Publicidade
Publicidade

A dinâmica determinante das micro e pequenas empresas

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email

Diante da mudança estrutural do mercado nacional, as empresas governamentais passaram a buscar a redução de seus déficits através de cortes nos custos da empresa e também do seu quadro de pessoal. Assim como as grandes corporações privadas, também começaram a produzir mais com menos empregados

As demissões em massa e a falta de vagas de empregos para recolocação desses funcionários no mercador gerou um fenômeno no Brasil: a proliferação de empreendedores, que disseminaram micro e pequenas empresas, tornando-se desta forma, um importante meio de geração de empregos e renda na conturbada economia nacional.

Publicidade

As oportunidades para lucrar com proventos todos os meses

Uma grande característica das empresas de pequeno e médio porte se define basicamente, no aspecto regionalizado em que ela se insere. Isto porque, sua sobrevivência normalmente se estabelece diante da dependência da comunidade local.

Publicidade




Ou seja, a localidade é responsável pelo ambiente favorável ou desfavorável do sucesso dessas empresas, posto que as mesmas só se desenvolverão mediante incentivos de financiamentos, articulações das instituições relevantes de forma favorável à dinâmica empreendedora, à rede de negócios e demais meios de alavancagem.

Publicidade

Poupamos seu tempo na busca pelo o que acontece diariamente no mercado

Quando se analisa o desenvolvimento local, observa-se que o contexto não é mecânico e sim, orgânico, ou seja, toda a estrutura regional é personalizada, com características próprias e particulares. Configura-se desta forma, um sistema aberto com interação dinâmica entre empresa e meio ambiente direto.

Partindo desta premissa, atenta-se para o fato de que o processo de desenvolvimento local é endógeno, ou seja, depende da dinâmica empreendida pela comunidade, baseada nesta dinâmica se estabelecem os fatores de valorização dos recursos financeiros e materiais locais, bem como a agregação de valores advinda da aglutinação dos atores locais em função da dinamização da região.

O desenvolvimento local exige uma nova base de informações, que permita uma análise mais apurada da economia e da realidade social local, bem como novos indicadores locais de desenvolvimento, que incorporem índices capazes de aferir os níveis de qualidade de vida e de sustentabilidade alcançados nos diversos momentos do processo.

O fortalecimento das micros, pequenas e médias empresas, só se consolidará, a partir do momento que os empreendedores entenderem que estas empresas tem que ser criadas com foco no mercado e com uma clientela bem delineada, que fortifiquem seu processo gerencial e possa gerar novos empregos e riquezas para a comunidade onde estão inseridas.

Domingos Ricca

Domingos Ricca

Sócio-Diretor da Ricca & Associados Consultoria e Treinamento, Conselheiro Fiesp e Conselheiro do COMPI - Conselho Superior da Micro, Pequena e Média Indústria , sócio da Revista Empresa Familiar. Consultor especializado em Empresas Familiares. Certificado em Governança Corporativa pela SQS Suíça e Fundação Vanzolini. Idealizador e apresentador do Programa Vida de Empresário.

Você pode se interessar por

Acionista consome. Acionista investe.

Você consome das
empresas em que investe?

Receba notícias pelo Telegram

Publicidade

Publicidade
Publicidade

Advertência

Declaramos que o Portal Acionista.com.br não se responsabiliza pelas informações divulgadas neste site e qualquer outro canal, tanto referente às matérias de produção própria , quanto matérias ou análises produzidas por terceiros ou reproduzidas de links autorizados, publicados nas nossas páginas a partir de uma seleção criteriosa, porém sem garantir sua integralidade e exatidão. Matérias e  análises produzidas por terceiros são de inteira responsabilidade dos mesmos. As informações, opiniões, sugestões, estimativas ou projeções referem-se a data presente e estão sujeitas à mudanças conforme as condições do mercado, sem prévio aviso. Informamos, ainda, que o Acionista.com.br não faz qualquer recomendação de investimento e que, portanto, não se responsabiliza por perdas, danos, custos e lucros cessantes decorrentes de operações financeiras de qualquer tipo, enfatizando que as decisões sobre investimentos são pessoais.
Importante lembrar sempre: ganhos passados, não são garantia de ganhos futuros.

Publicidade

Parabéns!
Cupom de Desconto Descoberto!

Cupom: BEMVINDO10

Participe do Telegram Acionista!

Receba informações do mercado financeiro gratuitamente.

Não vá embora ainda!

Conheça nosso Clube exclusivo e gratuito

Esse site usa cookies para personalizar o conteúdo, propagandas e acompanhar o tráfego de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade.