento de milho para 485 pequenos criadores de aves, suínos, caprinos, ovinos, bovinos, bubalinos e agroindústrias de pequeno porte do estado. Atualmente, já se encontram disponíveis para venda por meio do programa mais 3,86 mil toneladas do grão para o início das atividades em 2020.

Mais informações para a imprensa:
Gerência de Imprensa
(61) 3312-6338/ 6344/ 6393/ 6389/ 2256
imprensa@conab.gov.br

- Anúncio-

 

Últimas Notícias